segunda-feira, 21 de março de 2011

Ônibus X Motos

Nos cálculos da Associação Nacional de Transporte Público (ANTP), o ônibus ainda é mais econômico do que a moto. O cálculo envolve fatores como a ocupação de espaço no trânsito, poluição por passageiro, custo por quilômetro rodado, impostos e taxas e até custo por acidentes. Embora ganhem com vantagem em relação ao espaço viário (espaço do veículo e de circulação somados), com apenas 8m² contra 21m² requeridos por um automóvel e 54m² por um ônibus, as motos perdem em outros quesitos.

De acordo com dados coletados pela ANTP são levados em consideração o custo social, que mistura as despesas de acidentes de trânsito e emissões de poluentes, além de impostos, taxas, manutenção e depreciação. Que se somam também às passagens no caso de ônibus, combustível para as motos e para os carros, e despesa com estacionamento.

As motos perdem para ônibus: são R$ 2,37 gastos com o coletivo para se rodar sete quilômetros em cidades, valor que sobe para R$ 3,45 sobre duas rodas. Ainda assim, é mais barato do que o carro, que sai por R$ 5,55 com gasolina e R$ 5,83 com etanol. O trânsito também agradece: um único ônibus tira até 70 carros da rua.

3 comentários:

  1. que conta mais absurda, eles calcularam o custo do km rodado, mas quando vc pega um onibus e desce dois pontos depois, rodou 1 km vai pagar a tarifa integral (2,90 em sp), ja esse percurso de moto vai gastar uns 0,20 cts. fora o tempo ganho

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  2. Tempo hoje em dia vale muito mais que alguns centavos, concordaria com a questao da emissão de gases, pórem o poder público tem que revolucionar o trasporte público caso contrário a tendencia cada vez mais pessoas utilizando motos e carros no dia a dia, não dá para gastar em média duas horas num percuso de aproximadamente 15 km
    Pra que pagamos e muito bem os nossos herois Engenehiros de Transito, que nada faz, não busca nenhuma solução e o problema so aumenta a cada dia.
    Pedimos melhorias no Transporte público Urgente.

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