quarta-feira, 5 de setembro de 2012

São Caetano implanta bicicletas públicas a partir do dia 22

No Dia Mundial Sem Carro, a Prefeitura de São Caetano dará início ao Programa de  bicicletas públicas. Serão oferecidos dezenas de biciletas em vários pontos da cidade. Os usuários poderão utilizar as bicicletas por uma hora e devolver em um ponto credenciado de forma gratuita.

Inicialmente, serão disponibilizados seis locais de retirada e entrega das bicicletas, todos na região central: Terminal Rodoviário, Praça Cardeal Arcoverde, Centro Digital, Hospital Municipal, Cruzamento das avenidas Presidente Kennedy e Tijucussu e no Teatro Paulo Machado de Carvalho. A ideia é espalhar os pontos pelos bairros e chegar a 100 estações.

Para circular com os veículos, o morador deverá realizar inscrição e será emitido cartão para utilização do equipamento por até uma hora. Para usufruir novamente, o usuário deverá aguardar intervalo de 30 minutos.

A meta da Prefeitura é oferecer 500 bicicletas até dezembro e chegar a 1.000 veículos futuramente.
O projeto tem como intuito incentivar a prática de atividades físicas e o uso dos transportes não motorizados. O alvo são os benefícios para o meio ambiente e para a saúde da população.

CICLOVIAS E CICLOFAIXAS

Até o fim de julho do ano que vem, São Caetano terá circuito de aproximadamente 13 quilômetros exclusivo para a circulação de bicicletas. O percurso começará e terminará na Avenida Presidente Kennedy e será dividido entre ciclovias e ciclofaixas. A diferença entre os dois modelos é que, no primeiro, o espaço é reservado para o ciclista. No segundo, a via é posicionada no canto da pista convencional para os veículos automotores.
O projeto prevê o prolongamento da ciclovia já existente na Avenida Presidente Kennedy, que tem dois quilômetros e vai até a Praça dos Imigrantes. Com isso, a ciclovia chegará até a Avenida Goiás, onde o trajeto passará a ser feito por meio de ciclofaixa. De lá, o percurso segue por toda a extensão da Avenida Guido Aliberti, até chegar à divisa com Santo André. A partir desse ponto, as pistas seguem no sentido do bairro Nova Gerty até retornar ao ponto inicial.

3 comentários:

  1. Demagogia, sou morador de São Caetano a mais de 30 anos, quando garoto me deslocava por toda a cidade de bicicleta, hoje isso é impossível, o trânsito caótico a e total falta de fiscalização, tornam andar de bicicleta uma aventura muito perigosa. A bicicleta deve ser vista com meio de transporte, e não como simples lazer, por isso a indústria, comércio e escolas devem se adequar para receber os ciclistas e as bicicletas adequadamente.

    ResponderExcluir
  2. Pra tudo á um começo, por isso a iniciativa é válida, para que no futuro as coisas funcionem corretamente.

    ResponderExcluir
  3. Começo? A cicloaixa da av. kennedy já tem aproximadamente dois anos, e só é utilizada aos fins de semana para lazer. O futuro é agora !!!

    ResponderExcluir