quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Estação São Caetano aceitará Cartão BOM

A partir do dia 27, a estação ferroviária de São Caetano passará a aceitar o Cartão BOM (Bilhete de Ônibus Metropolitano). Na Linha 10-Turquesa, que liga Rio Grande da Serra à Capital, desde ontem os passageiros também podem utilizar o tíquete eletrônico no terminal do Brás, no Centro de São Paulo.
A expansão do projeto BOM Nos Trilhos foi anunciada ontem pelo governador Geraldo Alckmin (PSDB). Além de São Caetano e Brás, outras 20 estações passarão a aceitar o bilhete.
No Metrô serão as paradas Itaquera, Carrão, Penha, Barra Funda, Armênia e Tucuruvi. Na CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) serão as estações Osasco, Carapicuíba, Barra Funda, Itaquera, Brás, Mogi das Cruzes, Estudantes, Guaianazes, Itaim Paulista, São Miguel, Comendador Ermelino, Itapevi, Caieiras e Grajaú.
A implantação foi dividida em três etapas. A primeira começou ontem, em dez locais. A segunda será no sábado, quando sete terminais iniciarão a operação. A última, no dia 27, envolve cinco paradas.
Alckmin explica que, por enquanto, não haverá desconto nas conexões do Cartão BOM entre ônibus intermunicipais e sistema metroferroviário. "Neste momento, a integração é física e eletrônica. A pessoa não precisa ter dois ou três tipos de cartão. É mais conforto e segurança." A previsão é de que, até junho, o bilhete seja aceito em 80 pontos.
Há seis meses, o Estado havia divulgado que as estações Prefeito Celso Daniel - Santo André e Rio Grande da Serra seriam as primeiras a aceitar o BOM. O secretário de Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, explica que a mudança foi feita em razão de adaptações técnicas. "A grande dificuldade é a questão da compatibilidade tecnológica. O sistema BOM funciona com chip e tem um software específico. Se uma determinada prefeitura adquire sistema de banda magnética, por exemplo, não consegue entrar. Por isso temos de avaliar caso a caso, não é uma opção nossa."
Já o governador afirma que o critério utilizado para a escolha dos locais foi a quantidade de passageiros atendidos. "Embora sejam 22 estações, elas representam metade das linhas e são aquelas que mais beneficiam a população."

RECARGA
O Estado pretende, até o fim do primeiro semestre de 2013, permitir que o Cartão BOM possa ser recarregado pela internet. Segundo Alckmin, sistema irá reduzir filas nas estações e agilizar o carregamento dos créditos.
CS10.4Também nos próximos seis meses, o governo tentará aumentar o número de cidades que aceitam o bilhete metropolitano nos ônibus municipais. Atualmente, oito prefeituras já assinaram convênio com o Estado: Cotia, Taboão da Serra, Carapicuíba, Mairiporã, Ferraz de Vasconcelos, Poá, Rio Grande da Serra e São Caetano.


Alckmin promete ‘mutirão' para agilizar licenças do Rodoanel

Com intuito de não comprometer o cronograma das obras do Trecho Leste do Rodoanel, o governador Geraldo Alckmin (PSDB) promete criar "mutirão" na Secretaria de Meio Ambiente para acelerar a emissão de licenças. Na semana passada, o presidente da concessionária SPMar, empresa que constrói o empreendimento, falou ao Diário que teme atraso na entrega, prometida para março de 2014.
A construção é feita por lotes e a empresa depende da liberação dos trabalhos nas áreas 5 e 6, localizadas em Ribeirão Pires e Suzano. Os pontos ficam entre locais onde as obras já foram liberadas, o que impede o avanço das equipes. A Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) informa que ainda depende que a concessionária forneça informações complementares para que a autorização seja concedida.
Questionado sobre a situação, Alckmin reiterou o pedido de agilidade e fez trocadilho. "Meu cumprimento ao Bruno Covas (secretário de Meio Ambiente) e ao Otavio Okano (presidente da Cetesb) é ‘peço licença'."
O Trecho Leste do Rodoanel tem 43,5 quilômetros e ligará a Avenida Papa João XXIII, em Mauá, com as rodovias Henrique Eroles, Ayrton Senna e Presidente Dutra.

terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Estação de São Caetano implantará cartão BOM

No próximo dia 27, a estação de São Caetano (linha 10 da CPTM) implantará o cartão BOM (Bilhete do Ônibus Metropolitano) como forma de pagamento na integração entre as linhas de trem e metrô da Região Metropolitana de São Paulo. O anúncio do novo sistema, além do cronograma de lançamento nas demais linhas foi realizado na manhã desta segunda-feira (17/12) pelo governador Geraldo Alckmin na estação Itaquera do Metrô. Entre as primeiras cidades a se beneficiarem com a facilidade está Itaquera, Brás, Carrão, Penha e Barra Funda (linha 3 do Metrô) Osasco, Carapicuíba e Barra Funda (Linha 8 CPTM), Itaquera (Linha 11 CPTM) e Brás (Linha 12 CPTM).




