Metade da população mundial está concentrada nos centros urbanos que crescem 2,5% ao ano o que não deixa dúvidas que o destino da humanidade depende do que acontece nas cidades.
Representando apenas 2% da superfície do planeta, as cidades concentram pessoas, aglutinam problemas, pesadelos, sonhos e soluções dentro de uma frenética rede de relações sócio-econômicas, culturais, políticas, estabelecendo uma grande troca de conhecimento, inteligência, informação e sentimentos. Essa grande união de pessoas e as inter relações dentro de um determinado espaço exige de imediato que se faça o equilíbrio entre o homem e a natureza.
O Brasil parece estar na contramão da tendência mundial entupindo suas cidades com carros enquanto O restante do mundo desenvolvido está investindo em transporte público urbano de massa. É visivelmente grave a situação Na Região Metropolitana de São Paulo onde vivem 19 milhões de pessoas, com cerca de 1000 carros novos em circulação a cada dia e oferta de financiamento em até 60 meses o que contribue ainda mais para os congestionamentos na cidade com aumento da poluição e dos acidentes de trânsito . E assim a vida urbana vem perdendo qualidade.
A cidade necessita de um serviço de transporte coletivo em toda a sua extensão. A periferia também deve ser atendida com o mesmo padrão de transporte público existente nos centros urbanos mais ricos o que também significa que a cidade deverá ser desenhada para facilitar a vida de pedestres, ciclistas e usuários de transporte público.
O maior desafio hoje é fazer cada um da cidade acreditar em si e na sua força. Não pode haver divergências entre a vida e sustentabilidade. Enquanto cada cidadão não se der conta da sua importância, na capacidade de provocar as mudanças necessárias no mundo e traçar o próprio destino nada mudará. Pense nisto e curta no dia 05 o Dia do Meio Ambiente.
Engª Cristina. Muito bonito o seu trabalho. Seria ótimo se os demais órgãos de imprensa falada, escrita ou televisada seguissem o exemplo do DGABC abrindo espaços para trabalhos similares que buscam, acima de tudo, o bem estar da população como um todo além do que também dedicam atenção específica aos pedestres e aos ciclistas. Oxalá os governantes e seus responsáveis pelo trânsito nas administrações públicas também focassem seu planejamento e seus trabalhos para os pedestres em geral incluindo a necessária atenção aos deficientes deixando de priorizar exclusivamente os veículos, as vias de circulação além de oferecer uma exclusiva e desigual atenção somente aos veículos, aos motoristas e usuários de veículos motorizados. O meio ambiente e a população seriam os maiores beneficários com a melhoria natural da qualidade de vida.
ResponderExcluirReiel