segunda-feira, 14 de maio de 2012

Os novos dados de mortalidade no trânsito foram apresentados na quinta-feira passada(10) no 2º Seminário de Mobilidade Urbana da ANTP


O Ministério da Saúde consolidou os números de mortos em acidentes de trânsito, em todo o país, no ano de 2010. Foram, ao todo, 42.844 mortos -14% a mais do que no ano anterior, quando morreram 37.594.

Até então, o órgão trabalhava com dados preliminares que já indicavam recorde de número de mortos, ao menos desde 1996, de 40.610 vítimas. Mas mortes que estavam registradas como "causas indeterminadas" foram depois acrescentadas às estatísticas finais.

A série histórica mostra que o número de mortes está diretamente ligado às políticas públicas de segurança viária, segundo analisou Cheila Lima, consultora técnica da área de vigilância e prevenção de violências e acidentes do Ministério da Saúde.

Em 1998, quando passou a vigorar o novo Código de Trânsito Brasileiro, houve uma primeira redução significativa, que continuou nos dois anos seguintes, com aumento da implantação de radares e de fiscalização.

A curva de vítimas voltou a crescer sem parar entre 2000 e 2008.

Quando foi aprovada a Lei Seca, em 2009, houve nova redução, de apenas 2%.

Mas com a "morosidade da Justiça e a não fiscalização", segundo entendimento de Lima, houve novo aumento. "As ações dos gestores ainda são tímidas para reduzir os acidentes."

Lima diz que o Ministério da Saúde vai transferir R$ 12,2 milhões aos municípios para atuar na redução de acidentes, aos moldes do que já está sendo feito em cinco capitais, em conjunto com a Organização Mundial da Saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário