terça-feira, 28 de junho de 2011

Ônibus com 2 catracas já circulam em São Paulo

Já circulam pela cidade de São Paulo 19 ônibus equipados com uma segunda catraca. Com o objetivo de acelerar o embarque, a novidade está sendo testada nas zonas Sul e Leste, e na semana que vem estará também na Zona Norte.
A iniciativa da SPTrans, empresa municipal que administra o transporte urbano na cidade, deve diminuir em 45% o tempo de embarque nos pontos mais movimentados.
“A experiência ainda se encontra em fase inicial. Vamos aguardar os resultados, inclusive em relação aos usuários dos serviços”, destaca o diretor-executivo do Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Passageiros de São Paulo (SP-Urbanuss), Carlos Alberto de Souza.
Se aprovada pelos usuários, a medida deve ser adotada em corredores urbanos e regiões mais movimentadas. Durante os testes, o veículo dotado de catraca dupla chegou a embarcar 40 passageiros em um minuto.
Uma das catracas é exclusiva para o pagamento com o Bilhete Único, já que, segundo a SPTrans, apenas 8% dos usuários pagam a tarifa em dinheiro no interior do veículo.
De acordo com o diretor-executivo do SP-Urbanuss, a adesão das empresas vai depender da necessidade da linha e do tipo de ônibus.
“Existem outras formas que já aceleram a entrada do passageiro, como os chamados pré-embarques nos terminais fechados. Há ainda peculiaridades que impedem a utilização dessa alternativa”, conclui.

Foto: Felipe Golfeto

Nenhum comentário:

Postar um comentário