terça-feira, 16 de abril de 2013

Cidade de São Paulo precisa de 50 mil bicicletas para serem compartilhadas, diz secretário




Com a criação de 150 quilômetros de ciclovias nas vias onde haverá corredores de ônibus, que a prefeitura já havia anunciado há cerca de dois meses, a cidade prepara  também uma concessão para o uso de bicicletas compartilhadas.

Conforme o secretário municipal de Transportes, Jilmar Tatto, a estimativa é de que a cidade precise de até 50 mil bicicletas para serem compartilhadas.

Pela proposta, a bicicleta será alugada com pagamento feito pelo bilhete único. O usuário passaria o bilhete, liberaria a bike, faria uso até outro ponto do programa e devolveria o equipamento.



Há possibilidade de que, a exemplo do que ocorre com o serviço feito em parceria com o Banco Itaú, as bicicletas ou até os bicicletários tenham espaço reservado para a propaganda.

O valor do aluguel e os pontos onde haverá bicicletários ainda não estão definidos. Uma das propostas debatidas na Prefeitura é que os consórcios de empresas de ônibus tenham de administrar esse serviço. Outra é que as administradoras de terminais fiquem com a responsabilidade.

Há editais de licitação em andamento tanto para a troca das empresas de coletivos quando das administradoras do terminais.

Redesenho. As ciclovias que estão sendo desenhadas fazem parte de um trabalho urbanístico mais amplo que a prefeitura promete executar com as concessão dos corredores.

Chamado de "parede a parede", prevê que a criação das vias para coletivos tenha também enterramento da fiação aérea, reforma das calçadas, do piso das faixas de circulação de veículos e das vias separadas para as bicicletas.

As informações são do jornal "O Estado de S. Paulo".

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