Já comum na Europa, a prática de pegar e dar carona parece começar a fazer adeptos no Brasil. Preocupados com a redução da poluição e com a melhora do trânsito, estudantes e empresários estão compartilhando o mesmo carro durante os horários de pico. Na zona sul da cidade de São Paulo, um grupo de mães de alunos do Colégio Augusto Laranja organizam um rodízio diário para levarem os filhos até a escola. Moradoras do mesmo condomínio elas se revezam, umas levam enquanto outras buscam. A iniciativa começou por parte da própria escola que abriu uma lista para inscrever os pais com interesse em compartilhar da carona solidária. ”A necessidade de estimular a carona surgiu por causa do rodízio municipal e também pela questão da preservação ambiental”, diz a diretora Arlete Laranja. Há três anos a iniciativa integra o dia-a-dia dessas famílias, que hoje já se organizam espontaneamente. As vantagens, segundo as mães, são que os filhos ficam mais integrados com os amigos, contribuem para a redução de gás carbônico, para a diminuição do número de carros na rua, além, de ficarem com mais tempo livre para cuidarem de suas atividades pessoais. Carona corporativa A idéia surgiu com o publicitário Lincoln Paiva. “No ano passado morei em Portugal e vi que mil pessoas participam de iniciativas assim.” Como a realidade do europeu é diferente da do brasileiro, ele decidiu primeiro divulgar a prática dentro de grupos da mesma empresa, para depois partir para uma segunda etapa aberta a um público maior. Assim, o participante sentirá mais segurança em dividir o transporte com uma pessoa não tão desconhecida. O interessado acessa o site usando o login da empresa e preenche uma ficha de perfil. Na ficha coloca dados sobre o trajeto que faz, que tipo de carro tem e também responde perguntas pessoais, como que tipo de música ouve, assim, um “amigo” parecido pode ser encontrado. Uma calculadora ambiental é disponibilizada para que o usuário saiba o quanto de CO2 está deixando de emitir ao dividir um meio de transporte. E também uma calculadora financeira faz a conta de qual valor cada passageiro deve contribuir com o dono do carro. Green Mobility |
segunda-feira, 6 de dezembro de 2010
Carona Amiga
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