quinta-feira, 16 de junho de 2011

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Em Movimento discutirá nesta quinta-feira, 16 de junho de 2011, às 16 horas, o tema 'Ações de proteção ao pedestre'
Com o comando do jornalista José Márcio Mendonça, o programa de entrevistas da ANTP TV, Em Movimento discutirá nesta quinta-feira, 16 de junho de 2011, a partir da 16 horas, o tema Ações de proteção ao pedestre . Convidados. Participarão do programa, por meio de entrevista gravadas, Ademar Gondim, presidente do Fórum Nacional de Secretários (as) e Dirigentes Públicos de Transporte e Trânsito e presidente da Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor); Rogério Crantschaninov. presidente do Fórum Paulista de Secretários e Dirigentes de Transporte Urbano e Trânsito e presidente da Companhia de Engenharia de Tráfego de Santos (CET-Santos); Eudilio Saraiva, do Departamento de Educação de Trânsito da URBS Curitiba, e Luiz Carlos Néspoli, do Departamento de Educação de Trânsito da Companhia de Engenharia de Tráfego de São Paulo (CET-SP). Uma hora de duração. Para favorecer o acompanhamento por parte do público, desde o início de 2011, o programa Em Movimento passou ter uma hora de duração. Programa gravado. Pelo fato de o programa ter sido gravado, não será possível a participação do público.
Acesse o ambiente virtual da ANTP TV para transmissões ao vivo e para programas gravados

segunda-feira, 13 de junho de 2011

Alckmin anuncia R$ 5,2 bilhões de verba para transporte público no ABC

O governador do Estado, Geraldo Alckmin, e os prefeitos do Consórcio Intermunicipal Grande ABC apresentaram nesta terça-feira a Agenda Metropolitana do Governo Estadual e do Consórcio Intermunicipal Grande ABC.

O evento foi dividido em duas etapas, com reuniões de trabalho e a plenária geral. Pela localização e proximidade com o Consórcio Intermunicipal, as reuniões foram realizadas em salas do Paço de Santo André, do Semasa e do Teatro Municipal, espaços disponibilizados pelo Prefeitura local.

Das 10h às 12h, os Grupos de Trabalho do Consórcio Intermunicipal, compostos por representantes de cada município, se reunirão com os secretários estaduais. Foram 13 reuniões de trabalho que ocorreram simultaneamente, de acordo com os eixos temáticos de atuação do Consórcio. O objetivo foi aprofundar a discussão com os secretários estaduais sobre as prioridades regionais, sistematizar o debate e definir encaminhamentos futuros, buscando estabelecer uma dinâmica de diálogo permanente entre o Consórcio Intermunicipal e as secretarias estaduais.

O governador Geraldo Alckmin anunciou o investimento na ordem de R$ 6,3 milhões para o ABC, sendo R$ 5,2 bilhões na área de transportes. Além do já anunciado VLT (Veículo Leve Sobre Trilhos), que tem início das obras previsto para o segundo semestre do próximo ano, há projeto para instalação do Expresso ABC - linha da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) com menos paradas e trajeto mais rápido do que o da Linha 10 Turquesa.

O VLT (Linha 18 do Metrô) precisará de investimento de R$ 4 bilhões, sendo R$ 2,8 bi na primeira fase (ligação da estação Tamanduateí até o Centro de São Bernardo) e R$ 1,2 bi na segunda (ligação do Centro de São Bernardo até a região do Alvarenga). “Nosso gargalo é financeiro, por isso, vamos pleitear R$ 850 milhões do PAC 2, além de financiar R$ 400 milhões pelo BNDES e ter contrapartida de R$ 1,6 bilhões”, explica Jurandir Fernandes, secretário de Transportes Metropolitanos do Estado. A estimativa é de que o início das obras tenha início no segundo semestre de 2012 e que a primeira fase seja entregue em 2014.

Expresso ABC depende de concessão federal
O Expresso ABC, trem que circulará ao lado da Linha 10 Turquesa da CPTM, prevê diminuir o tempo da viagem em até 35%. Entretanto, para que o projeto de PPP (Parceria Público Privada) saia do papel, será necessário solicitar concessão do terreno localizado ao lado dos trilhos da CPTM junto ao Governo Federal. “Esse processo para concessão não pode durar mais do que um ano, já que este é um projeto para 2014”, comenta o secretário de Transportes Metropolitanos do Estado.

