terça-feira, 13 de setembro de 2011

Neste 22 de setembro, acontece a nova edição da Jornada 'Na Cidade, sem Meu Carro”


Por ora, 19 municípios brasileiros, entre os quais nove capitais, aderiram à mobilização pela X Jornada ‘Na Cidade, Sem Meu Carro’, marcada para a quinta-feira da próxima semana, 22 de setembro de 2011. O acompanhamento está sendo feito pelo blog do Ruaviva – Instituto de Mobilidade Sustentável (ver link ao final desta nota), entidade encarregada de organizar nacionalmente a mobilização.

Municípios que já aderiram.

Betim-MG, Botucatu-SP, Brasília-DF, Criciúma-SC, Curvelo-MG, Goiania-GO, Jaguariuna-SP, Joinville-SC, João Pessoa-PB, Maceió-AL, Recife-PE, Resende-RJ, Rio de Janeiro-RJ, Santo André-SP, São Caetano do Sul-SP, São Carlos-SP, São Luís do Maranhão-MA, São Paulo-SP, Vitória-ES.

Reflexão. A

Jornada 'Na Cidade, Sem Meu Carro', é a proposta de um dia de reflexão sobre as conseqüências, já perceptíveis, do uso e privilégios indiscriminados aos automóveis nas cidades.

Catorze anos.

A idéia da mobilização por um dia sem carros surgiu na França, em 1997, e em poucos anos conquistou a União Européia. Em 2008, mobilizaram-se 2102 cidades (34 no Brasil), em 36 países. Na Europa, em 2002, a iniciativa evoluiu para uma semana inteira dedicada à mobilidade, ganhando temas específicos a partir do ano seguinte: Acessibilidade (2003), Ruas seguras para as crianças (2004), Mudança inteligente (2005), Mudança Climática (2006), Ruas para as pessoas (2007) e Ar limpo para todos (2008), Melhor clima para nossas cidades (2009)

No Brasil.

A versão brasileira da Jornada começou em 2001.


Um comentário:

  1. Em Betim, no dia 22 de Setembro de 2009, foi realizado o primeiro evento em adesão à Jornada Internacional na Cidade sem Meu Carro. Em Setembro deste ano foi comemorada a 3ª edição do evento, que aqui denominou-se Jornada Urbana Sustentável de Betim. Com diversas parcerias (setor público e privado)tem sido possível viabilizar ações em uma rua bem no Centro da Cidade (Alameda Maria Turíbia). Aí são oferecidos vários serviços à População, como orientação jurídia (através dos estudantes de Direito da Pontifícia Universidade Católica-Unidade Betim); orientação ao consumidor (através do PROCON); doação de mudas (hortaliças e árvores); corte de cabelo; aferição de pressão e glicose e retirada de documentos. Além disto, a Alameda foi transformada num belo jardim, onde as pessoas de diferentes faixas etárias tiveram a oportunidade de refletir sobre a responsabilidade que cada um tem em relação à segurança e fluidez nas vias públicas, sem comprometer o meio ambiente. A Transbetim, empresa responsável pela gestão do Transporte e Trânsito do Município viabilizou cartilhas e outros materiais informativos, além de oferecer à população, no local do evento, um Call Center, facilitando os encaminhamentos das demandas que ali surgiram. "Um dia sem meu carro" estimula a reflexão sobre o futuro das cidades, levando em consideração o aumento da frota e a necessidade que as pessoas têm de se deslocar com segurança. Assim, outros modais como o transporte público (ônibus, metrôs,...); a bicicleta e até mesmo a caminhada nos pequenos deslocamentos são estimulados. Betim, nos últimos 10 anos, quase triplicou sua frota. E esta é a realidade de muitas outras cidades espalhadas por este País. Então fica uma pergunta: como você imagina a sua cidade daqui a 10 anos? Pense e comprometa-se!

    Hermes Gonçalves da Silva

    ResponderExcluir