terça-feira, 26 de maio de 2009

Seminário Cicloviário em Sorocaba



Sorocaba, que fica no Km 79 da Castelo Branco, receberá o Seminário Nacional sobre Política de Transpodte Cicloviário, nos dias 18 e 19 de junho, promovido pela ANTP com apoio da Empresa de Desenvolvimento Urbano e Social de Sorocaba (Urbes).
Expositores debaterão as causas da expansão do transporte cicloviário que esbarra em uma cultura presente nas políticas de transporte e de desenvolvimento urbano exageradamente direcionadas para o transporte motorizado individual.
Experiências nacionais e internacionais demonstram que este modo de transporte pode ter um importante papel na requalificação urbanística e na melhoria da economia e da qualidade de vidas urbanas.
Principais temas que serão tratados:a bicicleta e a cidade, impacto do transporte cicloviário no desenvolvimento urbano, como implementar uma política cicloviária, mudanças de comportamento por meio da educação e da legislação, construção da infra-estrutura cicloviária (ciclovia, tráfego compartilhado e intersecções), oferta de estacionamento e bicicletas públicas (Velib), perspectivas da indústria de bicicletas no Brasil.
Sorocaba possui um Plano Cicloviário, que já implementou 50 quilômetros de ciclovias e prevê a implantação de outros 50 quilômetros e desenvolve o programa Pedala Sorocaba, voltado para estimular o uso da bicicleta por meio da organização de passeios e da realização de sorteios e ações recreativas e culturais. Nas manhãs de domingo, um trecho de uma importante avenida da cidade, nas proximidades de um concorrido parque municipal, é fechado ao trânsito de veículos motorizados para que a população possa pedalar com segurança.
O evento acontecerá no Sorocaba Park Hotel (Rua Prof. Joaquim Silva, 205 – Sorocaba-SP, telefone (15)2101-2805.
Participe!

2 comentários:

  1. Legal.É muito bom adotar a bicicleta como meio de transporte no dia a dia.Não polui e faz bem a saúde. A magrela é ambientalmente sustentável. É possível viver melhor nas cidades. parabéns Sorocaba.
    Beatriz Siva

    ResponderExcluir
  2. Engª Cristina. Muito bonito o seu trabalho. Seria ótimo se os demais órgãos de imprensa falada, escrita ou televisada seguissem o exemplo do DGABC abrindo espaços para trabalhos similares que buscam, acima de tudo, o bem estar da população como um todo além do que também dedicam atenção específica aos pedestres e aos ciclistas como ocorre no evento de Sorocaba. Oxalá os governantes e seus responsáveis pelo trânsito nas administrações públicas também focassem seu planejamento e seus trabalhos para os pedestres em geral incluindo a necessária atenção aos deficientes deixando de priorizar exclusivamente os veículos, as vias de circulação além de oferecer uma exclusiva e desigual atenção somente aos veículos, aos motoristas e usuários de veículos motorizados. O meio ambiente e a população seriam os maiores beneficários com a melhoria natural da qualidade de vida.

    ResponderExcluir