terça-feira, 28 de julho de 2009

Volta às aulas




Na hora de contratar o transporte escolar, dedique um pouco mais de tempo para escolher bem o prestador de serviço e garantir a segurança dos seus filhos. Os veículos autorizados a transportar alunos são: ônibus, vans, VW Kombi e embarcações.


Motocicletas, carros de passeio e caminhões não são recomendados para transportar alunos. Ao contratar um prestador de serviços, verifique as condições do veículo e a documentação pessoal do motorista. PEÇA referências na escola e com outros pais. Verifique a higiene do veículo e o número de cintos de segurança.


Todas as crianças transportadas devem usar os cintos de segurança e ninguém deve ser transportado em pé. O veículo não pode ter lotação maior que a permitida em lei. Também é aconselhável obter o endereço e telefone do motorista.

Procure se informar se o serviço será cobrado durante os meses de férias (pode-se nagociar algum abatimento, por exemplo) e se o serviço poderá ser prestado fora dos meses normais (em caso de recuperação do aluno). Ao firmar o contrato de prestação do serviço, é aconselhável fazer constar tudo o que for combinado entre as partes, principalmente a identificação e o telefone, bem como as condições gerais do contrato como: período de vigência; horário e endereçoS de saída e chegada; valor da mensalidade; data e forma de pagamento; índice e condições de reajuste; percentual de multa e encargos por atraso no pagamento além das condições para eventual rescisão antecipada.Em caso de cancelamento do contrato, é recomendável que o pedido seja feito por escrito. É igualmentejusto que, em caso de falta à aula, não haja desconto no preço, uma vez que o transporte está previamente contratado e à disposição do aluno.

Observe que o veículo deverá ter instalada uma grade separando o espaço dos alunos da parte onde fica o motor. É ideal que o veículo tenha no máximo sete anos de uso além de seguro contra acidentes. Deve também ter instalado o equipamento registrador de velocidade chamado tacógrafo. A apresentação deve ser diferenciada, com pintura de faixa horizontal na cor amarela tanto nas laterais como na traseira contendo a inscrição da palavra ESCOLAR na cor preta.


Ensine à criança a ficar sentada enquanto o veículo estiver em movimento além de manter o cinto de segurança afivelado e somente descer do veículo depois que o mesmo estiver parado.


Procure pesquisar e conhecer área de embarque e desembarque das crianças exigindo que essas operações se realizem sempre pelo lado das calçadas e nunca pelo meio fio.

Procure estimular seus filhos a conversar e relatar tudo aquilo que acontece durante as viagens. Com algumas medidas preventivas, a volta às aulas será boa e mais segura.
Cristina Baddini Lucas

Um comentário: