quarta-feira, 27 de março de 2013

Santo André: Departamento de Segurança e Trânsito começa instalar nobreak em semáforo


Após estudo, equipamentos serão testados em três pontos da cidade considerados problemáticos.
O Departamento de Segurança e Trânsito inicia nesta quarta-feira (27) a instalação de três aparelhos de nobreak em semáforos da cidade a fim de mantê-los em funcionamento quando há quedas de energia, principalmente em dias de chuva. Os equipamentos serão instalados nos seguintes cruzamentos: Avenida Capitão Mário Toledo de Camargo com a Avenida São Bernardo, Avenida Santos Dumont com a Rua dos Tamoios e Avenida dos Estados com a Rua São José. Os trabalhos começarão às 8h e a previsão é que até o fim do dia estejam concluídos.
De acordo com o diretor do Departamento de Segurança e Trânsito, Epeus Pinto Monteiro, esses cruzamentos foram identificados como problemáticos, após estudo prévio. A análise apontou os locais como pontos onde existem altos índices de queda de energia. “Por acarretarem grandes congestionamentos quando há falta de energia, até pelo fato de serem verdadeiros corredores de trânsito, optamos em colocar os nobreaks nestes locais”, explica.
Após os testes, que devem durar cerca de 60 dias, o Departamento de Segurança e Trânsito irá desenvolver um projeto para que a cidade toda seja contemplada com os equipamentos. “Por enquanto, testaremos os três equipamentos, sem ônus para Administração, para ver qual a melhor tecnologia para nossos semáforos. Nossa expectativa é que no próximo verão tenhamos boa parte dos 250 cruzamentos semaforizados com nobreaks”, afirma Monteiro.
FUNCIONAMENTO – O nobreak é um equipamento acoplado nas caixas semafóricas, próximo ao controlador. Funciona com bateria recarregável no próprio semáforo. Em caso de queda de energia, entra em ação, deixando os semáforos em funcionamento.
A bateria de um nobreak tem durabilidade que varia de quatro meses a quatro anos e o equipamento pode ficar em funcionamento até 4h30. O custo varia de R$ 2 mil a R$ 10 mil. No entanto, para ser instalado é necessário que o conjunto semafórico possua algumas condições técnicas, como lâmpadas LED que consomem menos energia.
Fonte: Prefeitura de Santo André

3 comentários:

  1. Deveriam fazer alguma coisa no semáforo da Av.dos Estados com a Alameda Vieira de Carvalho, próximo ao SESI em Santa Terezinha. É uma vergonha o que temos passado por ali por várias vezes no horário de pico da manhã, por volta das 7:00, todos os semáforos desligados e nenhum agente do trânsito para orientar, provavelmente porque devem estar parados no congestionamento dormindo dentro do carro, como presenciei essa semana, é uma vergonha essa cidade, não respeita seus moradores.

    ResponderExcluir
  2. Aproveitando, por favor façam uma reportagem pelo descaso que está na avenida itamarati o transito de manhã torturante devido a queda da ponte em frente ao carrefour terrivel e as obras até agora nada é muita falta de respeito, nos assalariados que batemos o cartão as 08:00 sofremos todo dia ali, todos ficam estressados parecemos um bando de animais de tanta raiva que dá, enquanto isso o viaduto nada foi feito nada.

    ResponderExcluir
  3. Oliveira 28 de Março de 2013.
    Aproveitando a matéria transito: Comerciantes da rua Oratório Pque.das Nações, próx. à Igreja do Bonfim, quando em campanha do nosso Prefeito Carlos Grana pedimos a colocação de um radar de velocidade Rua Oratório c/ final da Rua Espanha. Devido trafego em alta velocidade, principalmente dos tróleibus e onibus da EMTU.
    Avenida esta onde existe um centro comercial, agencias Bancarias, local de grande circulação de pedestres nas calçadas. URGENTE: grande risco de atropelamento em massa.

    ResponderExcluir