terça-feira, 2 de abril de 2013

Consórcio Intermunicipal Grande ABC quer Bicicletas Compartilhadas e Ciclofaixas de Lazer


A implantação de ciclofaixas e de estações de bicicletas de aluguel, na região, foi um dos temas abordados durante a assembleia geral dos prefeitos, na manhã desta segunda (1/4), no Consórcio Intermunicipal Grande ABC. O GT (Grupo e Trabalho) Mobilidade, coordenado por Andrea Brisida, terá 60 dias para fazer um levantamento que servirá de base para o projeto.
"A ideia é que nesses 60 dias a gente detalhe quais seriam as rotas, no caso das ciclofaixas e, no caso de aluguel de bicicletas, onde seriam as estações. A premissa é que sejam locais onde a bicicleta possa ser um modal complementar. A proposta, no caso, não é te ter cunho de lazer, mas ser um instrumento complementar de transporte", explicou a coordenadora.
O Plano de Mobilidade Urbana também esteve em pauta. O pacote de obras prevê 16 eixos prioritários de investimentos, distribuídos pelos sete municípios do ABC, com 118 intervenções, incluindo readequações viárias, viadutos, pontes, duplicação e extensão de vias e corredores. Ao todo, o investimento pode chegar a R$ 10 bilhões.
De acordo com o presidente da entidade e prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho, durante a pré-agenda com a ministra do Planejamento, Miriam Belchior, a titular teria reclamado que o plano apresentado pelo Consórcio não deixara clara a conexão entre obras e corredores de ônibus regionais. "Era preciso dar uma visão de onde as obras vão se inserir nesses corredores. Este foi o trabalho feito agora, não para mostrar apenas a melhoria que vai acontecer no trânsito, mas também a melhoria que será feita no transporte coletivo como um todo, a partir do pacote de obras", comentou o prefeito petista.
Agenda
No próximo dia 9, os prefeitos consorciados devem receber o secretário estadual de Saúde, Giovanni Guido Cerri, para debater as demandas regionais para o setor. No dia 6 de maio, próxima assembleia geral, o secretário estadual de Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, comparecerá à sede da entidade para dar sequência às tratativas feitas com Governo do Estado.

Grupos de Trabalho
De acordo com o secretário executivo do Consórcio, Luis Paulo Bresciani, os Grupos de Trabalho (GTs) que dão vida às pautas debatidas pelos prefeitos já estão estruturados. Porém, alguns núcleos devem eleger seus coordenadores em reuniões futuras. Segundo o presidente Luiz Marinho, alguns setores foram reformulados. "Nós demos uma enxugada nos grupos de trabalho para diminuir as reuniões", justificou. Até o final do mês, o quadro completo de coordenadores deve ser anunciado.
DGABC

Nenhum comentário:

Postar um comentário