Diferente dos trens da Linha 10 – Turquesa da CPTM, que percorrem 35 quilômetros com 14 paradas, o Expresso ABC percorrerá 25 quilômetros e fará apenas seis paradas. A expectativa é de que o tempo de viagem caia de 36 para 22 minutos. “Estudos nos mostraram que 80% dos usuários circulam por seis pontos principais: Mauá, Santo André, São Caetano, Tamanduateí, Brás e Luz”, destaca o secretário.

A verba de R$ 1,2 bilhões será utilizada para construção de mais dois trilhos (R$ 824 milhões) e para a modernização das estações (R$ 445 milhões). O Expresso receberá 10 trens e a tarifa cobrada será a mesma da Linha 10.

Outros investimentos

A integração tarifária por meio do BOM (Bilhete de Ônibus Metropolitano) foi outro assunto discutido. Inicialmente, será feito projeto piloto a partir do próximo dia 27 com ligação da EMTU, CPTM e Metrô. No ABC, será responsabilidade dos municípios realizarem integração das linhas intermunicipais entre si, para depois aderir a integração com a CPTM e Metrô. Já a Metra, empresa que opera os trólebus no corredor ABD, tem até o fim do ano para introduzir o BOM.

Ligação Jacu Pêssego com avenida dos Estados


Foi anunciado ainda as obras de ligação expressa entre as avenidas Jacu Pêssego e dos Estados, trecho de três quilômetros que terá investimento de R$ 84,5 milhões. Faz parte da obra a eliminação da passagem de nível da avenida Rosa Kasinski, na Estação Capuava e a execução de um viaduto de 570 metros e ponte de 160 metros, responsáveis pela eliminação da travessia em nível com a via férrea (cancela) na estação Capuava.

Faixa de pedestre, por Alexandre Garcia


Na maior cidade do país, começaram agora uma campanha pela faixa de pedestre, que ninguém respeita.
Com frequência ouço relato de motoristas brasilienses, acostumados no respeito à faixa, que sofreram colisões na traseira de seus carros porque pararam para o paulistano passar. Em Brasília, o respeito à faixa foi resultado de uma política firme, que contou com o apoio da população.
As faixas foram repintadas e vigiadas por policiais ou agentes do Detran, para multar quem não parasse para o pedestre passar. Funcionou, mesmo antes do atual código de trânsito.
O problema é que alguém resolveu inovar, sem pensar muito nas consequências. Inventou o tal sinal de vida, recomendando ao pedestre que levante o braço para sinalizar o desejo de atravessar.
O erro está em que isso transferiu ao motorista a ideia de que o pedestre está pedindo licença para usar a faixa. Portanto, a faixa não é do pedestre, mas do motorista. Com isso, a conquista se esmaeceu, perdeu força. Já vi muita gente com os braços ocupados impedida de atravessar a rua: senhoras com um bebê num braço e uma bolsa no outro, gente de muletas ou carregando malas nas duas mãos. No mundo civilizado, o primeiro passo na faixa é sinal de parada para os veículos.
Em Brasília, bastava estar de frente para a rua, diante de uma faixa, para os carros pararem. Agora isso já é raro.
Pois São Paulo está copiando o que deu errado em Brasília e não o que deu certo. Vai ficar na mesma. A faixa continuará do motorista, e não do pedestre.
O Código Brasileiro de Trânsito estabelece que todos os veículos, motorizados ou não, são responsáveis pela vida do pedestre.
É a tradução para a lei do princípio moral de que os mais fortes são responsáveis pela proteção dos mais fracos. Quem está protegido por uma armadura de aço é responsável por quem está protegido apenas pela roupa do corpo.
O pedestre também precisa fazer a sua parte. Não pode caminhar entre os carros — isso está expressamente proibido no código de trânsito.
Tampouco pode atravessar pela faixa onde houver semáforo e ele estiver vermelho para a travessia. Nem pode, onde houver faixa, atravessar por outro lugar. Parecem novidades, aqui neste país ainda pré-civilizado.

Originalmente publicado no jornal Em Tempo, em 07/06/2011.