quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Telhados brancos


Um projeto de lei já aprovada em primeira votação na Câmara Municipal de São Paulo (capital) traz a proposta de que as novas casas construídas na capital sejam obrigadas a ter o telhado pintado da cor branca. Já imaginou?

Esta medida teria caráter ambiental. Sabe por quê? O telhado branco absorve menos raios do sol e ajuda a combater as ilhas de calor da cidade.

O autor desta idéia, o vereador Goulart (PMDB) acredita que, se toda a cidade adotasse os telhados desta cor, a temperatura da capital seria até 2°C menos quente do que é hoje.

E agora o texto precisa ser aprovado em segunda votação antes de ser enviado à sanção do prefeito Gilberto Kassab (DEM). Os vereadores aprovaram o texto (PL 615/2009) no último dia 10, em votação simbólica.

O vereador ainda diz que a votação definitiva do projeto deve ocorrer logo. “Tivemos uma reunião do colégio de líderes (das bancadas partidárias) e a expectativa é que o texto seja votado na semana que vem (esta semana)”, diz.

O projeto que defende o meio ambiente acrescenta um artigo à Lei 11.228, de 1992, que impõe regras para a construção de imóveis na cidade. A legislação estabelece multa de R$ 963,30 para quem executar obras sem obter licença prévia (ou construir em desacordo com a licença obtida).

“A ideia é que depois de aprovada (a lei), a Prefeitura desenvolva campanhas de conscientização com programas para a pintura de todos os imóveis”, diz.

Onde tudo começou…

Pintar os telhados das casas de branco é uma ideia defendida há cerca de três anos pela Green Building Council Brasil, ONG que deu subsídios aos dados divulgados pelo parlamentar.

O grupo defende que os telhados escuros retêm mais luz do sol e, assim, ficam mais quentes. Como 25% do terreno das cidades correspondem aos telhados , a opção pela cor branca reduziria a formação de ilhas de calor nas áreas urbanas. Segundo Nelson Kawakami, diretor da entidade, outro benefício importante seria a redução do consumo de energia elétrica já que o interior das casas também ficaria menos quente e, assim, a população usaria menos ar condicionado, e menos consumo de energia é sempre benéfico para o meio ambiente.

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Violência no trânsito foi tema de evento inédito do Chega de Acidentes!

Movimento Chega de Acidentes! e Fundação Getúlio Vargas reuniram especialistas de trânsito, autoridades e representantes do terceiro setor em evento pela redução de vítimas da violência no trânsito

No último dia 17 de novembro, no auditório da Fundação Getúlio Vargas, em São Paulo, as principais autoridades ligadas ao trânsito e representantes do terceiro setor, reuniram-se para um evento pela redução de vítimas da violência no trânsito: o “Década de Ações para A Segurança Viária no Brasil – Marco Zero”. Nunca antes, tantas entidades e órgãos de governos estiveram representados em um mesmo seminário, para falar sobre as ações de que o País necessita para seguir as recomendações da ONU sobre a redução de acidentes de trânsito para os próximos dez anos.

O Brasil ocupa o quinto lugar no mundo na quantidade total de fatalidades no trânsito, atrás apenas da Índia, China, Estados Unidos e Rússia, segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde). Hoje o número de vítimas e mortes no trânsito brasileiro chega a 37 mil fatalidades/ano e 120 mil feridos internados/ano, de acordo com o Ministério da Saúde.

Na platéia, cerca de 250 pessoas acompanharam as 18 palestras do evento, uma iniciativa da FGV-EAESP e do movimento Chega de Acidentes!, todas sucintas e objetivas, sobre a necessidade de ações em prol da segurança no trânsito. Jacow Grajew, professor da FGV, e José Antônio Oka, supervisor de segurança viária do CESVI, foram os anfitriões do encontro, que contou com abertura da diretora da fundação, Maria Tereza Leme Fleury, e do diretor de operações do CESVI BRASIL (Centro de Experimentação e Segurança Viária), José Aurelio Ramalho.

