quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

SÃO PAULO GANHA CENTRO DE TREINAMENTO EXCLUSIVO PARA MOTOCICLISTAS

Projeto faz parte de um convênio de cooperação entre a Abraciclo e a CET; expectativa é atender até 20 mil motociclistas por ano

A Abraciclo – Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares – e a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) firmam oficialmente nesta quarta-feira acordo de cooperação visando a criação do Centro Educacional Paulistano de Motociclistas - CEPAM. As obras devem ter início no mês de fevereiro.

Além do conhecimento técnico, a entidade, através do apoio de seus associados Dafra, Harley-Davidson, Honda, Kawasaki e Yamaha, fará um investimento mínimo de R$ 520 mil para a realização de benfeitorias na infraestrutura do local escolhido, onde atualmente está situado o Espaço Vivencial de Trânsito - EVT Chico Landi, na Zona Leste da capital.

O Centro representará uma iniciativa pioneira e inédita que pode inspirar outros órgãos e municípios brasileiros, considerando o aumento em todo o Brasil do uso da motocicleta tanto para fins particulares como profissionais.

“Nossa expectativa é que o CEPAM possa servir como uma referência para os motociclistas, e que as ações ali realizadas sirvam não só para o aprimoramento de conhecimento e habilidades, mas também para promover uma mudança de comportamento no trânsito”, afirma Roberto Akiyama, presidente da entidade.

O convênio tem prazo de vigência de 30 meses, contados a partir da assinatura do contrato, prorrogável por igual período mediante interesse das partes. A expectativa é atender até 20 mil motociclistas ao ano.

Esta não é a primeira vez que a CET e a Abraciclo firmam acordo buscando uma maior conscientização dos motociclistas. A entidade também realizou, através de Convênio de Cooperação firmado em 2004, obras e benfeitorias feitas no Centro de Treinamento e Educação de Trânsito da CET (CETET), localizado na Barra Funda.

Só para Motociclistas

A finalidade do Centro é a promoção de uma diversidade de programas e eventos educativos focados exclusivamente nos motociclistas, como treinamentos teóricos e práticos, feiras e exposições, seminários, palestras, congressos, desenvolvimento de pesquisas, eventos de mobilização e conscientização – como, por exemplo, o tradicional MotoCheck-Up, realizado pela Abraciclo desde 2008, que já atraiu mais de 30 mil motociclistas – com o intuito de disseminar informações, transmitir conhecimentos técnicos, desenvolver habilidades práticas de pilotagem segura, incutir regras de trânsito e difundir valores e princípios de cidadania.

O convênio estabelece que a Abraciclo será responsável pela elaboração do projeto executivo e realização das obras de adequação, além de ceder 20 motocicletas a serem utilizadas nos treinamentos efetuados no local.

Já a CET entra com a oferta do espaço, elaboração dos conteúdos técnicos dos programas educativos e materiais didáticos - contando com o apoio da ABRACICLO, além de cuidar da manutenção predial e da oferta de recursos humanos.

Juntas, as duas entidades elaborarão um calendário anual com todos os eventos a serem organizados no local.

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Perkons lança CTB Digital

Empresa especializada em gestão do trânsito lança um canal de consulta ao Código de Trânsito Brasileiro online, o CTB Digital – uma ferramenta completa, atualizada e com o suporte de comentários técnicos de especialistas.

Especialistas, jornalistas e interessados em trânsito passam a contar com uma ferramenta mais completa na hora de consultar o Código de Trânsito Brasileiro: é o CTB Digital, desenvolvido pela Perkons S/A, que trabalha com sistemas de segurança e gestão de trânsito. De fácil acesso, com a navegação simplificada, o canal www.ctbdigital.com.br vai oferecer a partir de hoje (7/2) informações atualizadas e suporte completo de artigos, comentários e notas sobre a legislação de trânsito.
Uma das novidades em relação a outros sites é que ele foi estruturado para facilitar a busca e pesquisa de informações e artigos relacionados à legislação. O CTB Digital conta com anotações de todas as resoluções e portarias vigentes, comentários, artigos e um FAQ (Frequently Asked Questions) para as questões que são dúvidas comuns.
Segundo a gerente de marketing da Perkons, Maria Amélia Marques Franco, o projeto visa socializar a informação sobre a legislação de trânsito. “São comuns dúvidas sobre as normas de trânsito, pois elas regem a forma como as pessoas transitam ou transportam bens e como a administração pública cuida da segurança e mobilidade em seus deslocamentos”, explica. Especialista em gestão de trânsito e mobilidade urbana pela PUC-PR, Maria Amélia destaca que a legislação é vasta e constantemente atualizada. “Em média, o Contran publica trinta resoluções ao ano e desde 2010 já foram divulgadas 1.434 portarias pelo Denatran, que regulamentam e instruem a aplicação da lei. Com este serviço, esperamos diminuir as barreiras que dificultam o amplo conhecimento das pessoas sobre seus direitos e deveres no trânsito“, completa.
O especialista em direito de trânsito Julyver Modesto de Araújo é quem assina os comentários no site. Ele preside a Associação Brasileira de Profissionais do Trânsito (ABPTRAN) e coordena e ministra cursos sobre o assunto pelo Centro de Estudos Avançados e Treinamento (CEAT). Para ele, o lançamento tem grande importância para os profissionais do trânsito. “Os leitores terão, com certeza, um rico e atualizado material, que lhes proporcionará uma visão jurídica mais ampla sobre o fenômeno ‘trânsito’ e, para os que trabalham na área, uma atuação mais técnica e especializada. O CTB Digital permitirá uma melhor compreensão deste conjunto especial de normas, caracterizado, principalmente, pela sua complexidade e seu dinamismo”, diz.

