quinta-feira, 6 de maio de 2010
Fatores ambientais e a indústria automobilística
As medidas do governo brasileiro para tentar amortecer os impactos da crise financeira internacional na economia interna, ao contrário de países como Estados Unidos e Inglaterra, não consideram fatores ambientais na tomada de decisões.
As medidas adotadas para fortalecer a indústria automobilística poderiam incluir ações compensatórias do ponto de vista ambiental. A redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), por exemplo, poderia ter sido condicionada à maior rapidez no desenvolvimento e na produção de motores adaptados a diesel menos poluente.
O pacote para o setor teria que ter tido um componente no sentido de favorecer o transporte público. Os congestionamentos são grandes problemas hoje. Por causa das horas parados no trânsito, a eficiência do quilômetro rodado é muito baixa o que torna as emissões de carbono muito altas, principalmente em ônibus e caminhões movidos a diesel.
Apesar da oportunidade perdida pela ausência de critérios ambientais nos pacotes anticrise do Governo,acredito que o Brasil ainda poderá reverter a demanda por investimentos verdes.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário