sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Está disponível ‘on line’ o Observatório da Mobilidade Urbana da América Latina (OMU)

Em solenidade realizada no dia 14 de setembro de 2010, em Bogotá, na sede da Corporación Andina de Fomento (CAF), foi oficialmente lançado o Observatório da Mobilidade Urbana da América Latina (OMU), que reúne dados que permitem avalia a situação de 15 cidades da região: Buenos Aires, Belo Horizonte, Bogotá, Caracas, Cidade do México, Curitiba, Guadalajara, León, Lima, Montevidéu, Porto Alegre, Rio de Janeiro, San José, Santiago e São Paulo.

Trata-se de uma iniciativa da CAF que teve apoio da ANTP. Eduardo Alcântara de Vasconcellos, responsável pelo Sistema de Informações da Mobilidade Urbana da ANTP (SiMob) foi o especialista contratado pela CAF para coordenar o projeto. Ele trabalhou com outros especialistas de todos os outros países envolvidos. Nesta entrevista ele fala a respeito do novo sistema, que está aberto à consulta pública, inclusive futuramente por intermédio do Portal da ANTP. Neste entrevista, Vasconcellos fala sobre o novo sistema.

Informativo ANTP – Como surgiu e prosperou a ideia de se criar um Observatório da Mobilidade Urbana da América Latina?

Eduardo Alcântara de Vasconcellos – A América Latina nunca teve um banco de dados sobre transporte urbano. Houve algumas tentativas no passado, mas ninguém havia conseguido. Desta vez, Corporación Andina de Fomento (CAF), que é um banco de fomento similar ao BNDES, decidiu reunir um conjunto relativamente grande de especialistas de vários países e conseguiu organizar esse Observatório de Mobilidade Urbana da América Latina.

Informativo ANTP – A presença de cidades brasileiras entre as cidades participantes é significativa.

Eduardo Alcântara de Vasconcellos – Neste primeiro momento, o Observatório reúne cinco cidades brasileiras: São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre e Curitiba. Com base num acordo entre a CAF e a ANTP, utilizamos dados do Sistema de Informações da Mobilidade Urbana, mantido pela ANTP. Há outras dez cidade de outros países da América Latina: Buenos Aires, Argentina; Montevidéu, Uruguai; Santiago, Chile; Lima, Peru; Bogotá, Colômbia; Caracas, Venezuela; San Jose, Costa Rica, e três cidades mexicanas: Cidade do México, Leon e Guadalajara.

Informativo ANTP – Qual o significado desse projeto para os pesquisadores e organizações públicas e privadas?

Eduardo Alcântara de Vasconcellos – É a primeira vez que sem te uma idéia geral do que acontece na América Latina em termos de mobilidade urbana. Com o Observatório, é possível comparar as cidades sob vários aspectos. Foram empregados mais de 50 indicadores na coleta dos dados o que torna o resultado muito rico. Creio que a partir de agora é possível estudar melhor os problemas, comparar as cidades, procurar soluções que atendam a várias cidades. É realmente um marco na história da análise do estudo do transporte urbano na América Latina.

Informativo ANTP – Como se desenvolveu o trabalho de estruturação do Observatório?

Eduardo Alcântara de Vasconcellos – O trabalho técnico começou há três anos e a grande dificuldade foi que, e em certas situações, não se tinha informações de boa qualidade. Então, os especialistas dos diversos países tiveram que colocar em campo a experiência e o conhecimento que têm de suas respectivas cidades. Eles conseguiram juntar todas as pecinhas do quebra-cabeça. Muitas vezes, nos deparamos com informações muito estranhas, destoantes, que deveriam ser averiguadas. É um trabalho de ourivesaria para acertar tudo: montamos alguns filtros estatísticos e fomos fazendo os ajustes, concertando todos os desvios, os erros, e o banco de dados final acabou ficando muito bom, muito próximo da realidade.

Informativo ANTP – A ideia foi construir um parâmetro que servisse para esse conjunto de cidades e daí para outras cidades latinoamericanas?

Eduardo Alcântara de Vasconcellos – Sim. Temos aqui, no Sistema de Informações da ANTP, uma série de filtros estatísticos e usando esses filtros podemos investigar melhor o que existe nas cidades da América Latina. Por exemplo, observamos que há uma variedade grande de tipos de veículos em operação de transporte público na América Latina. Há veículos como automóveis, utilitários e microônibus muito pequenos fazendo o trabalho de transporte público, assim como há ônibus grandes, articulados inclusive. Mas a tendência é que todos eles, por toda uma lógica de funcionamento do sistema, circulem entre 200 e 240 quilômetros por dia; essa é uma variável que não se altera muito, independentemente da cidade e do porte do veículo e, com o Observatório, podemos fazer centenas de análises parecidas com essa . Por outro lado, há grandes diferenças entre as cidades participantes, seja por sua história ou por seu porte de modo que nem todas as comparações são pertinentes. De todo modo, as possibilidades são muito interessantes; podemos fazer comparações sobre tarifas, consumo de energia, emissão de poluição e custo do sistema de transporte em de cada cidade, só para ficar em alguns exemplos. Na biblioteca da ANTP haverá alguns exemplares do relatório do Observatório. Teremos também o relatório tem um DVD, com o banco de dados, tabelas paralelas. Mas na Internet é possível consultar tudo isso.


quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Documento com propostas de mobilidade sustentável da ANTP a partidos e candidatos para a eleição 2010



O Conselho da ANTP discutiu a conjuntura atual do transporte e do trânsito nas cidades brasileiras e formulou um conjunto de propostas foram levadas a todos os candidatos a cargos majoritários (presidente, governadores e senadores) e proporcionais (deputados estaduais e federais) para a implementação de políticas de mobilidade urbana sustentáveis.