“Há um ano, nos unimos para desenvolver o movimento Chega de Acidentes!”, revelou Ramalho. “Buscamos várias entidades envolvidas com este tema para ações voltadas para a segurança viária. O grande desafio para 2011 é desenvolver as metas para a redução de acidentes de trânsito. Na mídia, o acidente é tratado como fatalidade. Mas é responsabilidade do motorista. Já sabemos o que fazer. O grande desafio é estabelecer como fazer.”

“Temos um centro ligado à sustentabilidade social e ambiental, um centro de saúde e um de administração pública ligado a órgãos municipais, estaduais e federais”, apontou Maria Tereza Fleury. “Por isso, este evento tem toda a relevância para nós. Porque, assim como a FGV, está mobilizando diversos setores da sociedade. O objetivo aqui é o de propor diretrizes para políticas nacionais e internacionais. Então, tem tudo a ver com o nosso projeto. Espero que realmente contribua para um crescimento mais sustentável do nosso país.”

Um vídeo deu o tom de emoção ao evento, apresentando depoimentos de vítimas e parentes de vítimas de acidentes de trânsito. Outro vídeo que chamou a atenção dos presentes foi o gravado pelo jornalista Alexandre Garcia, da Rede Globo, especialmente para o evento. Na gravação, Garcia fala sobre os motivos que o levaram a ser um dos profissionais de imprensa mais atuantes em prol da segurança no trânsito. O evento foi encerrado com um manifesto do movimento Chega de Acidentes!, lido pelo ex-aluno da FGV Marcelo Neto Serra. Marcelo, que hoje é cadeirante, foi mais uma vítima da displicência e do excesso de velocidade no trânsito.

A data do evento foi escolhida pela proximidade ao Dia Mundial em Memória às Vítimas de Trânsito, este ano em 21 de novembro. A ONU estabeleceu, em 2005, todo terceiro domingo do mês de novembro como um dia para realizar tributos às pessoas que morreram em virtude de acidentes de trânsito, além de suas famílias, e todos aqueles que de alguma forma tiveram suas vidas afetadas por essas tragédias.

O manifesto está disponível no site www.chegadeacidentes.com.br, onde é possível assinar o abaixo-assinado de apoio à causa, e acessar a seção Tributo às vítimas de Trânsito para deixar homenagens às vítimas da violência no trânsito. O evento pode ser assistido na íntegra pelo link: http://fgv.rampms.com/chega_de_acidentes/


terça-feira, 23 de novembro de 2010

São Bernardo recebe segundo lugar no X Prêmio Denatran de Educação no Trânsito


A Prefeitura de São Bernardo do Campo foi classificada em segundo lugar no X Prêmio Denatran de Educação no Trânsito. Esta é a primeira vez que o município participa diretamente da premiação, sendo selecionado na categoria Educação no Trânsito - projetos e programas, com a iniciativa Mobilidade para a Cidadania. A cerimônia do evento será realizada dia 8 de dezembro, em Brasília.

De acordo com a coordenadora do programa de Educação para o Trânsito de São Bernardo, o prêmio do Denatran significa para o município o fortalecimento das questões de trânsito e mobilidade na cidade. "O incentivo por meio da premiação dos trabalhos voltado ao tema desperta o cidadão para a busca de soluções conjuntas no trânsito, fortalecendo o conceito de que este é um problema que atinge a todos", disse.

O Programa Mobilidade para a Cidadania vem sendo realizado na cidade desde 2009, oferecendo à sociedade projetos e ações voltadas à humanização no trânsito, ao resgate de valores e, principalmente, a reflexão sobre o comportamento individual e coletivo no espaço urbano e na mobilidade.

Durante o ano letivo de 2010, cerca de 1,7 mil alunos de escolas públicas participaram diariamente de atividades no Centro de Reflexão de Trânsito (CRT), como percurso no circuito, onde as crianças podem andar de bicicleta e simular o transporte de passageiros no mini-ônibus. Nessas brincadeiras, os participantes aprendem a utilizar o espaço público de maneira correta e segura, respeitando o semáforo e a faixa de pedestre.

Ações pontuais também são realizadas durante o ano. Um exemplo é a Semana Nacional do Trânsito, que aconteceu de 18 a 25 de setembro, com atividades oferecidas para diversos segmentos, como motorista de ônibus, taxi, transportador escolar e autônomo. A partir de janeiro o usuário poderá acompanhar a programação do Serviço de Educação para o Trânsito por meio do site da Prefeitura www.saobernardo.sp.gov.br.

