terça-feira, 8 de setembro de 2009

O trânsito acaba com a gente


Trânsito e estresse são temas correlacionados atualmente. E é uma relação cíclica, sem causa e efeito delimitados.

É possível identificar dois tipos de estresse: o físico e o psicológico.

O físico é a exaustão do organismo por alguma atividade, seja um excesso na malhação.

Já o psicológico é o esforço do corpo humano para enfrentar situações conflitantes. E é exatamente esse último tipo de estresse que preocupa estudiosos do trânsito.

Um sintoma verificado principalmente em homens, é a busca por sensações. Essa busca pode ultrapassar os limites do bom senso, sendo que a pessoa se sente desafiada a tentar, cada vez mais, ser mais imprudente. A recompensa da experiência quase única é uma das causas para que essa busca seja alimentada.

No trânsito é possível identificar o desafio em relação à velocidade. Normalmente, as pessoas,com esse sintoma não conseguem seguir uma rotina e se tornam inquietas. Nesse momento, elas buscam uma situação de risco. Dentre as mais comuns está o consumo de álcool e drogas antes de dirigir.

Atualmente não é possível dizer se o motorista estressado causa o caos no trânsito ou se o condutor fica estressado por causa do caos no trânsito. As duas coisas acontecem simultaneamente e se realimentam. O motorista chega estressado no trânsito, que o deixa mais ansioso e irritado, e assim cria-se um ciclo.

Atividades físicas são capazes de causar uma sensação de relaxamento psicológico. Tente.

Cristina Baddini Lucas

3 comentários:

  1. depois de 16 anos como representante de vendas em SP capital,dirigindo diariamente, deixei a profissão de lado, pois meu estresse aumentou a ponto de ficar internado com Pressão alta e com 35 anos de idade, aos 42 anos abandonei a profissão.
    ps. hj tenho 45 anos.. melhor.

    ResponderExcluir
  2. Fico preocupado e estressado com o dinheiro do meu bolso indo embora em cada acelerada.

    E assim acho que cada um carrega sua devida preocupação ao volante e aquilo vira uma bomba!

    ResponderExcluir
  3. o grande problema no transito são os motoristas ruins, motoristas que "compram" as habilitações e saem por ai fazendo o que bem entendem... isso causa acidentes e claro irritação aos outros motoristas... pq me digam qual o motorista que não fica irritado ao tomar uma fechada no transito e quase bater o carro???

    se todos cumprissem as leis o transito seria bem melhor...

    ResponderExcluir