segunda-feira, 26 de março de 2012

Semob lança Espaço Vivencial de Mobilidade Urbana


O Projeto do Espaço Vivencial de Mobilidade Urbana faz parte de um programa educacional, composto por ações integradas para mobilizar o cotidiano de alunos, pais, familiares, professores e comunidade, em busca da integração de valores inerentes ao desenvolvimento sustentável em todos os aspectos do ensino, tendo como pilar a Mobilidade Urbana. Interagir com o espaço urbano e aprender a viver com qualidade foi o principal objetivo da Prefeitura de São Caetano do Sul quando criou a cidade, para atender a crianças entre 3 e 6 anos, que funcionará na Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana - Semob.

O Espaço será inaugurado no dia 31 de março de 2012, às 10h, na Av. Conselheiro Antonio Prado, 250. O Espaço Vivencial foi totalmente decorado pelo artista plástico sulcaetanense Aleksandro Reis com temas sobre mobilidade urbana e sustentabilidade. O artista trabalhou em seus painéis a trilogia do trânsito: engenharia, educação e fiscalização.

Além destes painéis, focou a importância do transporte público, com ônibus urbanos, transporte não-motorizado, táxi, segurança no transporte escolar, mobilidade reduzida e outros. "O objetivo geral é fazer com que a criança entenda as diversas formas do ir e vir com segurança na cidade, associada a conceitos como inclusão social e sustentabilidade. É uma área dedicada a estudar formas para melhorar o ‘ir e vir’ de todos nós. A criança deve entender a cidade e discutir soluções para o crescimento urbano e qualidade de vida", diz Iliomar Darronqui, secretário de Mobilidade Urbana. O cenário consiste num espaço onde a criança aprenderá cada elemento do trânsito e mobilidade, sendo um agente multiplicador entre o trânsito, a escola e a família, que, após aprenderem, vão conversar com os pais sobre posturas urbanas.

"Tratar do tema mobilidade pelo centro de interesse do homem e não pela perspectiva da máquina, demonstrando todas as interrelações que ele oferece, está é a nossa proposta no Espaço Vivencial", salienta a diretora de Transportes da Semob, Cristina Baddini Lucas. As atividades durarão cerca de uma hora e meia e serão supervisionadas por orientadores de mobilidade urbana, jovens de programas sociais e inclusivos da Prefeitura de São Caetano do Sul.

São esperadas cerca de 1.000 crianças por mês. As escolas que quiserem levar os alunos ao Espaço Vivencial devem procurar a coordenadora de Educação Para o Trânsito, Gimeres Rocha Velloso, pelo telefone 42211321. A criação da cidade foi feita com recursos próprios e com o apoio do DESEM, SEEST, Limpeza Pública e Parques e Jardins - secretarias da Prefeitura de São Caetano. A criação e execução da obra foram responsabilidade dos funcionários da Semob Michel dos Santos e Fábio Petenatti.

Um comentário:

  1. PARABÉNS SÃO CAETANO DO SUL E Á SEUS TÉCNICOS POR MAIS ESSE PROJETO QUE TRAZ AINDA MAIS QUALIDADE DE VIDA PARA SUA POPULAÇÃO, ESPERO QUE OUTRAS CIDADES SE ESPELHEM NESSE PROJETO PARA QUE EM UM FUTURO PRÓXIMO POSSAMOS SENTIR MAIS SEGURANÇA AO NOS DESLOCAR DE UM PONTO Á OUTRO NAS VIAS PÚBLICAS E TRANSPORTES,SEJA COLETIVOS OU INDIVIDUAIS.

    ResponderExcluir