sábado, 12 de maio de 2012

Pré-lançamento do portal BRT Brasil





Em 8 de maio de 2012, data da abertura do 2º Seminário Nacional de Mobilidade Urbana e da II EXPO Mobilidade Urbana, eventos organizados em São Paulo pela ANTP, a Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU) promoveu o pré-lançamento do portal BRTBrasil, que entrará em operação efetiva no final deste mês.

Garantir o sucesso dos BRTs.

O portal BRTBrasil será o canal de comunicação para divulgação do Programa BRT Brasil, uma iniciativa da NTU com o propósito de garantir o sucesso dos novos sistemas de BRT em implantação ou revitalização no País., e acompanhar a operação desses sistemas após o término das obras.

Impulso.

Vinte projetos de BRT integram o plano de mobilidade urbana para as cidades-sede da Copa 2014. A NTU acredita que os bons resultados a serem obtidos com a operação desses novos sistemas deverão impulsionar a ampliação de investimentos em mobilidade urbana nas médias cidades brasileiras.

Endereço.

Acesse o portal BRT Brasil por meio de link ao final desta notícia.



Informativo ANTP

sexta-feira, 11 de maio de 2012

Hoje comemoramos um ano do lançamento da Década de Redução de Acidentes

O Brasil aceitou o desafio proposto pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para reduzir pela metade, até 2020, o número de vítimas de acidentes de trânsito. Para enfrentar o problema e atrair o apoio de estados e municípios, os ministérios da Saúde e das Cidades lançaram nesta quarta-feira o Pacto Nacional pela Redução dos Acidentes de Trânsito – Pacto pela Vida. Em setembro, o governo anunciará um pacote de medidas para tentar atingir a meta proposta pela OMS. O Brasil é o quinto país no ranking mundial de acidentes de trânsito, atrás de Índia, China, Estados Unidos e Rússia.
De acordo com dados do Ministério da Saúde, 145,9 mil pessoas, vítimas de acidentes de trânsito, foram internadas no ano passado e tiveram tratamento coberto pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Um custo de cerca de R$ 187 milhões. Dos acidentados, 78,3% eram homens e a maioria das pessoas internadas no período tinha entre 15 e 59 anos. A Região Sudeste concentrou quase metade dessas internações (44,9%).
As estatísticas revelaram ainda que, para cada grupo de 100 mil brasileiros, 76,5 foram internados em 2010 em decorrência de acidentes de trânsito. As maiores taxas estão entre motociclistas: 36,4 vítimas para cada 100 mil habitantes. O país vive uma epidemia de acidentes envolvendo motociclistas. O pacto é para conscientizar estados e municípios. Na saúde, devem ser reforçadas as ações de vigilância, de organização da rede de atenção de urgência e emergência. O mais importante é ter regras e maior fiscalização.
Também deve ser considerada a criação de leis que estabeleçam metas de redução de acidentes de trânsito para estados e municípios e que determinem, inclusive, a redução de repasses financeiros para quem não alcançar os objetivos.
Outra questão importante é o endurecimento das penas para infratores no trânsito para que o país alcance a meta proposta pela OMS e reduzir pela metade o número de mortes por ano, das atuais 38 mil para 19 mil mortes por ano.

As avaliações serão feitas pela ONU periodicamente e conjuntamente com o modelo de plano de ação a ONU publicou os indicadores em função dos quais serão avaliados os resultados mundiais da Década de Ações de Segurança no Trânsito. A avaliação será feita cada ano pela ONU, para cada país.

