quinta-feira, 5 de maio de 2011

Instalação obrigatória de rastreador de veículo é adiada para 2012

O Contran (Conselho Nacional de Trânsito) adiou novamente a instalação obrigatória de dispositivo antifurto em veículos novos. Agora, os equipamentos devem começar a ser instalados só no ano que vem.

De acordo com a Resolução nº 330/09, o cronograma de instalação deveria ter sido iniciado na segunda-feira (2).

A Deliberação nº111, publicada na última sexta-feira (29), alterou a data para 15 de janeiro de 2012.

O dispositivo antifurto é composto por um chip escondido dentro do veículo. Com ele, o carro pode ser rastreado por sensores e radares eletrônicos espalhados pela cidade.

As informações são monitoradas por uma central, formando o Simrav (Sistema Integrado de Monitoramento e Registro Automático de Veículos).

O problema é que a infraestrutura de telecomunicações necessária para colocar o Simrav em funcionamento não está pronta, o que, segundo o Denatran (Departamento Nacional de Trânsito), motivou o adiamento.

A instalação do dispositivo antifurto é adiada desde abril de 2009. A principal crítica à medida é que ela invade a privacidade do cidadão, que pode ser monitorado sem consentimento.

ABS E AIRBAG

De acordo com o novo cronograma, 20% da produção de veículos destinada ao mercado nacional deverá ter o dispositivo a partir de 15 de janeiro de 2012.

Em 15 de março de 2012, o equipamento deverá estar em 40% dos veículos fabricados. Já em 15 de junho, 70% precisarão sair da linha de montagem com o rastreador.

O programa termina em 15 de agosto de 2012, quando o sistema antifurto será obrigatório para 100% da produção.

A medida atingirá gradualmente toda a frota circulante, conforme a renovação, uma vez que não prevê a instalação em veículos usados.

A resolução inclui automóveis, comerciais leves, motos, caminhões, ônibus, tratores e reboques.

Além do rastreador antifurto, freios ABS e airbag também serão itens de série obrigatórios em veículos novos por resoluções do Contran.

O cronograma de instalação desses equipamentos começa em janeiro do ano que vem e atingirá 100% da produção em janeiro de 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário