
Está confirmada para esta quarta-feira, 28 de outubro de 2009, no período da tarde, na Câmara Federal, em Brasília, a votação pela Comissão de Viação e Transporte (CVT) de substitutivo da relatora, a deputada Rita Camata, ao Projeto de Lei nº 2872/2008, que propõe alterações no Código de Trânsito Brasileiro (Lei nº 9.503, de 23 de Setembro de 1997). Análise e recomendações. A ANTP e o Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Públicos de Transporte e Trânsito, que acompanham a tramitação do PL nº 2872/08 desde o início, prepararam uma análise das alterações propostas no substituivo apresentado pela relatora e chamam a atenção para alguns pontos cruciais.
RECOMENDAÇÕES DA ANTP E DO FÓRUM NACIONAL
Recomendação de acompanhar a relatora.
A ANTP e o Fórum Nacional recomendam acompanhar a relatora quanto a estes pontos: a) Inclusão do Município no Conselho Nacional de Trânsito-Contran (art.10), b) A não inclusão de parágrafo no art. 24 para permitir a gestão estadual do trânsito de municípios (sem a inclusão, o Estado não poderá fazer a gestão do trânsito municipal e, portanto, não ficará descaracterizada a idéia de municipalização do trânsito); c) Inclusão do art. 56-A e inciso X do art. 244, proibindo a circulação de motos entre filas de veículos.
Recomendação de votar contra a relatora.
A ANTP e o Fórum Nacional recomendam votar contra a relatora quanto ao art. 258 e inciso V do art. 231, pois, ao contrário do que propõe a relatoria, creem que seja preciso aumentar o valor das multas, que ajudam inibir as infrações.
Inclusão de proposta.
A ANTP e o Fórum Nacional assinalam ser necessário o voto de um deputado de modo a incluir a alteração no art.115, dando a possibilidade de uma segunda placa para motos. Neste caso, a idéia é facilitar a identificação de motociclistas infratores e aumentar a segurança quanto a esse tipo de veículo; as motos vêm sendo um dos fatores responsáveis pelo aumento do número de mortos e feridos em muitas cidades brasileiras. Boletim da ANTP
Cristina Baddini Lucas