sexta-feira, 8 de maio de 2009

De Olho no Trânsito

A Grande São Paulo está classificado como campeã em problemas com o trânsito e o morador do Grande ABC sofre com isto.

Neste ambiente altamente agressivo quanto à questão de mobilidade, a região do Grande ABC nunca teve disponível um projeto que orientasse, informasse e propusesse soluções quanto à questão do trânsito até 2008 com a criação do Projeto "De OLHO NO TRÂNSITO".

O projeto "DE OLHO NO TRÂNSITO" tem o objetivo de apresentar o trânsito como uma questão de todos: governo e população além de propor soluções como melhorar este problema.
O foco é informar, reeducar, orientar e principalmente propor soluções visando melhorias para os a mobilidade metropolitana.


O primeiro material lançado foi uma cartilha encartada no Diário na edição do dia 24 de Maio de 2008 sobre Mobilidade Urbana.

O passo seguinte foi o lançamento de cadernos especiais sobre Motos, Trem, Bicicleta, Pedestres e Automóveis, sempre no penúltimo sábado de cada mês a partir de junho de 2008.

Semanalmente, toda sexta feira o Caderno Setecidades publica a Coluna DE OLHO NO TRÂNSITO.

A partir de agora também teremos este Blog para discutir propostas e ações das prefeituras da Região, mostrar dados de institutos de pesquisa, entrevistas, propostas de políticos e órgãos governamentais, dicas de segurança e comportamento e informações relacionadas ao meio ambiente, sempre com o foco nos atuais problemas, propostas e soluções para as cidades da Grande São Paulo.

Vamos juntos entender e refletir sobre a vida nas cidades.

Cristina Baddini

Engenheira Civil, com Especialização em Urbanismo e Mestre em Transportes e Trãnsito pela COPPE - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Diretora da ONG - Instituto Rua Viva e Coordenadora do Núcleo de Cidadania do Diário do Grande ABC. Luto por uma cidade sustentável e por uma melhor qualidade de vida no ABC. Cidades com menos carros e com um bom transporte público. Menos barulho, menos poluição, pessoas mais felizes podendo caminhar pelas ruas tranquilamente e viajar de bicicleta. O mundo onde nossos filhos estão vivendo já está irremediavelmente comprometido. Vamos tentar resgatá-lo para nossos netos.