O CRT fica na Rua Humberto Luiz Gastaldo, 40, Parque São Diogo. Mais informações pelo telefone 4126-2902.

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

COMO FOI O DIA MUNDIAL EM MEMÓRIA DAS VÍTIMAS DE TRÂNSITO–


A violência no trânsito mata todos os anos mais de 1 milhão de pessoas no mundo, fere e incapacita mais de 50 milhões e é a causa principal de mortes de jovens na faixa etária dos 10 aos 24 anos.

Em outubro de 2005, a Assembléia Geral da ONU aprovou resolução conclamando todos os países a definirem o terceiro domingo do mês de novembro de cada ano como o dia dedicado à memória das vítimas da violência sobre rodas.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) e as demais instituições mundiais ligados à segurança na circulação viária incentivam os governos e as organizações civis em todo o planeta a celebrarem essa data, não somente como uma forma de mobilização social e homenagem aos entes queridos vitimados pela violência viária, mas também como uma legítima e necessária provocação para que ações efetivas e práticas sejam adotadas.

O objetivo da celebração é garantir a mobilização da sociedade contra essa violência absolutamente previsível e confortar as centenas de milhares de parentes e amigos das vítimas desses trágicos eventos, que sofrem e sofrerão para sempre as consequências materiais, sociais e principalmente emocionais.

Em 2007, no Rio de Janeiro, foi organizado um movimento social com o intuito de homenagear as vítimas de acidentes de trânsito. Movimento que se repetiu em 2008. Em 2009, para que a consciência sobre a gravidade do problema fosse ampliada, os organizadores decidiram que, a partir daquele ano, o evento seria itinerante acontecendo em diferentes cidades. A primeira cidade escolhida foi Curitiba, palco de uma tragédia que vitimou dois jovens inocentes e que comoveu o Brasil. O evento foi marcado com a construção de um monumento permanente no Parque Barigui. Neste ano de 2010, acontecerá no próximo dia 21 em Florianópolis, SC, capital do segundo estado brasileiro no ranking da violência no trânsito

Dia 17 de novembro

O Cesvi em parceria com a Fundação Getúlio Vargas, com a ANTP e outros apoiadores organizaram um evento chamado de Década de Ações para a Segurança Viária no Brasil – Marco Zero. Este evento foi um chamamento para que autoridades, entidades e A sociedade em geral coloquem as ações para a redução das vítimas de trânsito como prioridade na agenda nacional. Também foi elaborado um manifesto que conclama as autoridades brasileiras à firme decisão de estabelecer e perseguir metas de redução de vítimas, a partir de ações definidas em um plano estratégico.

É inaceitável que no Brasil continue ocorrendo cerca de 40 mil mortes com internação de outras 120 mil vítimas de trânsito todos os anos, daí a razão maior do evento. As vítimas de acidentes de trânsito provocam um impacto estimado em cerca de R$ 34 bilhões ao país em gastos com resgate, tratamento, perda de produção e materiais, dentre outros. Isso sem contar o forte impacto emocional, econômico e prático que os acidentes de trânsito provocam na vida de milhões de vítimas, familiares e amigos.

O Brasil pode e deve estabelecer e perseguir uma meta ambiciosa e factível para redução de vítimas de acidentes de trânsito, Já na década de 2011 a 2020, com o envolvimento direto dos três níveis de governo (federal, estadual e municipal) tratando esse tema como prioritário com a elaboração e implantação de planos estratégicos de ações efetivas.

O evento promovido pelo CESVI foi considerado um sucesso. Todos saíram de lá com o compromisso de acompanhar e participar deste esforço para que as comunidades, organizadas ou não, pública ou privada, se envolvam na construção de uma mobilidade segura e mais humana envolvendo e conscientizando todos os usuários das vias para agirem com mais cautela, atenção e prevenção, procurando ainda causar menos impacto ao meio ambiente.

Mobilize-se! Vamos dar um basta aos acidentes. Chega de lágrimas