quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Secretário admite manter baldeação na Estação Brás

DGABC

A Estação Brás, na região central da Capital, deverá ser o destino final da Linha 10-Turquesa da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos, que vai até Rio Grande da Serra. Até agosto, as composições encerravam a viagem na Luz, quando o trajeto foi interrompido em função de obras de modernização na via férrea. As intervenções já foram concluídas, mas até agora o trajeto entre o Brás e a Luz não foi retomado.

O secretário de Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, reconhece a possibilidade de que os trens passem a parar no Brás definitivamente. Um dos motivos para a possível mudança é a sobrecarga da Estação Luz, que passou a receber ainda mais passageiros a partir de setembro, quando o terminal passou a atender à Linha 4-Amarela.

"Fizemos pesquisa que aponta que 82% dos usuários da Linha 10 avaliam que o serviço melhorou após a mudança (parar no Brás)", comenta o titular da Pasta. Segundo o secretário, após a diminuição no trajeto, o tempo médio de intervalo entre os trens caiu de oito para seis minutos. "As pessoas que estão usando a linha para descer no Tamanduateí ou no Brás estão contentes", complementa Fernandes.

Os transtornos, no entanto, são sentidos pelos passageiros que precisam se deslocar até a Luz. Uma das opções de chegada ao terminal é fazer baldeação na Linha 11-Coral, que compõe o Expresso Leste. A principal reclamação dos usuários é referente à superlotação da linha.

Segundo usuários do sistema, a transferência para o Expresso Leste faz com que o tempo total do trajeto seja aumentado em até 20 minutos nos horários de pico.

A CPTM informa que a Linha 10-Turquesa é utilizada por aproximadamente 370 mil pessoas nos dias úteis. Também de acordo com a companhia, cerca de 400 mil pessoas circulam todos os dias pela Estação Luz. O terminal oferece acesso às linhas 1-Azul e 4-Amarela, do Metrô, e 7- Rubi e 11-Coral, da CPTM.

11 comentários:

  1. sou contra pois não é eles que tomam os os trens cheios a população quer melhoria nao essa mentira desta pessoa q falou na reportagem a vcs deveria sir voltar ao normal ou esta esperando para o ano de 2012 pois e ano politico

    ResponderExcluir
  2. Este homem é um mentiroso! Todos os usuários que precisam ir até a Luz estão sendo prejudicados. Há meses eu reclamo disto e não obtenho nenhuma resposta. Respeito para com o usuários zero. Vou lembrar disto nas próximas eleições, quando estes canalhas vierem pedir meu voto. Xô cambada de políticos safados!

    ResponderExcluir
  3. Ah tá, 82% dos usuário disseram que preferem pegar uma baldeação pra chegar até a Luz. Ok, somos otários o bastante para acreditar.

    ResponderExcluir
  4. Tomo o trem todo dia e não vi nenhuma pesquisa sendo realizada. Mas sei de fonte segura que essa pesquisa foi contratada e é totalmente fajuta, sendo as perguntas dirigidas para obter o resultado esperado pela empresa

    ResponderExcluir
  5. Realmente não vi e nem fiquei sabendo de alguém que respondeu a pesquisa. Houve grande transtorno e espero que evitem isso, voltando a realizar a viagem à estação Luz sem necessidade de baldeação.

    ResponderExcluir
  6. E uma pouca vergonha e humilhaçao s precisamos ir ate aluz descer no Bras eh politicos, acordem!!!

    ResponderExcluir
  7. A melhora é perceptível em todos os pontos da linha. Antes quem pegava o trem sentido RGS às 18:20 na Tamanduateí voltava pra casa espremido, pois os trens já lotavam na própria estação Luz. Trabalho em Pinheiros e pra mim também seria mais fácil ir até a Luz pra pegar a linha amarela, mas se é pra manter a qualidade do serviço como está hoje, sem aperto nos trens, sou a favor da manutenção da mudança. E ah, mu marido trabalha na São Bento, uma antes da Luz na linha azul. Ele passou a desembarcar na Tamanduateí e usar o metrô verde e azul. Leva só 10 minutos a mais que antes. Melhor que esperar a baldeação na Luz. É só usar a inteligência que a coisa funciona.

    ResponderExcluir
  8. Pego o Trem todos os dias com destino a Luz, tendo que fazer a transferencia, É um transtorno.
    82% Grande mentira ninguem me entrevistou e também não vi ninguem ENTREVISTANDO!!
    Vamos filmar toda esse movimentação de transferencia e iremos postar nas redes sociais, para provar que o serviço da CPTM está uma Merda!!! "SECRETÁRIO NÃO SOMOS BURROS"

    ResponderExcluir
  9. É muita burrice reformar a ferrovia para não ser utilizada, além de não pensar que a Estação da Luz está desanuviada dessas pessoas, mas em compensação, as estações do Brás e to Tamanduateí, onde as pessoas estão sendo obrigadas a descer para chegarem até a Luz. Isso sem contar que a volta do trem ao trajeto original formaria um expresso Zona Oeste - ABC que traria uma acessibilidade muito maior para pessoas que trabalham na região de Pinheiros e da Faria Lima, desabarrotando a estação da Consolação, que não tem a mesma infra-estrutura que a estação da Luz para acomodar tamanho fluxo de pessoas. Sem contar a inutilização de duas plataformas, uma na própria estação da Luz e outra no Brás, que está servindo apenas para desembarque dos usuários da linha 10.

    Estou realmente muito insatisfeita, e hoje mesmo encaminharei um email ao senhor secretário dos transportes, pois essa é uma medida descabida, pois além de não atender as reais necessidades dos usuários e das estações, joga fora a verba pública utilizada para a modernização do trecho Brás-Luz utilizado pela linha 10.

    ResponderExcluir
  10. Precisamos nos articular e encaminhar uma petição formal em um lugar só...
    enviar e-mail para o secretario de transportes não vai adiantar de nada, pois o mesmo não será lido...

    ResponderExcluir
  11. Concordo plenamente com todos, é uma falta de respeito com os passageiros da linha 10!!!

    ResponderExcluir