terça-feira, 17 de novembro de 2009

Psicologia propõe discussão sobre mídia e trânsito na Confecom


Psicologia propõe discussão sobre mídia e trânsito na Confecom
O direito à comunicação e a existência de uma comunicação democrática no país têm a ver com mobilidade e trânsito? Sim, e muito! A mídia é um dos elementos que atua na construção das ideias sobre as melhores formas de nos locomovermos e, por meio da publicidade, difunde o fetiche pela velocidade e ideias de liberdade atreladas aos uso de veículos automotores, entre tantas outras.

Com a motivação de fazer com que essas relações passem a ser mais percebidas, questionadas e refletidas criticamente, “Mídia e Trânsito” é uma das propostas da Psicologia para discussão na 1ª Conferência Nacional de Comunicação, marcada para ocorrer de 14 a 17 de dezembro de 2009, em Brasília.

As conferências estaduais já estão acontecendo em todo o país.São mais de 1 milhão de pessoas morrem, por ano, em acidentes de trânsito no mundo. No Brasil, são mais de 40 mil mortes por ano. E esses números só crescem: em três anos, no país, o número de mortes em acidentes de trânsito aumentou 9%.O poder público veicula campanhas de paz no trânsito, mas esses apelos são ofuscados pelo brilho sedutor da publicidade.

“A vida se transforma para melhor quando se está no comando de um [carro]. Palavra de quem tem um”, diz uma propaganda, difundindo uma forma de transporte individual, um modo de ser e de viver focado no consumo, uma condição para a aceitação social.O estímulo ao transporte individual ignora os graves problemas urbanos causados pelo excesso de automóveis e ofusca as lutas por transporte público de qualidade.

O único órgão que se propõe a regular a publicidade no país é uma instituição privada, o Conselho Nacional de Autorregulação Publicitária (Conar), organizado por publicitários, para publicitários, com financiamento dos anunciantes, portanto sem a necessária neutralidade, porque tem comprometimento com o negócio da propaganda.

Ao Conar cabe garantir a credibilidade desse negócio, a propaganda, que movimenta bilhões de reais por ano. Mas e a população?A Conferência Nacional de Comunicação (Confecom) precisa discutir como a mídia e a publicidade afetam o trânsito e a mobilidade no Brasil.
Para saber mais, visite:
A página da Psicologia sobre a Confecom: http://comunicacao.pol.org.br/
A página da sociedade civil: http://proconferencia.org.br/
E a página oficial da Confecom: http://www.confecom.gov.br/
Cristina Baddini Lucas

Um comentário:

  1. Precisamos de uma nova era para as montadoras. ou elas mudam ou vão definhar. Agora precisamos é de carros compactos e com energia limpa.
    André Trigo

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