Várias entidades, capitaneada pela Associação Nacional de Transportes Públicos – ANTP elaboraram um  Plano Nacional de Redução de Acidentes e Segurança Viária para a Década 2011-2020 e entregaram ao Governos Federal, estaduais e municipais um texto produzido com a contribuição das organizações governamentais e não governamentais reunidas pelo Comitê Nacional de Mobilização pela Saúde, Segurança e Paz no Trânsito, com sugestões recolhidas de reuniões da Comissão de Trânsito da ANTP, do Instituto de Engenharia e do CEDATT para a proposta do governo brasileiro à Resolução da ONU, do qual é signatário. As recomendações que serão apresentadas compreendem um conjunto de medidas que visa, a curto, médio e longo prazos, reduzir os níveis atuais de mortalidade e lesões por acidentes de trânsito no país, tendo como meta o índice de redução proposto pela Resolução da ONU de 50% em 10 anos, por meio de ações eficientes dos Governos, em todos os níveis e âmbitos de competência, que inclui, necessariamente a aplicação dos recursos arrecadados efetivamente no combate à violência no trânsito, e do envolvimento da Sociedade Civil, no campo da fiscalização e da educação de trânsito, da saúde e da segurança viária e veicular.

quarta-feira, 9 de maio de 2012

Acontece em São Paulo o 2º Seminário de Mobilidade Urbana, da ANTP


O COORDENADOR DO MDT, ARQUITETO NAZARENO AFFONSO, FOI UM DOS DOS PALESTRANTES NA CONFERÊNCIA 3 – ASSEGURANDO A PRIORIDADE AO PEDESTRE, DURANTE O 2º SEMINÁRIO NACIONAL DE MOBILIDADE URBANA QUE ESTÁ SENDO REALIZADO EM SÃO PAULO PELA ANTP NO PERÍODO DE 8 A 10 DE MAIO DE 2012, PARALELAMENTE À II EXPO MOBILIDADE URBANA.

COORDENADOR E OBJETIVO.

A SESSÃO TEVE COMO COORDENADOR WALTER RODRIGUES DA CRUZ JUNIOR, DIRETOR PRESIDENTE DA MANAUS TRANS, E BUSCOU APRESENTAR E DEBATER O ESTADO DA ARTE DO PROJETOS EM CURSO NAS CIDADES BRASILEIRAS QUE ESTÃO ASSEGURANDO A PRIORIDADE AO PEDESTRE NO CONTEXTO URBANO.

OUTROS CONFERENCISTAS DA SESSÃO.

TAMBÉM PARTICIPOU DA SESSÃO COMO CONFERENCISTA IRINEU GNECCO FILHO, DIRETOR DE PLANEJAMENTO DA CET - SP.

DISCUSSÃO.
NAZARENO APRESENTOU A EXPERIÊNCIA DE RESPEITO A FAIXA DE PEDESTRES IMPLANTADA EM BRASÍLIA NOS ANOS 90 E QUE CONTINUA ATÉ OS DIAS DE HOJE SENDO MOTIVO DE ORGULHO AOS BRASILIENSES. A SEGUIR, IRINEU APRESENTOU O PROGRAMA DE RESPEITO A TRAVESSIA QUE O MUNICÍPIO DE SÃO PAULO ESTÁ IMPLANTANDO COM BASTANTE SUCESSO.

ENCAMINHAMENTOS.
CONSTATOU SE A IMPORTÂNCIA DAS CIDADES EM GERAL IMPLANTAREM PROJETOS DE PRIORIDADE E RESPEITO AO PEDESTRE COMO ESTIPULA O CÓDIGO DE TRÂNSITO BRASILEIRO- CTB E A RECENTE LEI DA MOBILIDADE 12.587/12. É FUNDAMENTAL QUE SEJA FEITO UM PLANEJAMENTO DAS AÇÕES E ATIVIDADES NA OPERAÇÃO, ENGENHARIA, EDUCAÇÃO E FISCALIZAÇÃO DO PROJETO DE PRIORIDADE AO PEDESTRE NAS ÁREAS URBANAS. FOI DESTACADO O PAPEL DE TER A MÍDIA COMO PARCEIRA E TAMBÉM O ESTADO EM AÇÕES COMO A FISCALIZAÇÃO DAS PELÍCULAS NOS VEÍCULOS QUE ATRAPALHAM O PEDESTRE E O CICLISTA NA NEGOCIAÇÃO DA TRAVESSIA.
AÇÕES COMO ESTAS SÃO IMPORTANTES PARA O A REDUÇÃO DE ACIDENTES COM VÍTIMAS FATAIS PARA ATINGIRMOS A META DE DIMINUIÇÃO DE 50% EM 10 ANOS