quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Dos males o menor



O Ministério do Meio Ambiente divulgou uma Nota Verde, que classifica os carros de passeios fabricados em 2009 de acordo com suas emissões de monóxido de carbono, hidrocarbonetos, óxidos de nitrogênio e dióxido de carbono.
O objetivo é orientar o consumidor e, justamente por isso, este ano foram atribuídas estrelas, e não notas, aos modelos. Quanto mais estrelas, mais eficiente é o veículo.

Do total de cinco estrelas (classificação máxima), três são relativas aos poluentes CO, NMHC e NOx; as duas restantes correspondem à emissão de CO2. De acordo com nota do Ministério que segue a orientação mundial, os carros que utilizam álcool já ganham automaticamente uma estrela, pois o CO2 liberado na combustão é absorvido no processo de cultivo da cana.

A lista reúne quase 400 modelos de veículos de passeio fabricados em 2009 – inclusive alguns importados. Em 2010, o ranking deve incluir motos, ônibus e caminhões.
Todos os 22 modelos que atingiram as cinco estrelas máximas possuíam motores flex. Veja a lista por fabricante:
Fiat: Idea, Palio e Stilo
Ford: Ka
GM: Prisma e Celta
PSA/Citroën: C3
VW: Fox e Spacefox
Já os piores colocados têm motores acima de 2.0 e são movidos a gasolina. Veja:
I/MMC: Outlander, Pajero e L200 Triton
PSA/Citroën: Berlingo, C4, Xsara Picasso e Picasso
PSA/Peugeot: 407
VW: Jetta e Jetta Variant
Dos males o menor, não é?

Para distâncias curtas, caminhar ou ir de bicicleta é a melhor opção; em distâncias maiores sempre dar preferência aos transportes coletivos como ônibus ou bicicleta; mesmo de carro, organizar caronas para aproveitar a ‘lotação’; mas infelizmente é ilusão imaginar um mundo sem carros e enquanto os elétricos/solares ou de alguma forma movidos a energias renováveis e mais limpas não se tornam realidade, ao menos podemos escolher entre os super poluentes e os pouco poluentes ou ‘menos poluentes’.

postado por: Cristina Baddini Lucas

Nenhum comentário:

Postar um comentário