
Está confirmada para esta quarta-feira, 28 de outubro de 2009, no período da tarde, na Câmara Federal, em Brasília, a votação pela Comissão de Viação e Transporte (CVT) de substitutivo da relatora, a deputada Rita Camata, ao Projeto de Lei nº 2872/2008, que propõe alterações no Código de Trânsito Brasileiro (Lei nº 9.503, de 23 de Setembro de 1997). Análise e recomendações. A ANTP e o Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Públicos de Transporte e Trânsito, que acompanham a tramitação do PL nº 2872/08 desde o início, prepararam uma análise das alterações propostas no substituivo apresentado pela relatora e chamam a atenção para alguns pontos cruciais.
RECOMENDAÇÕES DA ANTP E DO FÓRUM NACIONAL
Recomendação de acompanhar a relatora.
A ANTP e o Fórum Nacional recomendam acompanhar a relatora quanto a estes pontos: a) Inclusão do Município no Conselho Nacional de Trânsito-Contran (art.10), b) A não inclusão de parágrafo no art. 24 para permitir a gestão estadual do trânsito de municípios (sem a inclusão, o Estado não poderá fazer a gestão do trânsito municipal e, portanto, não ficará descaracterizada a idéia de municipalização do trânsito); c) Inclusão do art. 56-A e inciso X do art. 244, proibindo a circulação de motos entre filas de veículos.
Recomendação de votar contra a relatora.
A ANTP e o Fórum Nacional recomendam votar contra a relatora quanto ao art. 258 e inciso V do art. 231, pois, ao contrário do que propõe a relatoria, creem que seja preciso aumentar o valor das multas, que ajudam inibir as infrações.
Inclusão de proposta.
A ANTP e o Fórum Nacional assinalam ser necessário o voto de um deputado de modo a incluir a alteração no art.115, dando a possibilidade de uma segunda placa para motos. Neste caso, a idéia é facilitar a identificação de motociclistas infratores e aumentar a segurança quanto a esse tipo de veículo; as motos vêm sendo um dos fatores responsáveis pelo aumento do número de mortos e feridos em muitas cidades brasileiras. Boletim da ANTP
Cristina Baddini Lucas
Tanta coisa para fazer, ela quer colocar outra placa nas motos,não vou falar mais nada!!!!!!!!!
ResponderExcluirAO INVÉS DE SE COLOCAR UMA OUTRA PLACA NA MOTO,PORQUE NAO SE VIABILIZA A POSSIBILIDADE DE NAO HAVER MAIS CARONAS,VISTO QUE AO MENOS 90% DOS ASSALTOS,SAO FEITOS POR QUEM?,SEMPRE OS CARONAS,GENTE ESTA HAVENDO UM ABUSO DE PODER EM RELAÇAO Á LEIS QUE JA ESTÁ NOS DEIXANDO INOJADOS
ResponderExcluirEITA MALDIÇAO DE VEREADORES,ESSA FOI A PIOR LEVA DE ELEIÇAO QUE UM BRASILEIRO PODERIA ESPERAR
NAO MERECEMOS TANTO DESGRAÇA,AO INVÉS DE PENSAR EM PLACAS ,REVEJAM O CONCEITO DA SAÚDE QUE ESTÁ UM INFERNO,PENSEM NOS IDOSOS NOS DIABÉTICOS QUE NAO TEM UM ATENDIMENTO ADEQUADO.
SE TEM TANTA VONTADE DE EMPLACAR
EMPLAQUE UMA CAMPANHA CONTRA O DESCASO EM QUE VIVEMOS
ISSO É UMA VERGONHA
NAO HAVER MAIS CARONAS,essa idéia é mais ridicula do que as outras,quer dizer que uma pessoa que usa a motocicleta para levar seu filho prá escola,ou sua esposa para o trabalho,vai ter que comprar um carro,tem pouco carro nas rua msm né,e no documento da moto vem escrito.que é prá duas pessoas,isso é direito adquirido,não pode tirar esse direito da pessoa,tem que por mais segurança nas ruas.isso sim.haaaa,a segunda placa pode ser colocada no farol da moto,ou na voseira do capacete do piloto,faça-me o favor viu,,,,
ResponderExcluirfaz as contas,só na capital tem ceca de 200 mil motoboys,multiplica isso ai por 2 que é mais ou menos o comprimento de uma moto,ai verão em quantos km vai aumentar o trânsito em sampa,só for pra ficar na fila é melhor trabalhar de carroa,não pega chuva,sol ai ainda da pra ouvir um som,rsrs,haaaaaa,e não cai tbm,
ResponderExcluirACHO QUE AO INVES TE TIRAR O CARONA E MUDAR AS LEIS DE TRANSITO OS GRANDOES DEVERIAO ENVESTIR MAIS EM SEGURANCA E EDUCACAO E REVE O CODIGO PENAL QUE JA ESTA DESATUALIZADO A MUITO TEMPO...
ResponderExcluirESTES SIM SAO FATOS QUE DEVERIAO SER REVISTOS E ALTERADOS...
Nossos legisladores são uma piada, seria cómico, se não fosse trágico, e pra piorar, ainda tem a cota de ignorantes que jamais tiveram ( e jamais terão) a coragem de pilotar uma motocicleta, e se cham no direito de ladrar o que é correto ou não, por favor, atenham-se ao silêncio de sua insignificancia.
ResponderExcluirA lei deveria ser todos que possuem habilitação de moto deveria ter de carro e vice versa...pq só quem tem experiência dos dois lados é que conhece bem como é difícil andar no trânsito. e a falta de educação das pessoas em respeitar o ser humano também é um grande problema!!
ResponderExcluirHá motociclistas e motoqueiros,infelizmente há mais motoqueiros. Moto é um veículomuito mais hágil e leve em relação ao carro, porém ocupa e utiliza da mesma pista para trafegar. A moto sempre trafega com mais velocidade e fica na faixa da esquerda na pista. Alguém já viu um condutor de moto trafegar só na direita ? Só se for para "cortar" o trânsito. A cultura está equivocada e desequilibrada. Seja com relação ao aumento de assaltos,seja em relação ao modo de dirigir, devemos apresentar sugestões inteligentes e práticas,senão estaremos sendo engolidos pelo Trânsito e pela violência. Onde está nossa inteligência ?????
ResponderExcluirPelo horário dos posts, só trabalhadores leram esta notícia.
ResponderExcluirAcredito que um ponto importante seria a determinação dos prazos de prescrição das multas aplicadas e não cobradas.
ResponderExcluir