sábado, 19 de novembro de 2011

SP: desrespeito ao pedestre dará multa no Grande ABC

Band
As sete prefeituras do ABC, município da Grande São Paulo, começam no dia 21 do próximo mês campanha de proteção máxima ao pedestre. Serão 90 dias de ações focadas no reforço da educação no trânsito para que em março os agentes comecem a multar motoristas que não respeitam a faixa de pedestres.

A campanha foi elaborada pelo GT (Grupo de Trabalho) de Mobilidade Urbana do Consórcio Intermunicipal. Foram utilizados exemplos de cidades que já adotaram o programa, como São Paulo e Brasília. De acordo com a coordenadora do grupo e especialista em planejamento de transporte em São Bernardo, Andrea Brisida, não serão contratados novos fiscais.

“O desrespeito ao pedestre já é infração de trânsito. Com a campanha, os agentes das prefeituras ficarão focados nas vias em que há mais atropelamentos”, disse.

Cruzamentos mais perigosos receberão reforço na sinalização e placas educativas sobre a infração. A coordenadora afirma que haverá alteração também na travessia de algumas vias.

“As prefeituras estão finalizando diagnósticos sobre locais onde é arriscado manter passagem para pedestre. Em São Bernardo, há previsão de modificações na região do paço.” São Caetano lançou em maio campanha de proteção ao pedestre, focada na avenida Goiás. As placas de atenção, porém, foram retiradas alguns meses depois.

3 comentários:

  1. Não basta apenas punir o motorista. É preciso também, e principalmente, educar o pedestre, que abusa por saber que tudo está a seu favor.

    ResponderExcluir
  2. Acho um absuro, com um trânsito já caótico, tova vez que houver um pedestre em alguma faixa parar o trânsito, isso aqui vai travar. Já existe faixa de pedestre com farol de pedestre, não é suficiente ? Já vi quase acontecerem atropelamentos, porque algum motorista para na faixa (que não precisaria ) e o motorista ao lado não vê e não para e tem um pedestre atravessando.
    Faixa de pedestre preferencial onde já existe semáforo para pedestre.
    O trânsito não vai fluir.

    ResponderExcluir
  3. Sempre os motoristas são errados, mas dos pedestres folgados que atravessam se achando os donos da rua com o semáfaro verde para os carros ninguém fala nada. Sempre dão um jeitinho pra arrecadar dinheiro.

    ResponderExcluir