No dia 22, mais sete estações da CPTM contarão com essa facilidade e no dia 27, além da estação São Caetano, mais duas estações do Metrô e duas da CPTM. Essas 22 estações foram selecionadas por apresentarem maior volume de usuários nas integrações físicas entre EMTU, Metrô e CPTM, além de melhores condições estruturais para instalação dos equipamentos.



O cartão BOM (Bilhete do Ônibus Metropolitano) da EMTU/SP já é utilizado em mais de 600 linhas de ônibus intermunicipais da RMSP. Nesta etapa, serão beneficiados 100 mil usuários. Quando as 153 estações do sistema sobre trilhos (89 da CPTM e 64 do Metrô) oferecerem este benefício, cerca de 500 mil usuários do sistema metropolitano de ônibus serão beneficiados. Nas 22 estações anunciadas hoje, serão integrados fisicamente o Cartão BOM Comum, o BOM Empresarial e o Vale-Transporte, ficando de fora o BOM Escolar, BOM Sênior e BOM Especial.



Benefícios do Cartão BOM



O projeto piloto da integração física do Cartão BOM foi lançado na Estação Palmeiras-Barra Funda do Metrô e CPTM pelo Governador Geraldo Alckmin, atendendo antiga reivindicação dos usuários quanto a unificação da forma de pagamento nos ônibus metropolitanos (gerenciados pela EMTU/SP), Metrô e nos trens da CPTM.





A unificação da forma de pagamento nos diferentes sistemas de transporte coletivo da RMSP facilita a adoção de novas políticas tarifárias e de gestão de transporte, beneficiando diretamente os usuários. Desde seu lançamento, o cartão BOM tem permitido maior agilidade entre as viagens, pois os usuários dos ônibus da EMTU não precisem mais comprar bilhetes individuais do Metrô e da CPTM.





A recarga dos cartões Bom Vale Transporte e Bom Empresarial pode ser feita nas catracas dos ônibus metropolitanos e também nas 60 lojas e postos de atendimento distribuídos na Região Metropolitana de São Paulo. O Bom comum pode ser recarregado nas lojas e postos de atendimento. A relação completa pode ser consultada no site www.cartaobom.com.br



Cronograma de lançamento



Dia 17/12

Estações do Metrô: Itaquera, Brás, Carrão, Penha e Barra Funda (Linha 3);

Estações da CPTM: Osasco, Carapicuíba e Barra Funda (Linha 8), Itaquera (Linha 11), Brás (Linha 12).



Dia 22/12

Estações da CPTM: Mogi das Cruzes, Estudantes, Guaianazes (Linha 11); Itaim Paulista, São Miguel, Comendador Ermelino (Linha 12); Itapevi (Linha 8)



Dia 27/12

Estações do Metrô: Armênia, Tucuruvi (Linha 1);

Estações da CPTM: Caieiras (Linha 7), São Caetano (Linha 10), Grajaú (Linha 9).



Como funciona o sistema



Leitores de cartões instalados nas estações da CPTM e do Metrô foram substituídos por equipamentos dotados de uma nova tecnologia que permite a leitura dos dados do cartão BOM e do Bilhete Único, liberando então a catraca.Os valores pagos pelos usuários não foram alterados.



Sistema de pagamento atual



Atualmente, são aceitos o Bilhete Único (que integra o sistema municipal de linhas de ônibus com o sistema metroferroviário) e o bilhete magnético na rede da CPTM, Metrô e ViaQuatro (concessionária da Linha 4-Amarela de metrô). O BOM é utilizado nos 5 mil veículos do sistema metropolitano de ônibus que interligam 39 municípios da Grande São Paulo.

Nas linhas municipais de ônibus da cidade de São Paulo, o pagamento é feito por meio do Bilhete Único. As cidades de Cotia, Taboão da Serra, Carapicuíba, Mairiporã, Ferraz de Vasconcelos, Poá, Rio Grande da Serra e São Caetano do Sul aceitam também o cartão BOM. E outros municípios da RMSP têm seu próprio cartão de pagamento de tarifa.



