quinta-feira, 28 de março de 2013

Governo deve ampliar desoneração sobre transportes, inclusive os não poluentes

A proposta de equipe econômica da presidente Dilma Rousseff de isentar os impostos PIS / Cofins sobre o óleo diesel dos ônibus urbanos pode ser ampliada.
Há um estudo para que a desoneração destes tributos seja sobre o faturamento das empresas de transportes e com isso, poderiam ser incluídos outros meios de transporte urbano que não usam diesel, como trem, metrô e trólebus.
E caminhos para isso, o Governo Federal tem. Ele pode aproveitar o projeto de lei número 310, que tramita na Comissão de Assuntos Econômicos do Senado, que cria o Reitup – Regime Especial de Incentivos para o Transporte Coletivo Urbano e Metropolitano de Passageiros.
A facilidade é que o projeto do Reitup pode ser analisado em caráter terminativo, ou seja, somente pela Comissão, sem a necessidade de entrar nas longas filas das pautas de votação do plenário.
O Reitup prevê menos impostos nos combustíveis, tanto os fósseis como os renováveis e energia elétrica, pneus, peças, chassis e carrocerias e outros insumos usados diretamente na prestação de serviços.
Se as empresas não atenderem todas as exigências de contrapartida do Reitup num período de seis meses, como redução nos índices de aumentos das tarifas, pagamento em dia de impostos e salários, investimentos em melhorias da frota e serviços e oferta de integrações, elas perderão individualmente ser excluídas do regime.
Estados e municípios também pode participar desonerando as prestadoras de serviços de tributos como ICMS – Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços e ISS – Imposto sobre Serviços.
Com a disposição agora do Governo Federal, preocupado com a perda do controle da inflação e com os impactos dos aumentos das tarifas de transportes nos índices inflacionários, o Reitup pode agora começar a sair do papel.
As expectativas para a aprovação do Reitup são positivas. Um dos autores do projeto, deputado Carlos Zarattini, acredita que o regime pode reduzir entre 20% e 25% o valor das tarifas e os próximos aumentos.
Pelo projeto, a Cide – Contribuição de Intervenção sobre o Domínio Econômico continuaria zerada para o óleo diesel de ônibus. Também seria desonerado o custo de energia elétrica para transportes de tecnologia limpa, como trólebus, metrô e trens.
Mas com ou sem Reitup, as desonerações fiscais que devem ocorrer serão condicionadas a ações das empresas prestadoras de serviços, como reajustes menores das passagens e integrações tarifárias nos moldes do Bilhete Único.
Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes.
Blog Ponto de Ônibus

quarta-feira, 27 de março de 2013

Santo André: Departamento de Segurança e Trânsito começa instalar nobreak em semáforo


Após estudo, equipamentos serão testados em três pontos da cidade considerados problemáticos.
O Departamento de Segurança e Trânsito inicia nesta quarta-feira (27) a instalação de três aparelhos de nobreak em semáforos da cidade a fim de mantê-los em funcionamento quando há quedas de energia, principalmente em dias de chuva. Os equipamentos serão instalados nos seguintes cruzamentos: Avenida Capitão Mário Toledo de Camargo com a Avenida São Bernardo, Avenida Santos Dumont com a Rua dos Tamoios e Avenida dos Estados com a Rua São José. Os trabalhos começarão às 8h e a previsão é que até o fim do dia estejam concluídos.
De acordo com o diretor do Departamento de Segurança e Trânsito, Epeus Pinto Monteiro, esses cruzamentos foram identificados como problemáticos, após estudo prévio. A análise apontou os locais como pontos onde existem altos índices de queda de energia. “Por acarretarem grandes congestionamentos quando há falta de energia, até pelo fato de serem verdadeiros corredores de trânsito, optamos em colocar os nobreaks nestes locais”, explica.
Após os testes, que devem durar cerca de 60 dias, o Departamento de Segurança e Trânsito irá desenvolver um projeto para que a cidade toda seja contemplada com os equipamentos. “Por enquanto, testaremos os três equipamentos, sem ônus para Administração, para ver qual a melhor tecnologia para nossos semáforos. Nossa expectativa é que no próximo verão tenhamos boa parte dos 250 cruzamentos semaforizados com nobreaks”, afirma Monteiro.
FUNCIONAMENTO – O nobreak é um equipamento acoplado nas caixas semafóricas, próximo ao controlador. Funciona com bateria recarregável no próprio semáforo. Em caso de queda de energia, entra em ação, deixando os semáforos em funcionamento.
A bateria de um nobreak tem durabilidade que varia de quatro meses a quatro anos e o equipamento pode ficar em funcionamento até 4h30. O custo varia de R$ 2 mil a R$ 10 mil. No entanto, para ser instalado é necessário que o conjunto semafórico possua algumas condições técnicas, como lâmpadas LED que consomem menos energia.
Fonte: Prefeitura de Santo André