quinta-feira, 21 de maio de 2009

Poluição


A poluição mata cerca de 3 milhões de pessoas no mundo a cada ano segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS). Só em São Paulo, são mais de 2,5 mil/ano as vítimas fatais. Esses poluentes que contaminam o nosso ar são gerados principalmente pela queima dos combustíveis fósseis.
A frota de automotivos só tem aumentado e recebido incentivos dos Governos. Boa parte da culpa pelo alto índice de poluição é também devido ao grande número de automóveis velhos que aqui circulam. A inspeção veicular deveria direcionar seus olhos para a emissão de gases poluentes causada pelos veículos mais velhos e transporte de cargas que em larga escala são observados circulando pelas cidades expelindo gases tóxicos e poluentes muito acima dos volumes permitidos.
O simples e vital ato de inspirar faz com que os gases nocivos à saúde
, como o óxido de nitrogênio, o monóxido de carbono e o ozônio vão direto para nossos pulmões. E não pense que ligar o ar-condicionado impede que os gases entrem no carro. Pesquisadores da Cetesb observaram que é melhor circular com uma janela ligeiramente aberta pois o duto de entrada de ar fica bem na altura dos escapamentos. Quando passar por túneis, feche os vidros completamente pois a concentração de gases aumenta.
A exposição à poluição acelera o envelhecimento por aumentar as substâncias oxidantes no organismo. O monóxido de carbono causa lentidão dos reflexos e sonolência. O dióxido de nitrogênio pode agravar a asma e reduzir as funções do pulmão. O ozônio também causa inflamação nos pulmões, além disso, a poeira pode criar alergias, irritação da vista e da garganta.
Uma boa dica para evitar tantos efeitos nocivos
é consumir frutas, verduras e legumes ricos em vitamina C, como pêssego e pimentão vermelho, que estimulam a produção de glutationa, enzima do fígado que ajuda a impedir a ação dos radicais livres produzidos pelo organismo quando inspiramos gases nocivos.
Proponha aos amigos e vizinhos o rodízio de carona e use mais o transporte público. Vá a pé ou de bicicleta sempre que possível. O meio ambiente urbano é um problema sério, mas nem de longe tem recebido a atenção necessária ou tem tido sua análise de causa e efeito tratados de maneira intelectualmente honesta. O ar atmosférico merece cuidados especiais para que o meio ambiente em que vivemos nos proporcionar uma boa qualidade de vida.

4 comentários:

  1. Realmente está ficando impossível respirar o ar do ABC. Como vamos conseguir ter boa qualidade de vida?
    Carlos

    ResponderExcluir
  2. Vitoria batista de souza26 de outubro de 2011 às 06:15

    jogar lixo do carro tambem e poluiçaõ os motorista tem quer ter mais eduçasaõ;e pensar mts vz antes de jogar.Porquer acaba entupindo os buerros,trazendos mais lixo para nossas ruas e juntos rato etc...

    ResponderExcluir
  3. se a poluição deixa mais velho então meu avó estava errado,ele dizia que se você sentar na rede de uma pessoa velha você fica velho mais rápido !

    ResponderExcluir