terça-feira, 18 de maio de 2010
Há muita diferença em dirigir à noite?
Cerca de 40% dos acidentes acontecem à noite.Quem der entrada no pedido a partir de ontem para conseguir a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou a mudança de categoria precisará fazer as aulas à noite.
A medida é boa.O motorista ficará mais confiante depois de aprender a dirigir à noite porque temos uma desorientação espacial neste período. À noite, temos uma queda na percepção em cerca de 50%. Não conseguimos limitar os objetos corretamente. Nós temos limitações, vemos vultos, não detalhamos o objeto, não conseguimos dimensionar espaços, distâncias e velocidades.
A luz direta no olho faz uma contratura na pupila, que vai gerar uma redução de sua visão. Cruzar este foco de luz pode gerar, digamos assim, de três a quatro segundos de cegueira. A uma velocidade de 100 km/h você estará percorrendo 80 metros a 120 metros em total escuridão. Tem que aprender a olhar com este foco, a desviar a sua visão para baixo e para direita e se guiar pelas faixas no solo e pelas guias. É a maneira de se defender.
Marcadores:
acidentes de trânsito,
direção preventiva,
dirigir `noite
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Valeu! Obrigada por postar! Estava me perguntando o que fazer para me livrar dos farois em sentido contrário. Valeu mesmo! E como faço para evitar o reflexo do sol poente no retrovisor externo, principalmente, na hora de fazer a conversão?
ResponderExcluir