quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

E se as câmeras de trânsito premiassem os bons motoristas?


Já pensou ser sorteado e receber um dinheirinho por andar dentro da velocidade permitida? Pois é isso que aconteceu em Estocolmo, na Suécia.
Segundo reportagem publicada pelo Gizmodo, a ideia de uma câmera capaz de recompensar os bons motoristas existe mesmo e é parte da série Fun Theory, promovida pela Volkswagen. O conceito da câmera foi criado pelo norte-americano Kevin Richardson, vencedor do concurso promovido pela empresa.
Juntas, a montadora alemã e a Swedish National Society for Road Safety implantaram a ideia numa rua de Estocolmo, na Suécia. O sistema é composto de duas câmeras e um radar. Uma registra a foto do veículo, o radar marca a velocidade e a outra câmera fotografa apenas os carros que estiverem dentro do limite de velocidade permitido.
Depois, os motoristas flagrados respeitando a lei entram para a loteria. Se forem sorteados, eles recebem em casa uma notificação para receber o prêmio em dinheiro. O dinheiro do prêmio é obtido de parte da receita das multas aplicadas aos apressadinhos.
Durante os três dias que o sistema funcionou, 24.857 veículos passaram pelas câmeras. Antes da instalação do sistema, a velocidade média no trecho era de 32 km/h. Com o novo equipamento, a velocidade média caiu para 25 km/h. A redução da velocidade média foi de 22%.
Já pensou se a ideia pegasse aqui no Brasil?

Nenhum comentário:

Postar um comentário