segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Convenção Mobilidade Sustentável na Renovação Urbana


Existem no mundo atualmente 800 milhões de veículos, número que deve pular para 2 bilhões até 2030. Para evitar que os sistemas de locomoção entrem em colapso, é preciso planejar e organizar o trânsito nas metrópoles, com investimentos em transporte de massa, como trens e metrô para reduzir o aumento incontrolável da poluição, principal vilã do aquecimento global, além de evitar que os trabalhadores gastem cada vez mais tempo entre sua casa e o trabalho.


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, participou da abertura da Convenção Mobilidade Sustentável na Renovação Urbana no Rio de Janeiro,a semana passada e afirmou que é necessário investir em transportes públicos de qualidade nas grandes cidades, a fim de beneficiar o trabalhador brasileiro.


"A gente precisa compreender que o investimento na mobilidade urbana é investimento na melhoria de vida das pessoas. Que fazer esse companheiro chegar em casa ou no trabalho mais rapidamente é permitir a ele que tenha um pouco mais de lazer", disse Lula.
Ele defendeu gastos em infraestrutura básica, principalmente para atender às camadas mais pobres da população. "Nós queremos acabar com a máxima, vergonhosa, de que tudo para o rico é desenvolvimento, e para o pobre é gasto", frisou.
Cristina Baddini Lucas

Um comentário:

  1. O crescimento dos congestionamentos urbanos vem acentuando nossas carências de mobilidade e impõe o repensar das grandes cidades latino-americanas.

    Devemos continuar fazendo o que sempre fizemos ou devemos inovar? Por que não fazer um melhor uso do transporte urbano para estruturar o desenvolvimento das nossas cidades e promover a mobilidade sustentável?

    Foi bom conhecer experiências inovadoras, apresentadas pelos principais especialistas e Prefeitos que promoveram grandes mudanças urbanas.

    Debater a mobilidade sustentável com quem toma decisões pelas grandes cidades da América Latina foi o máximo.
    Rose

    ResponderExcluir