sexta-feira, 8 de julho de 2011

Fórum Paulista de Secretários de Transporte e Trânsito vai acontecer em São Bernardo

Ao lado do presidente do Fórum Paulista e presidente da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET/Santos), Rogério Crantschaninov, participarão da cerimônia de inauguração do encontro os prefeitos Luiz Marinho, de São Bernardo do Campo, e Mário Reali, de Diadema, este, presidente do Consórcio Intermunicipal do Grande ABC; o secretário estadual dos Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes; o coordenador geral do Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo, Daniel Annenberg, e o secretário de Transportes e Vias Públicas de São Bernardo do Campo, Oscar José Gameiro Silveira Campos. A ANTP estará representada por seu presidente Ailton Brasiliense Pires.


Reunião
de 28 a 29/7/2011
São Bernardo do Campo / SP
Endereço ACISBEC - Associação Comercial e Industrial de São Bernardo do Campo
Rua do Imperador, nº 14 (esquina com a Rua Dom Pedro Mariano, 66) Bairro Nova Petrópolis – São Bernardo do Campo/SP – Tel.: (011) 2131-4802

Por meio de manifesto, Fórum Nacional de Secretários de Transportes reivindica a aprovação pelo Senado, sem mudanças, do PL da Mobilidade Urbana.

Durante a sua 75ª Reunião, ocorrida em Porto Alegre, nos dias 30 de junho e 1º de julho de 2011, o Fórum Nacional de Secretários(as) e Dirigentes Públicos de Transporte e Trânsito emitiu um manifesto em que reivindica aprovação pelo Senado do texto integral do Projeto de Lei da Câmara (PLC) nº 166/2010 – conhecido como Projeto de Lei da Mobilidade Urbana – considerado, no documento dos secretários, “elemento da maior importância para a melhoria das condições de mobilidade urbana nas cidades brasileiras”. Longo debate. Esse projeto nasceu por iniciativa Secretaria Nacional de Transporte de Mobilidade Urbana (SeMob), do Ministério das Cidades, em 2005, e cumpriu extensa trajetória de debates no interior do próprio governo, incluindo a análise de um grupo interministerial, uma série de audiências públicas desenvolvidas em 13 capitais estaduais, exame pelo Conselho das Cidades, além de todo o debate no Congresso Nacional, onde tramita desde agosto de 2007. Na Câmara Federal, a versão aprovada pelo Conselho das Cidades foi assumida quase que integralmente pela relatora de uma Comissão Especial criada para examiná-lo, e foi aprovada por todos partidos políticos. No Senado, o projeto tramitou por quatro das cinco comissões técnicas para as quais foi designado, sem nenhuma emenda, e recebeu parecer favorável do relator da quinta comissão, a de Infraestrutura, com o que se concluiria a aprovação no Legislativo, podendo subir à sanção presidencial. Questionamentos vieram do segundo escalão. Os problemas surgiram na segunda quinzena de junho, quando, de forma surpreendente, um órgão de segundo escalão do Executivo federal – a Subchefia de Assuntos Parlamentares (Supar) da Secretaria de Relações Institucionais, da Presidência da República – produziu nota técnica, questionando 11 pontos do PLC nº 166/2010, e sugerindo significativas mudanças no projeto, o que coloca em risco a aprovação do texto. A base do questionamento é um parecer da Coordenação-Geral de Infraestrutura Urbana e Recursos Naturais, da Secretaria de Acompanhamento Econômico, Ministério da Fazenda, produzido a pedido da Assessoria para Assuntos Parlamentares, do Gabinete do Ministro de da Fazenda, e que sugere diversas mudanças no texto do projeto de lei. A solicitação foi feita via memorando em 16 de fevereiro de 2011 e reiterada por outro memorando em 9 e junho. Risco. “Se houver mudanças no Senado, o projeto necessariamente deverá voltar para a Câmara Federal e todo o trabalho feito até agora estaria perdido”, disse na reunião de Porto Alegre Ivo Palmeira, secretário-executivo da Frente Parlamentar dos Transportes Públicos, organismo integrado por deputados e senadores de todos os partidos e que acompanha a tramitação de projetos que afetam o setor.

Reivindicação.

