sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

Feliz Ano Novo


Leonardo Boff escreveu recentemente ”O ano novo é o arquétipo do recomeço, outra chance para a esperança.” Mas, fico aqui me perguntando o que realmente desejamos para o ano que se inicia? Será que neste ano iremos enfrentar efetivamente os problemas cruciais para a manutenção da vida na Terra? Ou será que vamos manter o atual modelo de desenvolvimento é ecologicamente predatório, socialmente perverso e politicamente injusto. Será que continuaremos sendo os predadores exterminando as condições ambientais que suportam a planeta?
Neste momento de balanço de final de ano, em meio a uma crise ambiental sem precedentes na história da Humanidade, é importante reconhecermos nossa própria responsabilidade ao não evitarmos à crescente destruição dos recursos naturais necessários a vida.
São quase quatro séculos seguidos de uma sistemática e ilimitada exploração dos recursos naturais do planeta, que está provocando atualmente um grande desequilíbrio ambiental e uma visível reação do planeta Terra através de estranhos e inusitados fenômenos climáticos demonstrando um enorme stress e uma saturação do sistema ambiental. Estamos assistindo fenômenos como o aumento dos vendavais, ampliação das secas, das constantes erupções dos vulcões. Além da escassez de recursos renováveis, da produção monumental de lixo, do crescimento caótico e desordenado de nossas cidades, ainda somos causadores de problemas adicionais consequentes do nosso próprio estilo de vida, dos nossos hábitos, comportamentos e padrões de consumo, com a crescente emissão de poluentes de maneira geral.
A preservação da vida humana com qualidade é meu desejo para todos em 2010. Pense nos efeitos das escolhas que fazemos no dia a dia. Se somos a causa dos problemas, também as soluções precisam partir de nós. Podemos e devemos buscar novas alternativas, novos conceitos e atingir a necessária ética civilizatória baseada na sustentabilidade para não comprometer a sobrevivência natural das futuras gerações além das necessidades atuais. Embora a preocupação com o meio ambiente esteja ganhando prestígio e recebendo atenção dos governos, das empresas, das ONGs, das igrejas, além do destaque das mídias e das escolas, é preciso ainda mudar nossos conceitos estruturais que envolvem padrões de consumo, hábitos e valores. A boa notícia é que dispomos de suficiente tecnologia para mudarmos o rumo da história numa direção positiva.
Recomendo que, no próximo ano, todos caminhem, pedalem, comam coisas saudáveis, tentem ser felizes com o que tem, entreguem-se, beijem, abracem, dancem, apaixonem-se, relaxem, viajem de ônibus, pulem, durmam e acordem bem, corram, voem, cantem, admirem a paisagem, aproveitem, e, acima de tudo, deixem a vida tocar fundo em cada um de vocês!
Para ganharmos um ano novo que mereça este nome nós temos que merecê-lo, temos que fazê-lo novo mesmo sabendo que não é fácil, mas não custa nada tentar e experimentar e provar. Como escreveu Carlos Drummond: “É dentro de você que o Ano Novo cochila e espera desde sempre”.Aproveitem cada dia de 2010 de
maneira consciente!