quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Você deseja andar de bicicleta?

Talvez esteja constrangido por não saber como andar de bicicleta ainda? Ou possivelmente, você está tão ansioso quanto qualquer coisa para começar a andar de bicicleta e desfrutar de uma das formas mais satisfatórias e saudáveis ​de auto-transporte possíveis! Para andar de bicicleta, siga estes passos.


Encontre um lugar seguro para praticar. Concreto é a superfície mais fácil para andar de bicicleta mas é imperdoável se você cair. (Com a frenagem correta e o ajuste apropriado do assento, contudo, isso não será um problema. Veja os passos abaixo para mais detalhes). Grama curta ou mesmo cascalho limpo seriam alternativas aceitáveis para quem sente pânico de cair, mas esteja prevenido de que essas superfícies tornam o equilíbrio mais difícil e oferecem maior resistência a pneus de bicicleta. Onde quer que você termine indo, certifique-se que tem ambas as áreas planas e suaves encostas (para ajudar você a construir o embalo), mas sem espaços apertados, encostas íngremes, ou tráfego.

#Certifique-se de que você sabe como andar de bicicleta de forma segura. Se essa é sua primeira vez andando, considere abaixar o assento para que você possa colocar a maior parte dos seus pés no chão enquanto estiver sentado. Você também deve checar a pressão dos pneus, freios etc. Se você está vestindo jeans longo ou outras calças longas, certifique-se de enrolar a perna direita da calça para ela não prender nos mecanismos no lado direito da bicicleta. Evite saias longas ou roupas folgadas (as quais podem prender nas engrenagens ou pneus) e sapatos frágeis ou sapatos de bico aberto (o que pode impedi-lo de parar a si mesmo efetivamente se você optar por não usar os freios).

#*Andar de bicicleta na calçada é inadequado ou ilegal ou perigoso em algumas áreas, particularmente em áreas urbanas.

#*Capacetes são necessários e úteis.

#Certifique-se de que você sabe frear. Enquanto estiver praticando, é uma boa idéia permitir-se uma longa distância sobre a qual a frear suavemente, para que você se sinta preparado para desmontar se necessário.

#*'''Se a sua bicicleta tem freios no guidon''', teste para ver qual deles controla o pneu traseiro e qual o dianteiro, já que isso varia entre países e pode ser modificado para adequar-se a pessoas que utilizam mais habilmente um lado da mão do que o outro. Para fazer isso, levante a extremidade dianteira da bicicleta, gire o pneu manualmente e teste tanto a alavanca do freio esquerdo e direito separadamente. O freio traseiro é normalmente usado por iniciantes pela simplicidade. O freio dianteiro é muito melhor para parar a bicicleta, mas tem o potencial de causar acidente se usado de modo impróprio. Se o freio traseiro falhar então o dianteiro deve ser gradualmente usado até que a bicicleta esteja parada. É muito melhor tornar-se confortável usando o freio dianteiro para parar, já que isso permitirá você parar a distâncias muito menores do que o traseiro. Também, ficar familiarizado com o uso de freios individuais é importante no caso de um deles falhar.

#*'''Se sua bicicleta não possui freios no guidon''', ela deve ter freios no pedal. Para frear, você precisará trazer os pedais de forma que eles estejam mais ou menos no nível embaixo de seus pés e, em seguida, pressione o pedal que está mais para trás como se estivesse recuando. O que acontecerá, contudo, é que isso engatará o freio e irá desacelerar ou parar a bicicleta. Aplique mais ou menos pressão conforme necessário.

#*'''Se sua bicicleta é uma Bike Fixie''', e não tenha sido modificada, ela não tem freios. Em vez de frear, você precisará desacelerar a bicicleta por um retardo no ritmo da sua pedalada, o que levará você a parar gradualmente, ou parar derrapando, que o levará a parar mais rápido. Para parar derrapando, incline para a frente da bicicleta, para deslocar parte do seu peso para fora da roda traseira, em seguida, levante-se para a frente e trave ambos os pedais na posição horizontal. Já que os pedais controlam as rodas traseiras (que foram liberadas do seu peso), eles irão travar, fazendo a bicicleta parar derrapando. Andar em uma Bike Fixie é muito mais complicado do que em uma bicicleta tradicional e '''não é recomendado para iniciantes'''.

