quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Obras de ampliação na Marginal Tietê contribuem para alagamentos, diz promotora

SÃO PAULO - A promotora Maria Amélia Nardy Pereira, do Ministério Público Estadual, diz que estudos anexados ao inquérito que investiga as obras de ampliação da Marginal do Tietê indicam que o aumento da impermeabilização do solo no local poderiam contribuir para alagamentos, como os registrados nesta terça-feira.
- Parecer da Associação dos Geógrafos do Brasil mostra os risco da impermeabilização (para o transbordamento do rio) - disse Maria Amélia, da Promotoria de Habitação e Urbanismo.
Em nota, a Dersa, responsável pelas obras na Marginal Tietê, nega que as obras tenham relação com a enchente registrada nesta terça. Segundo a empresa, a ampliação vai ampliar a impermeabilização da marginal em apenas 0,006%.
Leia também: Transbordamento desta terça foi o terceiro depois de obra bilionária
Depois do transbordamento do rio em setembro, quando já haviam sido iniciadas as intervenções para ampliação da marginal, ela tentou parar a obra por meio de uma liminar, que foi negada pela Justiça. A promotora diz ainda que a obra que deve dar novas faixas para os carros na Marginal Tietê não tem plano de emergência.
Um outro ponto levantado no inquérito do Ministério Público também pode ter contribuído para as inundações.
- Depois da conclusão do rebaixamento da calha do rio Tietê, não foi feito mais trabalho de manutenção. As dragas não estão no rio - afirmou Maria Amélia.
O urbanista, professor da Universidade de São Paulo e ex-vereador (PT) Nabil Bonbuki afirma que apenas a obra de ampliação da Marginal Tietê, que está suprimindo áreas verdes da via, não é responsável pelo transbordamento do Rio Tietê após a chuva ininterrupta de 14 horas em São Paulo. Mas, para ele, a manutenção de áreas verdes na marginal poderia pelo menos minimizar o problema.
- Não podemos dizer que se não houvesse a obra o transbordamento não teria acontecido. Mas é claro que impermeabilizar ainda mais a Marginal Tietê agrava o problema. Estamos insistindo num erro do passado: a várzea do Tietê não deveria ter sido ocupada, porque a água da chuva escorre para esse vale. E agora, com a justificativa de melhorar o trânsito, impermeabilizamos ainda mais essa várzea - diz o urbanista.
Segundo Bonduki, mesmo quando a obra ficar pronta e a marginal ganhra mais de 20 km de pistas, em dias de enchente o impacto para melhorar o trânsito será nulo.
- Quando o rio transborda, tanto faz ter dez ou vinte pistas na marginal. Todas ficarão inundadas e o trânsito fica travado. Por isso, o impacto da obra para melhorar o trânsito em dias de chuva, por exemplo, sera zero - diz o urbanista.
O Globo
Cristina Baddini Lucas

Nenhum comentário:

Postar um comentário