Data escolhida é alusiva ao Dia Mundial Sem Meu Carro. |
O aluguel de bicicletas já tem uma data definida para iniciar em Porto Alegre. No próximo dia 22 de setembro, data alusiva ao Dia Mundial Sem Meu Carro, o serviço começará a funcionar na capital gaúcha. Inicialmente serão 50 bicicletas em cinco estações (Largo Glênio Peres/Mercado Público, Praça da Alfândega, Casa de Cultura, Usina do Gasômetro e Câmara de Vereadores). Todos estes pontos estarão integrados com o serviço de transporte público da capital, como metrô, ônibus, lotação e catamarã. O valor do passe mensal será R$ 10 e o diário R$ 5.
O sistema se chamará BikePoa e será administrado pela empresa Serttel, com acompanhamento da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC).
O sistema permite que as bicicletas sejam utilizadas durante todo o dia, tanto no modo mensal como diário. Uma mesma bicicleta pode ser usada por uma hora, com pausas de 15 minutos para substituição. O objetivo é incentivar a rotatividade do serviço”, diz Peter Cabral, diretor da Serttel.
O cadastramento para a utilização do serviço começa na próxima quinta-feira (20), através do site www.movesamba.com/bikepoa. As pessoas que moram fora de Porto Alegre também poderão alugar as bikes. O pagamento deverá ser realizado por cartão de crédito e o desbloqueio das bicicletas será feito pelo celular, informando a estação, ou por aplicativo para smartphones, no sistema Android e IPhone (que serão disponibilizados a partir de quinta-feira).
Futuramente, o sistema Bike Poa terá 400 bicicletas e 40 estações espalhadas por diversos pontos da Capital, como universidades, pontos turísticos, pólos de atratividade, além de estações de transporte público. Este mesmo modelo funciona em cidades como Rio de Janeiro e São Paulo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário