sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Atenção: Seu carro será monitorado!


A partir de 2010 começa a ser implantado o Sistema Nacional de Identificação de Veículos (SINIAV). Este será mais um avanço no monitoramento do trânsito, pois o novo sistema além de permitir na Placa Eletrônica (para alguns: CHIP) o armazenamento de dados de identificação do veículo, permitirá também o monitoramento de forma a permitir ao órgão público identificar imediatamente se o veículo foi licenciado, se passou na inspeção veicular, se existem multas pendentes entre outras informações.
Esse instrumento permitirá avançar numa gestão mais informatizada do trânsito, com cálculos automáticos do volume de tráfego em cada via, controle e pagamento de estacionamentos, entre alternativas. Os GPS dos ônibus poderão ser substituídos para controle da frota e itinerários, bem como na programação dos semáforos poderá priorizar o transporte coletivo, abrindo o sinal na aproximação dos ônibus. São inúmeras as possibilidades que a tecnologia nos proporcionará. Controle de segurança para diminuir o número de carros roubados poderá ser armazenado também nos Chips.
É claro que também tem suas desvantagens: o seu veículo poderá ser monitorado 24 horas, e se houver interesse poderão saber por onde andou a que horas, quanto tempo demorou num determinado trajeto. Aumenta a segurança, mas diminui a privacidade. De qualquer forma, em minha opinião o sistema é bem vindo.É lógico que teremos reclamações, chiadeiras, mas vamos lembrar todas as tecnologias de controle de tráfego não foram no início bem aceitas. Os radares foram e ainda são chamados de “instrumentos da indústria da multa”, mas ninguém questiona que depois de instalados diminuíram em 60% os acidentes de trânsito.
Somente o fato de poder identificar e tirar os carros que estão irregulares das ruas (calcula-se em 28%) já será um grande ganho. Recentemente um desses instrumentos de controle (que também tiram a nossa privacidade) pegou um ônibus avançando na calçada e atropelando um pedestre e um ciclista. Com as câmeras foi possível saber exatamente o que aconteceu. Quem não quiser ser monitorado, tem uma alternativa: andar de transporte coletivo.
Neste processo, no entanto é necessário um controle social sobre o uso dos dados e uma licitação transparente para não beneficiar uma tecnologia, ou mesmo para ter segurança sobre os dados. Então comece a ter cuidado, ou fique tranqüilo: Seu veículo estará sendo monitorado. O Que é o SINIAV?Siniav é o Sistema de Identificação automática de veículos. Em todos os carros serão colocados um placa eletrônica –chip- que poderá armazenar dados como o número do chassi, um serial único, categoria do veículo, tipo, placa, RENAVAM e outros dados como o IPVA, Inspeção Veicular, entre outros. Na sua memória poderá armazenar dados de pedágios e estacionamentos também.
Esses chips serão instalados nos veículos novos no momento do emplacamento, na frota antiga, durante o licenciamento. Todos os municípios deverão instalar antenas de controle. O veículo ao passar pela antena, ela faz a leituras de todos estes dados e transmite para o sistema informatizado. Os dados são transmitidos por uma freqüência UHF entre 915 MHZ e 928 MHZ, mesmo procedimento dos aparelhos celulares.
Em São Paulo está previsto a instalação de duas mil antenas pela cidade. Quem não colocar o chip poderá ser multado em R$ 127,69 e terá cinco pontos na carteira. Os municípios deverão fazer uma licitação para instalar as antenas.

Mandato do vereador Chico Macena

Cristina Baddini Lucas

2 comentários:

  1. ontem com o apagão que teve, não teve intensificação coisa nenhuma, não se viu uma viatura na rua....nenhuma mesmo, porque colocar mentiras em pagina virtual??? teve um acidente onde um policial atropelo um carro...choveu de policial....só porque teve um de voçes envolvido...se fosse civil não teria um, porque perguntariam se tinha vitimas...falem a verdade, é muito mais leal e verdadeira...

    ResponderExcluir
  2. Se os semáforos tivessem um sistema independente não teríamos o caos nas cidades.
    Marinho

    ResponderExcluir