Adquira seu cartão BOM



O interessado em obter o cartão BOM deve ligar para o Consórcio Metropolitano de Transporte (CMT) no telefone 0800 - 771 1800 ou por meio do site www.cartaobom.com.br onde pode ser feito o cadastro, com retirada do cartão no posto indicado em sete dias corridos.

RD Reporter

Realizada em Vitória a 79ª Reunião Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Públicos de Transporte Urbano e Trânsito

Com 50 participantes, que representavam 17 municípios de 11 Estados, foi realizada nos dias 19 e 20 de novembro de 2012, em Vitória, Espírito Santo, a 79ª Reunião Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Públicos de Transporte Urbano e Trânsito. O encontro aconteceu simultaneamente com a reunião da Frente Nacional de Prefeitos e foi patrocinado pela Mercedes Benz do Brasil.
A solenidade de instalação dos trabalhos foi coordenada por Rogério Crantschaninov, presidente da Companhia de Engenharia de Tráfego de Santos (CET-Santos) e presidente do Fórum Paulista. Participaram do ato Fábio Ney Damasceno, secretário de Estado de Transportes e Obras Públicas do Espírito Santo; Domingos Sávio Gava, secretário Municipal de Transporte, Trânsito e Infraestrutura Urbana de Vitória; Leo Carlos Cruz, diretor presidente da Companhia de Transportes Urbanos da Grande Vitória (Ceturb-GV). A ANTP foi representada por seu superintendente, Luiz Carlos Mantovani Néspoli.
INVESTIMENTOS EM MOBILIDADE URBANA
O governo federal pretende anunciar em 14 de dezembro de 2012 os resultados do processo de escolha de projetos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2) – Mobilidade Médias Cidades, segundo informou a representante da Secretaria Nacional de Transporte e da Mobilidade Urbana (SeMob), do Ministério das Cidades, Lúcia Mendonça, ao participar, na manhã de 19 de novembro de 2012, da 79ª Reunião do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Públicos de Transporte Urbano e Trânsito.
Ela assinalou que o cadastramento encerrou-se em 11 e setembro de 2012, tendo sido iniciado em seguida o processo de análise das propostas, com enquadramento e hierarquização, o que se estendeu até 15 de outubro. A terceira e penúltima fase, de reuniões presenciais com os proponentes, se estenderá até 10 de dezembro. Em seguida, será feito o anúncio dos projetos escolhidos.
INVESTIMENTOS EM MOBILIDADE URBANA
O governo federal pretende anunciar atéo fim de dezembro os resultados do processo de escolha de projetos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2) – Mobilidade Médias Cidades, segundo informou a representante da Secretaria Nacional de Transporte e da Mobilidade Urbana (SeMob), do Ministério das Cidades, Lúcia Mendonça, ao participar, na manhã de 19 de novembro de 2012, da 79ª Reunião do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Públicos de Transporte Urbano e Trânsito.
Ela assinalou que o cadastramento encerrou-se em 11 e setembro de 2012, tendo sido iniciado em seguida o processo de análise das propostas, com enquadramento e hierarquização, o que se estendeu até 15 de outubro. A terceira e penúltima fase, de reuniões presenciais com os proponentes, se estenderá até 10 de dezembro. Em seguida, será feito o anúncio dos projetos escolhidos.
O PAC 2 – Médias Cidades compreendia 75 municípios elegíveis. Cadastraram-se efetivamente 71 municípios, que somam 27 milhões de habitantes. Alguns dados apresentados por Lúcia Mendonça: a) Há 110 propostas cadastradas. b) 59% dos municípios que pleiteiam investimentos integram regiões metropolitanas ou aglomerados urbanos. C) Em 82% dos municípios cadastrados o sistema de transporte público utiliza bilhetagem eletrônica; em 5%, a bilhetagem eletrônica está em implantação, e em outros 3% há projetos visando à utilização dessa tecnologia de arrecadação e gestão.

