sexta-feira, 8 de julho de 2011
Fórum Paulista de Secretários de Transporte e Trânsito vai acontecer em São Bernardo
Reunião
de 28 a 29/7/2011
São Bernardo do Campo / SP
Endereço ACISBEC - Associação Comercial e Industrial de São Bernardo do Campo
Rua do Imperador, nº 14 (esquina com a Rua Dom Pedro Mariano, 66) Bairro Nova Petrópolis – São Bernardo do Campo/SP – Tel.: (011) 2131-4802
Por meio de manifesto, Fórum Nacional de Secretários de Transportes reivindica a aprovação pelo Senado, sem mudanças, do PL da Mobilidade Urbana.
Reivindicação.
No manifesto, o Fórum Nacional sublinha “Solicitamos (...) que o Senado aprove o projeto de lei com seu texto atual e reivindicamos que o governo federal desconsidere esses questionamentos extemporâneos e deixe a matéria continuar sua tramitação". Reforço. De acordo com Ivo Palmeira, o manifesto do Fórum Nacional oferece significativo respaldo ao esforço da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), que por intermédio do seu presidente, o prefeito João Coser, de Vitória, abriu negociações sobre o tema com a ministra Ideli Salvatti, que responde justamente pela Secretaria de Relações Institucionais. Presente da reunião do Fórum Nacional, o secretário nacional de Transporte e da Mobildiade Urbana, Luiz Carlos Bueno de Lima, disse que o Ministério das Cidades está acompanhando a questão e se empenhará para fazer com que a matéria siga sua tramitação normal, até transformar-se em lei.
Leia a íntegra do manifesto
Mauá mostra horários de ônibus em tempo real
Diario do Grande ABC
Sistema de GPS (Global Positioning System) colocado nos ônibus de Mauá permite que passageiros tenham acesso em tempo real à localização dos veículos e ao tempo estimado de chegada ao ponto de parada. Para acessar o serviço, os internautas devem utilizar computador ou celular com acesso à internet. Cada uma das empresas - Leblon e Cidade de Mauá - será responsável pelas informações das próprias linhas.
O secretário municipal de Mobilidade Urbana, Renato Moreira dos Santos, afirmou que a Prefeitura pretende implementar painéis eletrônicos nos pontos de parada para facilitar a divulgação das informações das viagens em tempo real. "A parcela da população que tem acesso rápido à internet é pequena, então buscamos outras alternativas. Já estamos fazendo um levantamento para ver quais locais seriam propícios para a colocação desses painéis", explicou o secretário.
Segundo o titular da Pasta, os equipamentos serão colocados apenas em locais com grande demanda. "Não vamos por em locais ermos para evitar furtos e vandalismos."
Na opinião de Moreira dos Santos, a ferramenta auxiliará o trabalho de fiscalização das linhas, já que a Prefeitura terá acesso a informações sobre atrasos e velocidade média dos coletivos. "Isso também vai nos fornecer subsídios para eventuais mudanças nas linhas", acrescentou.
FUNCIONAMENTO
Dotada de um computador portátil, a equipe do Diário foi às ruas de Mauá na manhã de ontem para testar a eficácia do serviço. O sistema utilizado pela viação Cidade de Mauá, operadora do lote 1, é mais simples de ser compreendido e, portanto, mais eficaz. A reportagem acompanhou os trajetos das linhas 125, 132, 133 e 134 e constatou que a informação do site correspondia com a localização exata do veículo.
O sistema da Leblon é mais sofisticado, baseado no Google Maps. Por conter imagens, a página demora mais para carregar e ser atualizada, o que atrasa a informação ao usuário. A reportagem cruzou com um veículo da linha 44 sobre o Viaduto da Saudade. O site, no entanto, mostrava que o coletivo ainda estava na Avenida Queirós Pedroso.
População ainda desconhece o serviço
Passageiros ouvidos pela equipe do Diário ainda não têm conhecimento do serviço de localização dos ônibus em tempo real na cidade. Apesar de estar em funcionamento há pouco mais de 20 dias, falta divulgação do sistema.
"Eu nem estava sabendo disso. Costumo usar ônibus todos os dias e nunca ouvi ninguém comentando nada a respeito", relatou o vendedor Rodrigo Krisan, 21 anos. O passageiro afirmou que irá procurar o serviço para evitar atrasos e desperdício de tempo.
O também vendedor Diego Régis de Oliveira, 26, elogiou a iniciativa, mas avalia que o transporte municipal tem outras prioridades. "A intenção é boa, mas acho que eles deveriam primeiro colocar mais ônibus nas ruas e investir na qualidade da frota e dos pontos", sugeriu. Ele disse que também não conhecia a novidade.
Na opinião do aposentado Ailton Nogueira, 55 anos, o monitoramento tem pouca utilidade no dia-a-dia dos passageiros. "É pouca gente que tem internet ou que pode ficar acessando toda hora para ver onde está o ônibus."
COMO ACESSAR
O internauta que quiser acompanhar o trajeto das linhas municipais em tempo real deve acessar o site www.maua.sp.gov.br/onibus, selecionar o lote desejado e, em seguida buscar o itinerário a ser utilizadoquarta-feira, 6 de julho de 2011
SP usa sem-teto no trânsito
Depois do treinamento, os sem-teto poderão integrar algum projeto da prefeitura ou buscar emprego como funcionários de agências de turismo. Haverá aulas sobre a função de um guia turístico, os pontos turísticos do centro e a história de São Paulo. A ideia do projeto é requalificar pessoas em situação de "vulnerabilidade social" para que elas possam voltar ao mercado de trabalho.
Terra