Antes de definir o documento, a ANTP dialogou com seus principais interlocutores. Por exemplo, como de costume, a Entidade esteve presente na mais recente Reunião do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Públicos Transporte Público, em 17 de agosto – uma reunião de caráter extraordiário, realizada em Brasília, no ambiente em que se desenrolou o Seminário Nacional NTU 2010 - Transporte de Qualidade para uma Vida Melhor, promovido pela Associação Nacional das Emprsas de Transporte Urbano (NTU), com a presença de secretários representantes de 55 municípios das diversas regiões do País. Nessa reunião, o presidente o Fórum Nacional, a NTU e a ANTP fizeram uma análise da situação da mobildiade urbana no País.

No item do documento segurança no trânsito e eficiência na circulação, formam formuladas as seguintes propostas:

a) Meta de cumprimento da meta da Organização Mundial de Saúde (OMS) de redução em 50% do número de mortos em acidentes de trânsito, nos próximos 4 anos;

b) Melhoria do processo de habilitação de condutores;

c) Implementação de políticas rigorosas de fiscalização de motoristas infratores, com utilização de mais recursos humanos e tecnológicos e combate à impunidade;

d) Engajamento dos órgãos dos três níveis de governo na melhoria da gestão do trânsito combinando medidas de engenharia, operação, fiscalização e educação;

e) Descontingenciamento dos recursos do FUNSET;

f) Aprovação do projeto de lei que transforma o do Denatran em uma autarquia federal.


Veja o documento na íntegra:

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Campanha Trânsito Amigo: crianças de São Caetano recebem educação para o trânsito no Centro Digital


Estudantes de São Caetano do Sul estão aprendendo um pouco mais sobre o trânsito em divertidas oficinas tecnológicas realizadas no Centro Digital, localizado na Avenida Goiás, 950, Bairro Santo Antônio. A iniciativa, fruto de uma parceria da Secretaria Municipal da Educação (Seeduc) com a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob), é parte da campanha Trânsito Amigo, promovida pela Prefeitura com o objetivo de incentivar uma convivência mais saudável entre motoristas, motociclistas e pedestres nas ruas da cidade.


O trabalho de conscientização começa cedo em São Caetano. Crianças com idade a partir de 9 anos participam das ações no Centro Digital, que incluem o uso da lousa interativa e outros dispositivos eletrônicos em jogos educativos com questões relacionadas ao trânsito. Os jovens estudantes também produzem animações com massinha falando sobre o tema, que é apresentado de forma lúdica por monitores que acompanham a atividade.

“A participação dos alunos nas atividades sobre o trânsito têm sido muito efetiva, pois este é um tema muito próximo à realidade deles”, ressaltou a professora Silvia Regina Valério Rodrigues Santos, que ajudou a desenvolver alguns dos desafios e atividades apresentadas aos estudantes. A diretora do Centro Digital, Maristela Aparecida Iope de Alcântara, destacou que as visitas monitoras com a temática da educação para o trânsito devem se tornar permanentes.

Cursos –


Além dos cursos gratuitos oferecidos para as crianças e jovens estudantes de São Caetano, o Centro Digital também é aberto para os moradores que desejam realizar pesquisas ou usar computadores com acesso à internet – o horário de funcionamento é das 8 às 18 horas, de segunda a sexta-feira, e das 9 às 12 horas aos sábados. O telefone para outras informações é 4226-2245.


Site da Prefeitura de São Caetano

terça-feira, 28 de setembro de 2010

Cide poderá ser aplicada na renovação da frota de transporte público

A Câmara analisa o Projeto de Lei 7770/10, da deputada Sueli Vidigal (PDT-ES), que permite aos estados o uso de recursos da Contribuição de Intervenção de Domínio Econômico (Cide) sobre combustíveis para financiamento da renovação da frota de transporte público ferroviário, aquaviário e rodoviário.

A proposta altera a lei que regulamenta a partilha da Cide-Combustíveis (Lei 10.866/04).

Atualmente, a lei autoriza o uso dos recursos repassados aos estados apenas em programas de infra-estrutura de transportes, o que na prática tem representado investimentos na recuperação da malha viária dos estados.

De acordo com a autora da proposta, a Cide sobre combustíveis foi o tributo administrado pela receita federal que teve maior expansão entre janeiro e julho de 2010. Segundo a deputada, foram arrecadados com o tributo R$ 4,34 bilhões neste período.

"É necessário fazer alguns ajustes na lei que criou a Cide, principalmente neste momento em que a mobilidade urbana é tão importante para a população brasileira. É necessário garantir que os recursos da Cide sejam utilizados em financiamentos de transportes alternativos de massa", afirma.


A proposta, que tramita em caráter conclusivo, será analisada pelas comissões de Viação e Transportes; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Fonte: Agência Câmara

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Uso Consciente de Transporte


Uso Consciente de Transporte


O Instituto Akatu Instituto Akatu pelo Consumo Consciente lista uma séria de dicas que podem ajudar o consumidor a praticar o uso conscinte do transporte.
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