quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Hoje deixe o carro em casa


Este é um movimento mundial, que começou no ano 1997 na França, e foi trazido para o Brasil, em 2001, pelo Instituto Ruaviva. O objetivo principal é instigar a reflexão sobre o modelo de mobilidade vigente em nosso país, onde o modo individual de locomoção, o automóvel, ganha cada vez mais espaço em detrimento do transporte publico coletivo.

Então, neste dia, propomos que seja restringido o acesso de automóveis em algumas regiões do espaço urbano, para que as pessoas possam resgatar a rua como local de convívio social, através de atividades de lazer e cultura.

A Jornada visa que os preceitos da Mobilidade Sustentável, onde os pedestres, os ciclistas e principalmente o transporte público são os agente prioritários nos sistemas de mobilidade, entrem de forma definitiva para as agendas das políticas públicas em suas diversas esferas bem como para as pautas dos meios de comunicação.

Vale ainda destacar que este momento é de extrema importância para o Movimento, uma vez que as grandes cidades sofrem com o agravamento da crise de mobilidade, principalmente pelo crescimento indiscriminado do uso do automóvel e da falta de políticas adequadas e de investimentos no transporte público.

Dessa forma estamos aguardando o engajamento dos brasileiros que estejam realmente comprometidos na promoção de cidades mais aprazíveis e mais justas na divisão do espaço urbano.

2 comentários:

  1. Tá de brincadeira, vou deixar meu carro em casa e pegar um onibus da EAOSA

    ResponderExcluir
  2. gente assim mal educada anda no transito acho que a rua e dele falta humildade pra certas pessoas ninguem pega onibus e sim anda no onibus essas pessoas egoistas tem que ser multadas porque nao tem limites acho que essas pessoas nao tem folego pra andar na padaria na holanda todos andam de bicicleta acho que teria que multas pessoas que vao ao centro de carro so se educa uma pessoa quando mexe no bolso

    ResponderExcluir