terça-feira, 9 de março de 2010

Implante ecotelhados para diminuir a poluição


Ao plantar gramas, arbustos e mudas de diversas espécies nos telhados, é possível resolver, de imediato, dois dos grandes problemas urbanos de uma só vez: a impermeabilização do solo e as ilhas de calor.

As cidades chegam a ser 5°C mais quentes que os ambientes rurais e a maior causa é o excesso de asfalto e de materiais impermeáveis que cobrem a terra.

Com os telhados verdes, as plantas extraem o calor do ambiente pela evaporação, fotossíntese e pela capacidade de armazenar calor de sua própria água. Dessa forma, a superfície verde funciona como um isolante térmico, reduzindo as oscilações de temperatura e, consequentemente, a energia elétrica gasta para aquecer e resfriar o interior do local.

Além disso, o substrato de terra e argila presentes no ecotelhado é capaz de absorver até 70% da água da chuva, reduzindo o transbordamento de esgotos, aumentando a vida útil dos sistemas de escoamento e devolvendo uma água mais limpa para a bacia hídrica circundante.

Para completar, as plantas ainda retêm as partículas suspensas de poeira e poluição, melhoram a acústica do ambiente, garantem sombra e durante o processo de fotossíntese, produzem um ar mais puro para a região.

Qualquer laje impermeabilizada pode receber um telhado verde.Primeiro coloca-se uma camada impermeabilizante, seguir um sistema de drenagem, uma camada de solo e de uma vegetação adequada à superfície a ao clima local.

Além disso, estamos ansiosos por contato com a natureza, cada vez mais distante, e o ecotelhado desponta como uma solução para esse problema.
Cristina Baddini Lucas

Nenhum comentário:

Postar um comentário