Acesse: www.ctbdigital.com.br

Assessoria de Imprensa Perkons

Novo ministro defende gestão e resultados à frente das Cidades



O novo ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), defendeu nesta segunda-feira uma "boa gestão" à frente da pasta e disse que pretende ter, no primeiro escalão do governo federal, "foco incansável para a coisa pública". Em seu discurso de posse, Ribeiro relembrou que a classe política, em meio a tantos escândalos e suspeitas de irregularidades, está desacreditada, mas disse que buscará fiscalizar "pessoalmente" o andamento de obras, com interlocução junto a órgãos de controle, para garantir o cumprimento dos projetos do governo.

"Nos dias atuais é forçoso reconhecer que vivemos um clima de grande ceticismo em relação à política. Refleti bastante sobre qual papel caberia desempenhar (na pasta). Pessoalmente tratarei da interlocução com órgãos de controle e fiscalizarei o andamento das obras para garantir o cumprimento das metas", disse o novo ministro.

"É possível, sim, ter sensibilidade social à flor da pele e foco incansável para a coisa pública. É possível, sim, pensar grande e agir no detalhe na hora de executar. Isso é modernidade na hora de fazer política, é romper o falso dilema entre política e gestão", afirmou ele. "A boa gestão na vida pública tem que ser política, política no sentido mais amplo. A boa política nos dias de hoje tem que estar baseada na gestão, nos resultados, na realização, no alcance de metas, na busca pelo avanço. Gestão será a nossa prioridade, nossa diretriz e minha maior missão no Ministério das Cidades."

Na solenidade de posse, Aguinaldo Ribeiro agradeceu o antecessor, Mário Negromonte, que deixa o governo em meio a denúncias, e disse que, na nova função no governo, irá trabalhar por projetos que garantam inclusão social à população carente. Entre suas novas responsabilidades como ministro das Cidades estará o controle, por exemplo, do programa Minha Casa, Minha Vida, de construção de casas populares.

Antes mesmo de tomar posse, Ribeiro assinou, conforme registro do Diário Oficial da União, a exoneração do número dois da pasta, Roberto Muniz, aliado de Negromonte.

Entre as denúncias que deram início à onda de suspeitas contra o agora ex-ministro Mário Negromonte está a de uma suposta fraude que teria respaldado tecnicamente um acordo político que mudou um projeto de infraestrutura da Copa do Mundo de 2014 em Cuiabá. De acordo com reportagem do jornal O Estado de S. Paulo, um documento forjado pela diretora de Mobilidade Urbana da pasta, Luiza Gomide, teria adulterado o parecer técnico que vetava a mudança do projeto de mobilidade na capital mato-grossense. Com a suposta adulteração, os custos do projeto foram ampliados em R$ 700 milhões.

No caso de Aguinaldo Ribeiro, outra reportagem de O Estado de S. Paulo afirma que estão sob suspeita a suposta destinação política de emendas parlamentares para Campina Grande (PB), município em que a irmã é pré-candidata à prefeitura; a pressão para que repasses governamentais fossem priorizados para a prefeitura de Pilar (PB), governada por sua mãe; e o emprego de um primo, que não daria expediente, em seu gabinete na Câmara dos Deputados, em Brasília.

A queda de Negromonte
O ministro das Cidades, Mário Negromonte (PP), foi o sétimo ministro do governo Dilma Rousseff a pedir demissão após denúncias de irregularidades em suas pastas. Ele pediu demissão à presidente em 2 de fevereiro de 2012 por não resistir à pressão, mesmo após negar no Senado as acusações.

Havia, ainda, a suspeita de que o tesoureiro do Partido Progressista, Leodegar Tiscoski, e outros executivos ligados à legenda favoreciam empreiteiras no gabinete do ministério liberando recursos para obras consideradas irregulares pelo Tribunal de Contas da União (TCU). Dias antes da demissão, o jornal Folha de S.Paulo publicou que Negromonte teria participado, junto com o secretário-executivo da pasta, Roberto Muniz, de reuniões privadas com um empresário e um lobista. Após a reportagem, o chefe de gabinete do ministro, Cássio Peixoto, foi demitido.

Terra