quarta-feira, 19 de maio de 2010

Candidatos à Presidência receberão propostas para a mobilidade no país


Organizado pela ANTP, no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo, no período de 11 e 13 de maio de 2010, o Seminário Nacional de Mobilidade Urbana – Desafios e Estratégias teve participação de 553 autoridades públicas, técnicos, especialistas do setor e profissionais de imprensa. Foi também acompanhado por 416 internautas que, no primeiro dia, assistiram via TV ANTP, a solenidade de abertura e a primeira sessão, com participação de líderes partidários que representavam as pré-candidaturas à Presidência da República, e no terceiro dia, o programa semanal Em Movimento, transmitido diretamente do local do encontro. As informações foram prestadas pela coordenadora técnica da ANTP e coordenadora geral do Seminário, Valeska Peres Pinto.


DOCUMENTO AOS CANDIDATOS

O presidente da ANTP, Ailton Brasiliense Pires, assinalou que, de imediato, sob a coordenação do superintendente da ANTP, Marcos Pimentel Bicalho, e do especialista Eduardo de Alcântara Vasconcellos, serão sistematizadas as informações e opiniões levantadas nas sessões do Seminário Nacional de Mobilidade Urbana - Desafios e estratégias, de modo a permitir a elaboração do documento com as propostas da ANTP a ser entregue aos candidatos à Presidência da República e aos Governos Estaduais, bem como a todos os partidos políticos que pleiteiam postos no Legislativo. “O documento ficará pronto ainda no final de maio ou no começo de junho”, disse o dirigente da ANTP.


EXPOSIÇÃO

No ambiente do Seminário Nacional de Mobilidade Urbana - Desafios e Estratégias houve uma exposição de produtos e serviços com a participação das seguintes organizações: Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos - NTU; APB Prodata do Brasil, Logit Engenharia Consultiva, Editora Fama; Shell Brasil, Promobom – Autopass, Socicam AdminIstração, Projetos e Representações, Secretaria Municipal de Transporte de São Paulo - incluindo a CET-SP e a SPTrans, Novakoasin Equipamentos e Sistemas, Federação das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado do Rio de Janeiro - FETRANSPOR; Secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanos – incluindo Metro-SP, CPTM e EMTU-SP, Tacom Projetos de Bilhetagem Inteligente, e Volvo do Brasil, de acordo com a responsável Valéria Aguiar.
Informativo ANTP

terça-feira, 18 de maio de 2010

Há muita diferença em dirigir à noite?


Cerca de 40% dos acidentes acontecem à noite.Quem der entrada no pedido a partir de ontem para conseguir a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou a mudança de categoria precisará fazer as aulas à noite.
A medida é boa.O motorista ficará mais confiante depois de aprender a dirigir à noite porque temos uma desorientação espacial neste período. À noite, temos uma queda na percepção em cerca de 50%. Não conseguimos limitar os objetos corretamente. Nós temos limitações, vemos vultos, não detalhamos o objeto, não conseguimos dimensionar espaços, distâncias e velocidades.
A luz direta no olho faz uma contratura na pupila, que vai gerar uma redução de sua visão. Cruzar este foco de luz pode gerar, digamos assim, de três a quatro segundos de cegueira. A uma velocidade de 100 km/h você estará percorrendo 80 metros a 120 metros em total escuridão. Tem que aprender a olhar com este foco, a desviar a sua visão para baixo e para direita e se guiar pelas faixas no solo e pelas guias. É a maneira de se defender.