No manifesto, o Fórum Nacional sublinha “Solicitamos (...) que o Senado aprove o projeto de lei com seu texto atual e reivindicamos que o governo federal desconsidere esses questionamentos extemporâneos e deixe a matéria continuar sua tramitação". Reforço. De acordo com Ivo Palmeira, o manifesto do Fórum Nacional oferece significativo respaldo ao esforço da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), que por intermédio do seu presidente, o prefeito João Coser, de Vitória, abriu negociações sobre o tema com a ministra Ideli Salvatti, que responde justamente pela Secretaria de Relações Institucionais. Presente da reunião do Fórum Nacional, o secretário nacional de Transporte e da Mobildiade Urbana, Luiz Carlos Bueno de Lima, disse que o Ministério das Cidades está acompanhando a questão e se empenhará para fazer com que a matéria siga sua tramitação normal, até transformar-se em lei.
Leia a íntegra do manifesto

Mauá mostra horários de ônibus em tempo real

Diario do Grande ABC

Sistema de GPS (Global Positioning System) colocado nos ônibus de Mauá permite que passageiros tenham acesso em tempo real à localização dos veículos e ao tempo estimado de chegada ao ponto de parada. Para acessar o serviço, os internautas devem utilizar computador ou celular com acesso à internet. Cada uma das empresas - Leblon e Cidade de Mauá - será responsável pelas informações das próprias linhas.

O secretário municipal de Mobilidade Urbana, Renato Moreira dos Santos, afirmou que a Prefeitura pretende implementar painéis eletrônicos nos pontos de parada para facilitar a divulgação das informações das viagens em tempo real. "A parcela da população que tem acesso rápido à internet é pequena, então buscamos outras alternativas. Já estamos fazendo um levantamento para ver quais locais seriam propícios para a colocação desses painéis", explicou o secretário.

Segundo o titular da Pasta, os equipamentos serão colocados apenas em locais com grande demanda. "Não vamos por em locais ermos para evitar furtos e vandalismos."

Na opinião de Moreira dos Santos, a ferramenta auxiliará o trabalho de fiscalização das linhas, já que a Prefeitura terá acesso a informações sobre atrasos e velocidade média dos coletivos. "Isso também vai nos fornecer subsídios para eventuais mudanças nas linhas", acrescentou.

FUNCIONAMENTO

Dotada de um computador portátil, a equipe do Diário foi às ruas de Mauá na manhã de ontem para testar a eficácia do serviço. O sistema utilizado pela viação Cidade de Mauá, operadora do lote 1, é mais simples de ser compreendido e, portanto, mais eficaz. A reportagem acompanhou os trajetos das linhas 125, 132, 133 e 134 e constatou que a informação do site correspondia com a localização exata do veículo.

O sistema da Leblon é mais sofisticado, baseado no Google Maps. Por conter imagens, a página demora mais para carregar e ser atualizada, o que atrasa a informação ao usuário. A reportagem cruzou com um veículo da linha 44 sobre o Viaduto da Saudade. O site, no entanto, mostrava que o coletivo ainda estava na Avenida Queirós Pedroso.

População ainda desconhece o serviço

Passageiros ouvidos pela equipe do Diário ainda não têm conhecimento do serviço de localização dos ônibus em tempo real na cidade. Apesar de estar em funcionamento há pouco mais de 20 dias, falta divulgação do sistema.

"Eu nem estava sabendo disso. Costumo usar ônibus todos os dias e nunca ouvi ninguém comentando nada a respeito", relatou o vendedor Rodrigo Krisan, 21 anos. O passageiro afirmou que irá procurar o serviço para evitar atrasos e desperdício de tempo.

O também vendedor Diego Régis de Oliveira, 26, elogiou a iniciativa, mas avalia que o transporte municipal tem outras prioridades. "A intenção é boa, mas acho que eles deveriam primeiro colocar mais ônibus nas ruas e investir na qualidade da frota e dos pontos", sugeriu. Ele disse que também não conhecia a novidade.

Na opinião do aposentado Ailton Nogueira, 55 anos, o monitoramento tem pouca utilidade no dia-a-dia dos passageiros. "É pouca gente que tem internet ou que pode ficar acessando toda hora para ver onde está o ônibus."

COMO ACESSAR

O internauta que quiser acompanhar o trajeto das linhas municipais em tempo real deve acessar o site www.maua.sp.gov.br/onibus, selecionar o lote desejado e, em seguida buscar o itinerário a ser utilizado

quarta-feira, 6 de julho de 2011

SP usa sem-teto no trânsito

Atualmente empregados no monitoramento do trânsito e no auxílio da travessia de pedestres, moradores de rua serão treinados para atuar como guias de turismo no centro de São Paulo. O primeiro curso deve começar no próximo mês com uma turma de 30 pessoas que moram hoje em albergues da região central. Os sem-teto foram selecionados entre aqueles que não consomem mais drogas e álcool e vão receber, durante os seis meses de treinamento, um auxílio mensal de R$ 381,50. As informações são do jornal Folha de S.Paulo

Depois do treinamento, os sem-teto poderão integrar algum projeto da prefeitura ou buscar emprego como funcionários de agências de turismo. Haverá aulas sobre a função de um guia turístico, os pontos turísticos do centro e a história de São Paulo. A ideia do projeto é requalificar pessoas em situação de "vulnerabilidade social" para que elas possam voltar ao mercado de trabalho.

Terra