terça-feira, 9 de outubro de 2012

O dia europeu sem carros

Semana Europeia da Mobilidade é uma campanha anual sobre a mobilidade urbana sustentável, organizado com o apoio político e financeiro da Direcção-Geral do Ambiente e dos Transportes da Comissão Europeia.

O objetivo da iniciativa, que funciona de 16 a 22 de setembro de cada ano, é incentivar as autoridades locais europeias para apresentar e promover medidas de transporte sustentável e convidar os cidadãos a experimentar alternativas ao uso do carro.

A Semana culmina com o Dia Europeu Sem Carros, no dia 22 de setembro. Durante este dia, partes das várias cidades participantes apenas estão abertas a pedestres, a ciclistas e aos transportes públicos.

O site da Semana Europeia da Mobilidade (http://www.mobilityweek.eu) refere que desde a sua introdução em 2002, o impacto da Semana Europeia da Mobilidade tem crescido constantemente, tanto na Europa como em todo o mundo. Em 2010, um número recorde de 2268 cidades, representando cerca de 227 milhões de cidadãos, registados oficialmente para a campanha. Um total de 7506 medidas têm sido implementadas, focando principalmente as infraestruturas para a prática do ciclismo e da caminhada, a acalmia de tráfego, a melhoria da acessibilidade dos transportes e o aumento da conscientização sobre o comportamento sustentável.

Este ano, o Dia Europeu Sem Carros foi a um calmo domingo, pelo menos assim não se tornou um grande transtorno, e até porque em Setúbal esta iniciativa não teve grande penetração, foi algum limitada quer no espaço físico quer nas atividades desenvolvidas (bem sei que estamos em crise). Mas acredito que o propósito desta iniciativa deve passar por convida-lo(a), pelo menos durante um dia, a utilizar os transportes públicos ou andar de bicicleta ou a caminhar para se deslocar pela sua cidade. E, enquanto aceita este convite, vai reparar que se acabaram as dificuldades com o estacionamento, que apanhou algum ar fresco, que fez um pouco de exercício, que utilizou o caminho para organizar ou para refletir sobre o seu dia, que observou a cidade que o rodeia - as casas, a paisagem e as pessoas.

Se passar outro “Dia Europeu Sem carros” poderá começar a questionar-se porque é que os passeios têm sempre automóveis estacionados, porque é que ninguém repara o piso nalguns passeios, porque é que alguns passeios têm menos de um palmo de largura quando existem 3 faixas de rodagem para a circulação automóvel?…

Mais outro “Dia Europeu Sem carros”, e poderá questionar-se porque é que a qualidade dos nossos transportes públicos não são coniventes com os impostos que pagamos, porque é que nos nossos passeios não são tratados de modo a facilitar o acesso a cadeiras de rodas e de bebés, porque é que os passeios são apenas o espaço entre a estrada e os edifícios e não têm qualquer tratamento nem são sujeitos a qualquer estudo?...

Outro e outro “Dia Europeu Sem carros”, e poderá questionar-se porque é que não existem mais ciclovias, porque é que existe circulação automóvel em todas as zonas da nossa cidade, porque é que o veiculo automóvel é um dos principais reguladores urbanísticos na nossa cidade?...

Bem sei que é desequilibrante sair da rotina do automóvel, do jugo do automóvel, mas para se dar um passo em frente é necessário perder o equilíbrio… pense nisso.

Rui Pereira - 08-10-2012 09:44

segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Seminário internacional debateu deslocamentos a pé na cidade de São Paulo


O superintendente Luiz Carlos Mantovani Néspoli participou como representante da ANTP do debate Acidentes nas calçadas (subnotificações de ocorrências, custos ignorados e fontes de recursos), coordenado pelo ombudsman da Companhia de Engenharia de Tráfego de São Paulo (CET-SP), Philip Gold, e que reuniu ainda Julia Maria D’Andrea Greve, do Instituto de Ortopedia e Traumatologia da Faculdade de Medicina da USP; Verónique Feypell, da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) e Adalberto Maluf, representante da Fundação Clinton.
O debate integrou a programação de 15 sessões do Seminário Internacional ‘Andar a Pé Na Cidade’, organizado pela CET-SP e realizado em 21 de setembro, véspera do Dia Mundial Sem Carro, na sede da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP). A sessão de teve a participação dos secretários municipais Marcelo Cardinale Branco, de Transportes, e Eduardo Jorge, do Verde e do Meio Ambiente.
Nas demais sessões, autoridades e representantes de entidades do setor e especialistas expuseram e debateram o tema dos deslocamentos a pé em Stuttgart, Alemanha; Nova York, EUA; Copenhague, Dinamarca; Bogotá, Colômbia, e cidades inglesas, além das cidades brasileiras de Joinville, Santa Catarina, e Foz do Iguaçu, Paraná.
O Seminário Internacional ‘Andar a Pé Na Cidade’ atraiu 153 pessoas. A realização do encontro teve particpação da ANTP, patrocinio do banco Itaú/Unibanco e apoio da FIESP.