#Monte na bicicleta. Com o assento abaixado, isso deverá ser moleza.

#Pratique equilíbrio na bicicleta. Empurre-se ao longo de uma superfície plana com seus pés e tenha a sensação de como a bicicleta se inclina e se orienta. Faça isso até que você tenha uma boa sensação e alguma confiança em guiar a bicicleta. Tente empurrar a si mesmo de forma rápida e deslizando suavemente com seus pés no ar, guiando apenas com suas mãos. Observe a tendência do seu corpo a inclinar-se ligeiramente na curva para manter o equilíbrio quando estiver usando apenas suas mãos para guiar. Quando você estiver pronto, em vez de usar suas mãos, tente fazer curvas usando seu corpo e deixe que a bicicleta o siga; você notará que a roda dianteira também fará a curva         automaticamente. Esta é a habilidade chave para andar de bicicleta: equilíbrio e direção. Demore neste passo quanto tempo você precisar para se sentir confiante.

#*'''O equilíbrio é mais fácil de manter quando o ciclista está se movendo rapidamente'''. Ir muito devagar quando estiver andando de bicicleta não manterá o ciclista a salvo.

#*Se você está praticando com um ajudante, mantenha-o segurando sua bicicleta por trás e tente firmá-la com suas pedaladas.

#*Pratique deslizar para baixo em encostas suaves. Ande com a bicicleta para o topo de uma encosta que termine em uma considerável superfície plana, monte-a (mantenha um ou os dois pés no chão até que você esteja pronto), e deslize para baixo, permitindo a você desacelerar naturalmente na área plana ao fundo. Desmonte e repita quantas vezes forem necessárias para se acostumar a sentir a velocidade, equilíbrio (o que deve ser mais fácil agora que sua velocidade aumentou), e inclinação.

#*Quando você estiver confiante você pode colocar seus pés nos pedais e descer uma ladeira por alguns metros, tente não colocar seus pés no chão, para treinar seu senso de equilíbrio.

#*Quando você estiver confortável em colocar os dois pés nos pedais, pratique frear gentilmente na descida da encosta. Faça isso até que você não sinta a necessidade de colocar seu pé para se suportar.

#*Quando você estiver confortável descendo uma ladeira, pedalando, e freando em linha reta, pratique guiar levemente para a esquerda ou direita.

#*Fique pronto para andar de bicicleta. Levante um pouco o banco, mas continue mantendo-o baixo o suficiente para que você possa tocar o chão com a ponta dos pés enquanto sentado.

#Pedale descendo a encosta e em direção a superfície plana. Use as técnicas que você aprendeu enquanto deslizava para pedalar e guiar, só que dessa vez, ao invés de parar ao final, continue pedalando ao longo da superfície plana. Pratique fazer curvas graduais, depois curvas mais fechadas. Freie até parar totalmente e tente colocar apenas um pé no chão para se segurar.

#Pedale a partir de uma parada completa na superfície plana. Certifique-se de que o pedal no qual seu pé atualmente está, esteja no mesmo nível que o outro pedal (livre), então comece a empurrá-lo pra baixo enquanto você levanta o outro pé para o pedal e começa a andar de bicicleta. Faça isso até você estar confortável iniciando e parando na superfície plana.

#Pedale para cima da encosta. Vá da superfície plana para cima da encosta e acostume-se ao trabalho adicional que você tem que fazer para mover-se morro acima. Incline-se para frente ao pedalar ou até mesmo levante-se para dar a você uma energia extra. Suba e desça a encosta várias vezes até você estar confortável com ambos. Quando você se sentir suficientemente confiante para isso, ande de bicicleta até a metade da encosta, pare completamente, e recomece a pedalar para cima. Uma vez que você possa fazer isso com facilidade, você está pronto para um terreno mais desafiador.

wikihow.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário