quinta-feira, 6 de maio de 2010

Fatores ambientais e a indústria automobilística


As medidas do governo brasileiro para tentar amortecer os impactos da crise financeira internacional na economia interna, ao contrário de países como Estados Unidos e Inglaterra, não consideram fatores ambientais na tomada de decisões.

As medidas adotadas para fortalecer a indústria automobilística poderiam incluir ações compensatórias do ponto de vista ambiental. A redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), por exemplo, poderia ter sido condicionada à maior rapidez no desenvolvimento e na produção de motores adaptados a diesel menos poluente.

O pacote para o setor teria que ter tido um componente no sentido de favorecer o transporte público. Os congestionamentos são grandes problemas hoje. Por causa das horas parados no trânsito, a eficiência do quilômetro rodado é muito baixa o que torna as emissões de carbono muito altas, principalmente em ônibus e caminhões movidos a diesel.

Apesar da oportunidade perdida pela ausência de critérios ambientais nos pacotes anticrise do Governo,acredito que o Brasil ainda poderá reverter a demanda por investimentos verdes.

quarta-feira, 5 de maio de 2010

Evento na Câmara dos Deputados para ações da Década de Ação pela Segurança no Trânsito no Brasil


Aconteceu hoje o I Seminário de Segurança no Trânsito Brasileiro, promovido pela Comissão de Viação e Transporte (CVT) da Câmara dos Deputados. O evento reuniu deputados, especialistas no setor e entidades da sociedade civil organizada para discutir a Década de Ação para a Segurança no Trânsito, campanha proposta pela Organização das Nações Unidas, visando diminuição de acidentes e vítimas do trânsito.
Durante o seminário, o diretor da Perkons, José Mario de Andrade, apresentou o selo proposto para as ações de redução de acidentes de trânsito por todas as entidades públicas e privadas engajadas na causa. O símbolo representa a luta pela redução de mortes e lesões ocorridas no trânsito e visa estimular e promover os esforços nacionais.
O deputado Hugo Leal, membro titular da CVT e autor do requerimento, apresentou durante seu discurso a Década de Ação pela Segurança no Trânsito e lembrou as ações que trarão a redução dos acidentes. "Em 2015 será a principal causa de morte no mundo se nada for feito", disse. Segundo documento da campanha mundial Make Road Safe, que estimulou a ONU a decretar a década, com a ação correta, até cinco milhões de vidas poderiam ser salvas e 50 milhões de feridos evitados durante a Década de Ação. Isso representa uma redução de cerca de 50% sobre o previsto global de número de mortes até 2020.
O seminário contou ainda com a exposição de Otaliba Libânio de Morais Neto - Diretor do Departamento de Análise de Sistema de Saúde do Ministério da Saúde; Alfredo Peres - Diretor-Geral do Denatran; José Aurélio Ramalho - Diretor do Centro de Experimentação e Segurança Viária (CESVI Brasil) e Carlos Ortiz - Presidente da Federação Internacional de Automobilismo - FIA Foundation. Ao final do evento, a CVT reunirá as contribuições em uma carta compromisso. Este documento será encaminhado aos candidatos a cargos executivos federais e estaduais e para os atuais prefeitos e governadores; além disso, a carta será entregue aos ministros, empresários e Organizações Não Governamentais. A intenção é viabilizar a implementação das sugestões apresentadas na carta.

Cristina Baddini Lucas