Levantamento feito com base nas informações das cartas-consultas preenchidas pelos municípios proponentes do PAC 2 Mobilidade Médias Cidades revela o seguinte quadro de demanda por infraestruturas de mobilidade urbana: 2.118,68 km de calçadas ao longo dos corredores; 780,52 km de ciclovias ou ciclofaixas ao longo dos corredores; 6.828 pontos de parada (estações e abrigos); 250 terminais; 586,96 km de faixas exclusivas para ônibus; 576,78 km de faixas preferenciais/semi-exclusivas.
Grandes Cidades. O PAC da Mobilidade Grandes Cidades tem como objetivo requalificar e implantar sistemas estruturantes de transporte público coletivo com ampliação de capacidade. Estão cadastrados projetos de 22 municípios divididos em três grupos.
Um dos grupos compreende municípios sedes de Regiões Metropolitanas com mais de 3 milhões de habitantes e o Distrito Federal, abrangendo São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Recife, Fortaleza, Salvador, Curitiba, o Distrito Federal. O segundo grupo concerne a municípios entre 1 e 3 milhões de habitantes, reunindo Manaus, Belém, Goiânia, Guarulhos, Campinas e São Luiz.
No terceiro grupo estão municípios com população entre 700 mil e 1 milhão de habitantes, englobando Maceió, Teresina, Natal, Campo Grande, João Pessoa, Nova Iguaçu, São Bernardo do Campo. Há, ao todo, 43 propostas, com R$ 10,268 bilhões de recursos do Orçamento Geral da União (OGU); R$ 12,163 bilhões em financiamentos e mais R$ 10,305 bilhões em contrapartidas dos governos estaduais e municipais, totalizando R$ 32,736 bilhões de investimentos.
Corredores de ônibus. A representante da SEMOB apresentou também um quadro de investimentos em projetos para implantação de 930 km de corredores de ônibus em grandes centros urbanos, com investimentos da ordem de R$ 15,1 bilhões.
Em relação à Copa do Mundo de 2014, estão previstos financiamentos que totalizam R$ 4,2 bilhões, com contrapartida dos Estados e Municípios que elevam o investimento a R$ 5,8 bilhões, significando a implantação de 330 km de corredores.
Por sua vez, o PAC Mobilidade Grandes Cidades garante para corredores de ônibus recursos de R$ 3 bilhões do Orçamento Geral da União (OGU), aos quais se somam R$ 4,5 bilhões de financiamento e R$ 1,8 bilhão de contrapartida dos Estados e Municípios, chegando a R$ 9,3 bilhões de investimentos, com a implantação de 600 km de corredores.
PAINEL SOBRE A LEI DE MOBILIDADE URBANA
Ainda na tarde do primeiro dia, desenvolveu-se um Painel sobre Lei da Mobilidade Urbana, organizado pela Frente Nacional de Prefeitos. O debate reuniu o presidente da Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP), Ailton Brasiliense Pires; o presidente da FNP e prefeito de Vitória, João Coser; o consultor da presidência da Caixa Econômica Federal, Vicente Trevas; o presidente da Companhia Metropolitana de Transporte Coletivo (CMTC), de Goiânia, e representante indicado pelo Fórum Nacional, José Carlos Xavier e ainda o prefeito de Rio Branco, capital do Acre, Raimundo Angelim. O portal da Frente Nacional de Prefeitos apresentou matéria sobre este debate.
Na sessão, Ailton Brasiliense assinalou que a mobilidade é um tema que afeta diretamente da qualidade de vida dos cidadãos. “Da forma como ele está colocado hoje na maioria das cidades do Brasil, o usuário está bastante desprotegido, desatendido. A qualidade do transporte público oferecido é ruim. São 70 milhões de veículos no país e caminhamos para atingir 120 milhões de veículos daqui a 20 anos. Precisamos oferecer transporte público a um preço menor”, afirmou.
Ele garantiu que o envolvimento dos três níveis de governo no tema é crucial para a solução. “Essa é uma questão importante, que envolve os prefeitos, o governo federal, e envolve os governos estaduais, em função da conurbação das nossas cidades hoje, ou seja, as diversas atividades sociais, econômicas e culturais, de um cidadão são atendidas em parte numa cidade e em parte nas cidades vizinhas”.
O consultor da presidência da Caixa Econômica Federal, Vicente Trevas, defendeu a adoção de políticas públicas voltadas para a mobilidade urbana em áreas de regiões metropolitanas. "Precisamos adotar premissas que nos permitam atingir um novo patamar de mobilidade nas nossas cidades, especialmente num momento em que acontece a retomada dos investimentos públicos", disse.
