terça-feira, 12 de abril de 2011

São Caetano gera uma política de estacionamento

Para diminuir os congestionamentos e oferecer mais uma faixa de rolamento aos motoristas, a Prefeitura de São Caetano decidiu proibir o estacionamento de veículos ao longo de todo o sentido São Paulo da Avenida Goiás. A proibição vigora durante todo o dia.

O início da restrição foi na semana passada, e a administração já estuda ampliar a medida para outros corredores. A pista contrária da Goiás não sofreu alterações na configuração.

O secretário municipal de Mobilidade Urbana, Iliomar Darronqui, disse que deverá iniciar nos próximos 30 dias a proibição do estacionamento em toda a Rua Alegre, que dá acesso a Santo André. Ao contrário da Goiás, no entanto, a restrição será apenas nos dias úteis, no horário entre 17h30 e 19h30.

"Por enquanto, essas duas vias são um projeto piloto para ver quais serão os resultados e como será a aceitação dos moradores. Se percebermos que a medida apresentou retorno satisfatório, iremos implantá-la em outros locais", comentou Darronqui. Até o momento, ainda não há definição sobre novos locais que passarão pelas modificações.

Apesar de não possuir números, o titular da Pasta informou que já são visíveis as melhorias no trânsito da Avenida Goiás.

Após estudos do impacto no sistema viário, Darronqui antecipou que a Prefeitura poderá criar vagas de Zona Azul em um trecho da Goiás, entre a Avenida Senador Roberto Simonsen e a Rua Senador Vergueiro. A previsão é de que a permissão para estacionamento tenha início a partir das 10h.

Questionado sobre o deficit de vagas nas ruas do município, Darronqui afirmou que o problema não é de responsabilidade da Prefeitura. "As ruas e avenidas foram feitas para andar, e não para estacionar. Devido à grande quantidade de veículos em circulação, o povo tem que ter consciência disso", finalizou o secretário.

Central de câmeras ajudará gestão do trânsito

A central de monitoramento de imagens que o prefeito de São Caetano, José Auricchio Júnior (PTB), inaugura amanhã irá contribuir para melhorar a gestão do trânsito na cidade. Das 60 novas câmeras que fazem parte do sistema, cerca de 13 serão aproveitadas para monitorar o fluxo de veículos.

"Os equipamentos colocados nos pontos críticos de congestionamento irão nos auxiliar. Quando identificarmos que um determinado local está ficando congestionado, já mandaremos agentes de trânsito para orientar os motoristas", explicou o secretário de Mobilidade Urbana, Iliomar Darronqui.

O titular da Pasta explicou que, entre os pontos que concentram os maiores gargalos, estão os cruzamentos da Avenida Guido Aliberti com a Estrada das Lágrimas e a Avenida Almirante Delamare, que dá acesso ao bairro do Heliópolis, na Capital.

O secretário citou também problemas nas esquinas da Avenida Goiás com as ruas Augusto de Toledo e Oswaldo Cruz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário