Ontem, no Dia Mundial sem Carro o senador Eduardo Suplicy (PT-SP), se adiantou e percorreu 6 quilômetros de Brasília, entre a casa dele, na Asa Sul, até o Congresso.
O senador aproveitou para pedir mais atenção do governo para ciclovias, sinalização e promoção de campanhas educativas de trânsito.
Ele ressaltou a necessidade dos governos estaduais, municipais e federal incentivarem o uso da bicicleta como transportes. Mas diz que, para isso, os motoristas precisam estar cientes dos direitos dos ciclistas.
E você, foi de transporte público?
sexta-feira, 23 de setembro de 2011
quinta-feira, 22 de setembro de 2011
Quatro Cidades do ABC aderem ao Dia Mundial sem Carro

A adesão de quatro cidades do Grande ABC ao Dia Mundial Sem Carro - realizado hoje - é bem-vista pelo idealizador da atividade no Brasil. Para o urbanista Nazareno Affonso, é a primeira vez que a região se dedica ao evento, que teve início no Brasil em 2001. A jornada será realizada em Santo André, São Caetano, Diadema e Mauá. As demais prefeituras não terão programação especial.
"As prefeituras não têm coragem de fechar uma rua por um dia para conscientizar a população sobre a importância do transporte alternativo. No entanto, se tiverem de interditar uma via para um show ou jogo de futebol, fazem sem problema", critica Affonso, que é coordenador nacional do MDT (Movimento Nacional pelo Direito ao Transporte).
Na opinião do urbanista, a data serve para que a população se mobilize em prol do transporte sustentável. "Muita gente reclama que a prefeitura da sua cidade não faz nada pelo transporte. Mas muitos só sabem esperar, sem tomar uma atitude própria." Ele considera que a adesão em massa por parte da sociedade civil estimula ações do poder público.
A coordenadora do Grupo de Trabalho de Mobilidade Urbana do Consórcio Intermunicipal do Grande ABC, Andrea Brisida, avalia que nos próximos anos a região terá mais envolvimento com a causa. A entidade planeja organizar atividades regionais já no Dia Sem Carro de 2012.
O prefeito de Diadema, Mário Reali (PT), vai caminhar a partir das 8h da Praça da Moça até o Paço.
São Caetano
A cidade de São Caetano participará, na quinta-feira (22/9), das atividades do "Dia Mundial Sem Carro", ação global de conscientização para um trânsito mais saudável.
Entre as atividades está a interdição parcial da Avenida Fernando Simonsen, em frente ao Espaço Verde Chico Mendes, no bairro Cerâmica, das 8h às 17h. A partir da Rua das Mangueiras, um quarteirão será fechado para os carros (apenas no sentido Avenida Nelson Braido para a Rua Amazonas). No local ocorrerão atividades educativas e lúdicas a respeito do combate à poluição do ar e preservação do meio ambiente, com a presença de estudantes de escolas municipais próximas.
Já na Rua Visconde de Inhaúma, no bairro Nova Gerty, em frente à Fundação das Artes, a "Vaga Verde" vai entrar em ação. Com um tapete estilizado como gramado, ações conjuntas intersetoriais das pastas da Prefeitura irão difundir e sensibilizar para a questão do combate à poluição e emissão excessiva de gases tóxicos pelos automóveis.
Queremos sensibilizar as pessoas para que elas se comprometam em não usar o carro todo dia contribuindo para a diminuição da quantidade de gases poluentes emitidos pelos veículos.
Assinar:
Postagens (Atom)