De acordo com representante do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Públicos de Transporte Urbano e Trânsito, José Carlos Xavier, o momento é de aprofundar os debates em torno da Lei de Mobilidade Urbana. "A Lei nos oferece instrumentos que permitem a racionalização e até mesmo a restrição do uso do automóvel, visando a equidade de utilização entre todos os modais de transporte", esclareceu.
COOPERAÇÃO ENTRE ANTP E FNP
Ainda durante o Painel sobre Lei da Mobilidade Urbana, foi assinado um acordo de cooperação técnica entre a Frente Nacional de Prefeitos e a Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP) para implementação de ações conjuntas que assegurem a realização de estudos em áreas de interesse mútuo. O documento do acordo foi assinado pelos presidentes das duas organizações, o prefeito João Coser e Ailton Brasiliense Pires.
PLANO METROPOLITANO DE MOBILIDADE PARA VITÓRIA
Os trabalhos da 79ª Reunião do Fórum Nacional foram retomados na manhã da terça-feira, 20 de novembro, com a apresentação do Programa de Mobilidade Metropolitana (PMM), do Governo do Espírito Santo, feita pelo o secretário de Estado dos Transportes e Obras Públicas, Fábio Damasceno, e pelo o diretor-geral da Companhia dos Transportes Urbanos da Grande Vitória (Ceturb-GV), Leo Carlos Cruz.
O plano com um investimento superior a RS 3 bilhões, para a execução de mais de 50 obras e ações. Lançado em maio de 2012, é apontado pelo governo estadual como o primeiro programa metropolitano do País, construído em respeito a nova Lei de Mobilidade Urbana, que estabelece o transporte público e coletivo como prioridade, seguido dos pedestres, ciclistas e, por último, o transporte individual. "O Ministério das Cidades já disse que vai priorizar o repasse federal para obras que priorizem a mobilidade e, ainda mais, o transporte público. O PMM nos deixa preparados para essa parceria junto ao Governo Federal", assinalou o secretário Fábio Damasceno. O cronograma de implantação prevê que 20% das obras estejam concluídas em 2012; 65% em 2014 e 80% em 2016.
O programa abrange cinco municípios conurbados, situados na ilha e no continente, com um total de 1,6 milhão de habitantes, e cujo viário é estreitado entre o maciço central da ilha e o mar. Nos últimos 10 anos, a frota de veículos nessa região cresceu 10% ao ano, acima da média nacional, que foi de 7% ao ano; nas últimas duas décadas, houve crescimento de 500% no uso de automóveis e de 70% na utilização de ônibus para os deslocamentos urbanos. Com respeito à adequação à Lei de Mobilidade Urbana, o Programa considera a utilização de vias estruturantes para circulação de pessoas e de mercadorias, prioridade para o transporte público, recuperação de calçadas, integração entre modais e requalificação urbana.
O PMM compreende um conjunto de obras viárias e, quanto ao aprimoramento do sistema de transporte público, prevê a modernização do sistema de controle operacional, utilização de pesquisa por meio de tablets, implantação de um sistema de monitoramento e rastreamento da frota, implantação de computadores de bordo nos veículos e de vídeo-monitoramento nos terminais.
Serão implantados sistemas de BRT – Bus Rapid Transit (Transporte Rápido por Ônibus), com corredores exclusivos, veículos de alta capacidade com tecnologia mais limpa, integração entre sistemas, cobrança antecipada da tarifa, integração com outros modos em estações, terminais e portais, além de comunicação com os usuários.
Os sistemas de BRT terão linhas troncais, alimentadoras e interbairros; as estações estarão nos canteiros centrais, liberando as calçadas para os pedestres. E estarão conectados a estacionamentos para veículos motorizados – incluindo bolsões de estacionamento, edifícios-garagens e estacionamentos subterrâneos – e a bicicletários e postos de locação de bicicletas .
MUDANÇA DE PRAZO EM RESOLUÇÃO DO CONTRAN
No dia 20 de novembro, durante a 79ª Reunião, em Vitória, o Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes de Transporte e Trânsito e a Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP) aprovaram o envio de carta ao Conselho Nacional de Trânsito (Contran) solicitando o adiamento do prazo previsto no artigo 27 Resolução Contran nº 404, que tratada padronização dos procedimentos administrativos na lavratura de Auto de Infração, na expedição de notificação de autuação e de notificação de penalidade de multa e de advertência, por infração de responsabilidade de proprietário e de condutor de veículo e da identificação de condutor infrator.
Na quinta-feira da semana seguinte ao pedido do Fórum Nacional, em 29 de novembro de 2012, o Contran editou a Resolução nº 424/2012, alterando aquele prazo.