terça-feira, 31 de agosto de 2010

Colapso na Mobilidade Urbana


O Brasil vive um momento de colapso na mobilidade urbana. A afirmação é do presidente do Instituto de Mobilidade Sustentável Rua Viva, João Luiz da Silva Dias. Ele foi um dos participantes do painel de encerramento do Ciclo de Debates Desafios da Mobilidade Urbana na Região Metropolitana de Belo Horizonte, realizado nesta quinta-feira (26), no Plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais.


As causas do colapso da mobilidade, na avaliação do presidente do Rua Viva, são o crescimento urbano desordenado, a metropolização dos grandes centros, a visão do transporte público como bem de mercado e o modelo econômico baseado na indústria automobilística.


Dias deu como exemplo dessa situação o aumento do número de motos nas ruas das cidades. As altas tarifas e a baixa qualidade do transporte público tornaram vantajosa a compra de motos pela população de baixa renda que vive longe do local de trabalho.


Os resultados são a piora do trânsito e o crescimento do número de vítimas de acidentes. "No futuro, a indústria automobilística vai ser tratada como tratamos a indústria bélica ou do cigarro. Ela está produzindo mortes", declarou Dias.


Para o presidente do Rua Viva, a estruturação do transporte público como bem de mercado faz com que ele exclua as pessoas mais pobres. Dias citou dados segundo os quais 60% dos brasileiros deslocam-se majoritariamente a pé, 30% pelo transporte coletivo e 10% por meios de transporte privados.


Quando a renda aumenta, a tendência de parte da população é comprar um carro ou uma moto e desprezar o transporte público.Dias apresentou propostas para que a Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) saia dessa situação de colapso. São elas: a constituição de um consórcio das linhas de ônibus que ligam os municípios; a estruturação de uma rede de transporte por meio de estações intra e intermunicipais; a transformação do metrô de BH em empresa federal com sede na Capital; e a mudança do modelo fiscal do transporte público.


postado por: Cristina Baddini Lucas

Um comentário:

  1. O TRANSPORTE PÚBLICO DEVE SER COLOCADO PARA SUPRIR O EXCESSO DE AUTOMÓVEIS PARTICULARES NAS RUAS, A MOBILIDADE DO TRÂNSITO SE PRENDE POR DEMAIS A ADVERSIDADES QUE AO LONGO DOS ANOS CONFINOU-SE: AUTOMÓVEIS,CAMINHÕES,TRATORES,CARRETAS,MOTOS,BICICLETAS E PEDESTRES A UM CONVÍVIO MASSACRANTE E SEMPRE COM FRAGILIDADES DOS ACESSÓRIOS QUE GUIAM,ORIENTAM COM LUZES OU PLÁCAS O TRÂNSITO E ATÉ MESMO POSTURAS INDESEJÁVEIS DE ALGUNS AGENTES QUE SE FAZEM PRESENTES PARA OUTROS FINS.
    A QUESTÃO CULTURAL:
    VÂNDALOS, OPORTUNISTAS E PROTAGONISTAS DE EXCESSOS QUE SE DISTANCIAM DIARIAMENTE DA CIVILIZAÇÃO.
    A MOBILIDADE ESTÁ COMPROMETIDA PELAS CHUVAS TORRENCIAIS ,PELAS PISTAS DE ROLAMENTO QUE APRESENTAM DIVERSAS SITUAÇÕES CONTRÁRIAS A PRÓPRIA ENGENHARIA QUANDO RESPEITADA E PROFISSIONAIS QUE SÃO AS CHAVES DE TODAS ESSAS POSSIBILIDADES E QUE IMPRUDENTES A PRODUZIR POR SUAS PRÓPRIAS DECISÕES E CONVENIÊNCIAS SEUS PRÓPRIOS RECUSRSOS SEMPRE ABUSIVOS QUE TAMBÉM COLABORAM PARA O DESASTRAR AINDA MAIS . TUDO SOMADO E OUTROS TANTOS FATORES TEM PROMOVIDO O SUFOCO,ANGÚSTIA,QUE OS ENGARRAFAMENTOS PRODUZEM SEMPRE.
    PARABÉNS AOS QUE POSSUEM INTELIGÊNCIA E RACIOCINAM POR SUAS CAPACITAÇÕES E FUNÇÕES COM PROJETOS QUE VENHAM A REDUZIR AOS CONSTANTES 'MAL ESTAR' QUE A NÓS USUÁRIOS, HÓRA PEDESTRE,OUTRAS VEZES CONDUTOR PASSAMOS EM NOSSOS 'DIA A DIA.'
    JK 50 ANOS EM 5 ANOS, E DEPOIS O DESCONTROLE FORA DO PROJETO DE 'NOME PLANO PILOTO DE BRASÍLIA'.
    NÃO PRECISAMOS SER TÃO ROBÓTICOS QUANTO AOS JAPONESES MAS JÁ PODEMOS DEMONSTRAR FORÇA DE EVOLUÇÃO PARA REFUGIARMOS DESSAS CATASTRÓFICAS FILAS INDIANAS QUE OS AUTOMÓVEIS SEMPRE FICAM RETIDOS E A TESTAR A PACIÊNCIA DE TODOS QUE POR ESSES MOMENTOS SE ENCONTRAM CONSTANTEMENTE COM ESSAS ABERRAÇÕES 'SINÔNIMO' DE ATRASO .
    TUDO ENVOLVE A QUESTÃO RACIONAL,CULTURAL E SÓ VAMOS SUSTENTAR O DESENVOLVIMENTO LÓGICO SE CONSIDERARMOS QUE PRECISAMOS DE POLÍTICOS CONSCIENTES DOS PODERES DO CÓFRE PÚBLICO A PRESTAR SERVIÇOS A SOCIEDADE NO TODO.
    QUE VENHA O TRÊM BALA, OUTRAS TANTAS OPORTUNIDADES DE METRÔ , POSSIBILIDADES AÉREAS O QUE MAIS PRECISAMOS E COMEÇAR A AGIR...

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