sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Consórcio discute Horário de Pico com Metra e EMTU

O Grupo de Trabalho Mobilidade do Consórcio Intermunicipal realizou nesta quinta-feira (24/11) reunião com técnicos da EMTU e da Metra para melhorar a fluidez do tráfego nos corredores onde há compartilhamento e faixas segregadas. A EMTU e a Metra se dispuseram a colaborar com a Operação Horário de Pico, iniciada no último dia 21 pelas prefeituras para garantir o mínimo de fluidez nos três principais eixos de tráfego da Região.
Foi acordado que cada município discutirá a revisão e a alteração da programação semafórica em pontos necessários. Também ficou acertado o apoio operacional e de equipamentos entre os municípios e a EMTU em casos de acidentes.
Em casos emergenciais, como acidentes que fecham a via local, os departamentos de trânsito municipais, com a Metra, poderão autorizar o uso do corredor de trólebus exclusivamente para sanar o problema e se não houver opção de desvio.
A Operação Horário de Pico é uma ação imediata das prefeituras da Região, com prazo de implantação curto, e busca responder a uma situação de colapso na mobilidade da região, garantindo um mínimo de fluidez no tráfego.
Para o Consórcio, a solução do problema da mobilidade passa por obras de transporte coletivo e de infraestrutura que têm caráter metropolitano e que dependem de investimentos do governo estadual, como, por exemplo, a extensão do metrô ao ABCD, a otimização da linha da CPTM e da EMTU que servem a Região.
Também são fundamentais para a solução do problema da mobilidade, na avaliação da entidade, obras de infraestrutura, como a melhoria dos acessos da via Anchieta. Esses acessos diariamente apresentam congestionamentos que repercutem em todo o viário do ABCD.
Além da operação integrada de trânsito nos horários de pico, a operação contemplará também a reorganização da circulação de cargas nos três eixos somente no horário de pico, com início da sinalização e orientação a partir de 28 de dezembro e autuação a partir de fevereiro de 2012; e reorganização do estacionamento nos três eixos, deslocando as vagas existentes para vias locais, com início previsto para fevereiro de 2012.

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